Cronista
Joaquim Aguiar
Joaquim Aguiar Revisão da matéria dada 21.05.2018 Joaquim Aguiar
Sem Aliança Atlântica e sem instituições europeias, o futuro não vai querer ouvir nada do que se sabe do passado. A matéria do próximo exame será a comparação dos autónomos competitivos com os dependentes assistidos.
Joaquim Aguiar O espelho quebrado 16.05.2018 Joaquim Aguiar
O PS criou para si próprio a imagem de "partido-charneira", aquele que estabelece o equilíbrio entre os extremos, impede a radicalização de um lado ou de outro, e pode permanecer sempre no poder.
Joaquim Aguiar Histórias do fim 09.05.2018 Joaquim Aguiar 186
O caminho provável do PS é o caminho do regime, o fim de um será o fim do outro. Para renascerem logo a seguir, como se fossem novos. Não se esquece nada e não se aprende nada.
Joaquim Aguiar Durar sem governar 25.04.2018 Joaquim Aguiar
Com o nível de dívida herdada do passado, a taxa de juro é a condição necessária para que possa ser emitida mais dívida para amortizar a dívida anterior (e serão precisas duas ou três décadas para se conseguir sair deste carrossel).
Joaquim Aguiar Cópias e coincidências 18.04.2018 Joaquim Aguiar
Nenhum dos três episódios de bancarrota iminente que Portugal viveu nas últimas quatro décadas foi uma surpresa ou apresentou dificuldades para a sua interpretação, tanto na sua formação como na sua resolução.
Joaquim Aguiar Os mitos em política   11.04.2018 Joaquim Aguiar
Na base do poder político está a legitimação dos eleitores, que não podem ser vistos como ingénuos enganados. A história dos banqueiros e dos seus clientes é um mito mal contado.
Joaquim Aguiar A questão inocente 04.04.2018 Joaquim Aguiar 25
Se os erros de avaliação são sistemáticos, é porque foi inscrito na economia portuguesa pelo sistema político-constitucional o padrão de relações que gera as imparidades, a despesa acima da receita.
Joaquim Aguiar Da ilusão à realidade 26.03.2018 Joaquim Aguiar 21
Os bancos foram carregados de imparidades, a economia afundou-se na dívida e o capital desaparecido nunca mais reapareceu.
Joaquim Aguiar O regresso do eleitorado 21.03.2018 Joaquim Aguiar
O jogo já não se disputa apenas entre chefes de partidos, passou a incluir os movimentos e as variações de preferências dos eleitores.
Joaquim Aguiar Tragédia e farsa 14.03.2018 Joaquim Aguiar 37
A tragédia do nacional-socialismo está a ser repetida, na forma de farsa, pelo nacional-populismo europeu e americano, com o apoio e o aplauso da Rússia.