Jorge Fonseca de Almeida
Jorge Fonseca de Almeida 16 de junho de 2017 às 11:31

A investigação em Marketing

Na área do Marketing, como no de outras ciências sociais, o conhecimento avança com a investigação, a pesquisa e a análise reflexiva das experiências passadas.
A edição de revistas de qualidade capazes de atrair os textos dos melhores investigadores é um sinal claro do grau de desenvolvimento das ciências em cada país.

 

No mundo ocidental são publicadas numerosas revistas científicas focadas nos vários ramos do Marketing. Naturalmente que de qualidade diversa. Para facilitar o leitor e estimular a competição existem rankings que listam as revistas ordenando-as das melhores para as piores. Um dos mais conceituados rankings é o Scimago Journal and Country Rank (SJR).

 

No campo das Revistas de Marketing, segundo o SJR, o domínio norte-americano é avassalador. Das 20 primeiras classificas 12 (60%) são dos Estados Unidos. Apenas mais dois países conseguem entrar para estes lugares cimeiros: o Reino Unido com 6 revistas (30%) e a Holanda com 2 (10%).

 

O ranking é liderado por duas revistas da American Marketing Association, os prestigiados Journal of Marketing (1º) e o Journal of Marketing Research (2º). O terceiro lugar é ocupado pelo britânico Journal of Public Administration Research and Theory editado pela Universidade de Oxford.

 

Grandes países europeus como a Alemanha ou a França não chegam aos lugares cimeiros. A revista alemã melhor classificada, a Electronic Markets, queda-se pelo 61º lugar atrás de territórios como Taiwan.

 

O Brasil consegue uma posição nos 100 primeiros lugares do ranking com a Revista de Administração de Empresas.

 

Portugal não consegue nenhum lugar no ranking mundial. Um mau desempenho? Sim, se considerarmos que a Croácia, a Lituânia, as Filipinas, a Colômbia, a Índia e Singapura aí inscrevem os seus nomes.

 

A que se deve este mau desempenho? Em primeiro lugar à falta de investigação neste âmbito em Portugal. Sem investigação de qualidade não é possível atrair para publicação nas escassas revistas portuguesas autores de nomeada nesta área do conhecimento.

 

Note-se que se a Associação Americana de Marketing edita as duas melhores revistas do mundo a sua congénere portuguesa a Associação Portuguesa do Profissionais de Marketing (APPM) não edita nenhuma, nem incentiva os seus membros a refletir sobre as suas experiências práticas de um ponto de vista teórico. Duas atitudes sobre o papel do conhecimento na profissão do Marketing. Qual delas conduz ao sucesso?

Economista

 

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