Ulisses Pereira
Ulisses Pereira 10 de julho de 2017 às 10:17

A leitura das posições curtas dos "Hedge Funds"

No mercado português, as posições curtas têm que ser discriminadas. Já as longas só são conhecidas quando são relevantes.
Comente aqui o artigo

Durante mais uma semana monótona na Bolsa portuguesa, saíram algumas notícias sobre as posições curtas que alguns "hedge funds" internacionais têm sobre algumas acções do nosso mercado. Logo surgiram comentários sobre os indícios de pessimismo dos "tubarões" internacionais sobre a praça portuguesa, mas faltam-nos dados para podermos tirar conclusões desse género e algumas dessas conclusões podem ser erradas.

A grande maioria dos "Hedge funds" tem, em simultâneo, diversas posições longas e curtas. Tentando simplificar estes palavrões, posições longas são aquelas em que o fundo ganha dinheiro com as subidas e as posições curtas aquelas em que as mais-valias são proporcionadas pelas quedas. A grande questão é que, por exemplo no mercado português, as posições curtas têm que ser discriminadas, enquanto as posições longas apenas têm que ser comunicadas quando se tornam relevantes.

Isto faz com que a notícia de que um "hedge fund" detém posições curtas, omita o facto desse mesmo fundo deter posições longas sobre outras acções. Por isso, essa pode não ser uma indicação de pessimismo mas apenas as normais operações desse tipo de fundos.

Quanto à minha posição sobre a Bolsa portuguesa, ela não sofreu alterações. O PSI retraiu um pouco no último mês, mas ainda não deu qualquer sinal de fraqueza e algumas acções importantes como o BCP (pelo seu peso no índice) e a Sonae (por ser o grande barómetro do PSI) continuam a mostrar uma resiliência apreciável. Por isso, não vejo razão para alterar o optimismo que venho manifestando desde Março. Para já, o Verão segue morno na nossa Bolsa.


Nem Ulisses Pereira, nem os seus clientes, nem a DIF Brokers detêm posição sobre os activos analisados. Deve ser consultado o disclaimer integral aqui


Analista Dif Brokers
ulisses.pereira@difbroker.com

Saber mais e Alertas
pub