Rui Barroso
Rui Barroso 01 de agosto de 2017 às 21:00

A exuberância irracional está de regresso aos mercados?

Alan Greenspan avisou antes do rebentar da bolha das tecnológicas que os mercados viviam uma espécie de exuberância irracional.

Apesar desses alertas e de estar à frente da Reserva Federal dos EUA, a bolha acabaria por rebentar, levando Greenspan a baixar juros. Muitos economistas criticam a dimensão da descida das taxas e o longo período em que permaneceram em níveis baixos já que, consideram, esse foi um dos factores a provocar uma bolha no mercado imobiliário o que, em conjunto, com a fraca regulação, provocaria o tsunami financeiro e económico de 2008. Depois de ter sido apanhado nessa armadilha, Greenspan vem agora alertar para os juros baixos e o risco de bolha nas obrigações. "Tendo em conta qualquer uma das medidas, as taxas de juro reais de longo prazo estão muito baixas e por isso insustentáveis", afirmou, citado pela Bloomberg. Avisou que quando subirem, provavelmente será de forma rápida. E conclui que "estamos a assistir a uma bolha, não no preço das acções, mas sim no preço das obrigações". Ainda assim, alerta que problemas nas obrigações também terão repercussões nas bolsas. E diz que o mercado não está a descontar esse risco. Ou, por outras palavras, a história tem tendência a repetir-se.

 

Jornalista

A sua opinião2
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Anónimo 01.08.2017

O verdadeiro Sinal Vermelho dos mercados e não só neste momento não se chama Bolhas chama-se Coreia do Norte.
A Qualquer momento pode acontecer.

comentários mais recentes
5640533 02.08.2017

Mas porquê alguém tem de nos contar o que Greenspan disse se nós sabemos ler?

Anónimo 01.08.2017

O verdadeiro Sinal Vermelho dos mercados e não só neste momento não se chama Bolhas chama-se Coreia do Norte.
A Qualquer momento pode acontecer.

pub
pub
pub