Cronista
Joaquim Aguiar
Joaquim Aguiar O medo do debate   11.12.2017 Joaquim Aguiar
O que se vê na América de Trump é demasiado semelhante ao que se viu na Alemanha de Hitler e na União Soviética de Estaline.
Joaquim Aguiar Labirinto de espelhos 27.11.2017 Joaquim Aguiar 20
Quando se tem uma maioria incongruente em que se deveria ter uma maioria estável e coerente, entra-se num labirinto de espelhos: para onde quer que olhem, os participantes vêem-se a si próprios, mas não encontram saída dessa construção em que se encerraram.
Joaquim Aguiar A nova censura 15.11.2017 Joaquim Aguiar 35
A nova censura é a que se pratica nos tempos da multiplicidade dos meios de comunicação, com instrumentos de captura e de manipulação dos conteúdos que são inseridos nos circuitos de transmissão da informação.
Joaquim Aguiar Não aprender nem esquecer 06.11.2017 Joaquim Aguiar
Há partidos que gostariam de mudar, mas não sabem como, porque as questões que terão para resolver quando voltarem ao poder serão as mesmas (ou mais graves) que enfrentaram quando estiveram no poder.
Joaquim Aguiar Tudo para todos 30.10.2017 Joaquim Aguiar
E se o sacrifício dos que perdem não conduzir à estratégia adequada, o benefício dos que ganham não servirá para muito, porque acabarão todos a perder tudo.
Joaquim Aguiar Poder e possibilidade 23.10.2017 Joaquim Aguiar
É a política que denuncia e elimina os que têm como intenção comercializar a política, porque isso está além do campo de possibilidades, está no vazio.
Joaquim Aguiar Do local ao nacional 11.10.2017 Joaquim Aguiar
As eleições locais têm a sua legitimidade limitada a essa circunscrição eleitoral. Mas a análise dos resultados locais tem frequentemente leituras nacionais e com implicações estruturais, tanto na interpretação do passado como na identificação das possibilidades para o futuro.
Joaquim Aguiar As escolhas dos eleitores 11.10.2017 Joaquim Aguiar
A globalização actual, como as anteriores, não tem um autor nem é uma opção que possa ser rejeitada. É uma dinâmica que se estabelece entre factores e estes são independentes das vontades - em especial, não podem ser travados pelas escolhas dos eleitores.
Joaquim Aguiar Ângulos de visão 25.09.2017 Joaquim Aguiar
Quem continuar a observar os acontecimentos na perspectiva da dicotomia horizontal esquerda/direita não consegue encontrar interpretação satisfatória para a presidência Trump.
Joaquim Aguiar O futuro e o passado 18.09.2017 Joaquim Aguiar
A memória é o pior conselheiro que se pode contratar para os assuntos políticos. A memória projecta no futuro um passado que já não existe, e quem se orientar por esse retrovisor não se apercebe da curva que abre para o futuro.