Cronista
Joaquim Aguiar
Joaquim Aguiar Do local ao nacional 11.10.2017 Joaquim Aguiar
As eleições locais têm a sua legitimidade limitada a essa circunscrição eleitoral. Mas a análise dos resultados locais tem frequentemente leituras nacionais e com implicações estruturais, tanto na interpretação do passado como na identificação das possibilidades para o futuro.
Joaquim Aguiar As escolhas dos eleitores 11.10.2017 Joaquim Aguiar
A globalização actual, como as anteriores, não tem um autor nem é uma opção que possa ser rejeitada. É uma dinâmica que se estabelece entre factores e estes são independentes das vontades - em especial, não podem ser travados pelas escolhas dos eleitores.
Joaquim Aguiar Ângulos de visão 25.09.2017 Joaquim Aguiar
Quem continuar a observar os acontecimentos na perspectiva da dicotomia horizontal esquerda/direita não consegue encontrar interpretação satisfatória para a presidência Trump.
Joaquim Aguiar O futuro e o passado 18.09.2017 Joaquim Aguiar
A memória é o pior conselheiro que se pode contratar para os assuntos políticos. A memória projecta no futuro um passado que já não existe, e quem se orientar por esse retrovisor não se apercebe da curva que abre para o futuro.
Joaquim Aguiar O erro em política 11.09.2017 Joaquim Aguiar
São inúmeros os factores e as motivações que conduzem ao erro, certamente mais do que os factores e as motivações que conduzem à verdade, ao sucesso e à adequação entre a informação, a interpretação e a decisão.
Joaquim Aguiar O tempo e os mapas 04.09.2017 Joaquim Aguiar
Os mapas para o futuro têm caminhos e estradas que já não estão contidos na escala nacional, não estão delimitados por fronteiras, precisam da escala global para chegarem aos mercados onde possam ser colocados os produtos que a capacidade instalada permite fabricar.
Joaquim Aguiar A fonte da incerteza 28.08.2017 Joaquim Aguiar
Uma crise de liderança que é fonte de incerteza terá de evoluir até à impossibilidade - não há ajustamentos espontâneos, porque é quem exerce o poder que alimenta a crise.
Joaquim Aguiar A tragédia do poder 28.08.2017 Joaquim Aguiar
A política é uma ciência social trágica, porque promete o que não sabe como oferecer, começando por iludir os eleitores para obter a legitimação do poder.
Joaquim Aguiar O sonho da razão 23.08.2017 Joaquim Aguiar
As sociedades divididas e politicamente polarizadas são sociedades com medo, porque não aceitam o que o futuro lhes mostra e refugiam-se na nostalgia do passado como um sonho da razão.
Joaquim Aguiar O escorpião e a rã 09.08.2017 Joaquim Aguiar 33
O que a maioria dos trabalhadores está a recusar, contra a sua comissão de trabalhadores, mas com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores (…) é a oportunidade da sua passagem para a outra margem.
pub