Cronista
Joaquim Aguiar
Joaquim Aguiar Quem e como 22.05.2017 Joaquim Aguiar
A habilidade de quem governa não substitui a justificação racional, programática e estratégica, de como governa.
Joaquim Aguiar Ventos do exterior 15.05.2017 Joaquim Aguiar
O novo referencial político com dois eixos, horizontal e vertical, define quatro quadrantes em que as sociedades se fragmentam, com pesos diferenciados e de articulação mais complexa do que acontecia no eixo horizontal esquerda-direita.
Joaquim Aguiar Reverter a História 08.05.2017 Joaquim Aguiar 21
Hoje, nenhum Estado nacional europeu é soberano porque já não tem escala para gerar os recursos da soberania, que só teve enquanto dominava o mundo com as suas redes imperiais e não precisava de recorrer ao endividamento para financiar as suas políticas públicas.
Joaquim Aguiar Roxo e rosa 01.05.2017 Joaquim Aguiar
Não é roxo, é rosa. E só deixará de ser quando a realidade efectiva das coisas (a dívida, a estagnação, a União Europeia) revelar o que se esconde por baixo da rosa.
Joaquim Aguiar O presente tem futuro 17.04.2017 Joaquim Aguiar 61
O que não se deixa entrar no Orçamento no presente e se encaminha para o crédito com "swap" tem como futuro a dívida, e ninguém o poderia ignorar quando tomou essa decisão.
Joaquim Aguiar Perguntas com resposta  10.04.2017 Joaquim Aguiar 26
A crise terminal de um regime político inicia-se quando as entidades que integram esse sistema político perdem o seu poder de regeneração e conservam apenas o seu poder de reprodução das suas relações de dominação.
Joaquim Aguiar Sobe e desce 05.04.2017 Joaquim Aguiar
Portugal tinha um modelo de crescimento com império colonial, grupos empresariais privados, um pequeno sector de empresas públicas, sem défice orçamental e sem dívida.
Joaquim Aguiar Santos de devoção 30.03.2017 Joaquim Aguiar 31
Por maior que seja a devoção aos santos anunciados, ela não substitui o exame da realidade efectiva das coisas. O tempo do Estado nacional, que protege os mercados internos e tem uma moeda própria já acabou.
Joaquim Aguiar Distribuir sem crescer 20.03.2017 Joaquim Aguiar 37
As atenções (e despesas) foram concentradas na formulação de um modelo de distribuição, como se ainda houvesse modelo de desenvolvimento. Não se distribui o resultado do crescimento, distribui-se dívida como se fosse crescimento.
Joaquim Aguiar Biombos e cortinas de fumo 15.03.2017 Joaquim Aguiar
Com a intensificação da crise europeia, irá verificar-se que os biombos e as cortinas de fumo produzidas pela esfera política em Portugal apenas deixaram pó, cinza e nada.
pub