Pedro Barbosa
Pedro Barbosa 19 de novembro de 2013 às 00:01

Todos podemos negociar bem

Os principais livros sobre negociação são norte-americanos e refletem a negociação pela perspetiva cultural norte-americana, usando exemplos da realidade local para ilustrar os principais conceitos e abordagens negociais. Perante esta situação, Pedro Fontes Falcão decidiu escrever um livro que procurasse ser mais útil para os portugueses, abordando o tema da negociação e gestão de conflitos de uma forma mais adequada à estrutura cultural dos portugueses, refletindo a sua experiência e conhecimento académico, assim como o conhecimento de vários executivos de topo portugueses que foram entrevistados, neste tema tão importante para o sucesso de qualquer gestor. Trata-se de uma obra com teor de alguma forma científico, mas acessível.

O livro está construído de uma forma prática e pretende ajudar os seus leitores a aplicarem de imediato a aprendizagem nas suas negociações na vida profissional e pessoal, partindo da apresentação de conceitos chave que depois são relevantes para a compreensão e utilização de recomendações e ferramentas. A ilustração com exemplos nacionais descritos pelos gestores entrevistados permite uma melhor compreensão e análise de situações negociais, apesar de ser uma limitação, porque o espectro é exclusivamente nacional.

O livro vai dando recomendações ao leitor ao longo dos passos habitualmente seguidos em qualquer negociação, dando maior destaque a situações negociais de cariz comercial ou estratégico, abordando também a importância da persuasão e da influência na negociação, terminando com a apresentação de algumas tendências atuais nas negociações.

Um livro interessante para quase todos os que querem tirar o maior benefício das negociações, tanto ao nível pessoal como profissional. Para quase todos nós, portanto.

 

 

 

 

 

 

Autor: Pedro Fontes Falcão
Data: Novembro 2013
Frase: Conceitos e estratégias para gestores de sucesso na arte de negociar
Palavras-chave: Negociação; Sucesso; tendências na negociação; gestor

 

 

 

 



Docente do IPAM e Porto Business School

Este artigo de opinião foi escrito em conformidade com o novo Acordo Ortográfico.

A sua opinião1
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
joaopires5 19.11.2013

Ó PEDRO QUE GRANDE AMIGALHAÇO ESTE AUTOR DA NEGOCIATA TUGA.....VAI ARTIGO PARA VENDER....

pub
pub
pub