Cronista
Joaquim Aguiar
Joaquim Aguiar O sonho da razão 23.08.2017 Joaquim Aguiar
As sociedades divididas e politicamente polarizadas são sociedades com medo, porque não aceitam o que o futuro lhes mostra e refugiam-se na nostalgia do passado como um sonho da razão.
Joaquim Aguiar O escorpião e a rã 09.08.2017 Joaquim Aguiar 29
O que a maioria dos trabalhadores está a recusar, contra a sua comissão de trabalhadores, mas com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores (…) é a oportunidade da sua passagem para a outra margem.
Joaquim Aguiar Sirenes de alarme 07.08.2017 Joaquim Aguiar
Saber que um jornalista está disposto a romper o pacto de silêncio, ainda que só depois de a catástrofe estar à vista de todos, pode ser a notícia de que, finalmente, um jornalista decidiu morder um cão.
Joaquim Aguiar "Fake news, no news" 07.08.2017 Joaquim Aguiar 21
As notícias falsas e as provas de que não se prova fazem uma democracia falsa, a ditadura do culpado incógnito. 
Joaquim Aguiar Para além de bem e mal 20.07.2017 Joaquim Aguiar
Uma injecção (mesmo de capital) não resolve uma doença terminal. Onde ninguém confessa nem se arrepende não se muda de vida e o que ressuscitar será igual ao que morreu.
Joaquim Aguiar O diabo e o regime 10.07.2017 Joaquim Aguiar
O diabo esconde-se nos pormenores. Quando se confunde a legitimidade numérica com legitimidade política, quando se faz o eleitorado dizer o que não disse, escondeu-se o diabo nos pormenores. Mas ele vai aparecer. Aparece sempre.
Joaquim Aguiar A crise como arte 03.07.2017 Joaquim Aguiar
Antes de se poder praticar a arte de resolver a crise é preciso ensaiar a arte de interpretar o que está a produzir a crise.
Joaquim Aguiar O poder da política e a lei 20.06.2017 Joaquim Aguiar
O que se discute nos tribunais são trocos irrelevantes quando comparados com o custo efectivo dos erros do poder da política no desenvolvimento da sociedade e na modernização da economia.
Joaquim Aguiar Converter o ouro em chumbo  01.06.2017 Joaquim Aguiar
O sistema bancário português, perdida a sua função de regulação, provou que era apenas a conversão da quimera do ouro no chumbo das imparidades e da dívida.
Joaquim Aguiar Quem e como 22.05.2017 Joaquim Aguiar 33
A habilidade de quem governa não substitui a justificação racional, programática e estratégica, de como governa.
pub