João Quadros
João Quadros 26 de maio de 2017 às 11:45

À sombra de um Oliveira Costa

Tenho a teoria que é sempre o que veste pior e está menos bronzeado que vai dentro ou leva a pena maior. Se é o Oliveira Costa que leva a maior talhada acredito que no BES o único condenado vai ser o senhor do bigode.
Cerca de oito anos depois já há condenados no caso BPN. Ainda dizem que a Justiça é lenta. Oito anos não dão para um PM tirar um curso.

O ex-presidente do BPN, Oliveira Costa, foi condenado a catorze anos de prisão. Eu gostava de ver os banqueiros levarem catorze anos de prisão mas, com o que nos puseram a penar e a pagar, era justo se fosse quando tinham entre os vinte e cinco e trinta e nove. O Oliveira Costa já só quer estar sossegado e estava disposto a viver num bunker que era mais pequeno e com menos rede que na cela. Assim já não vale a pena. Acho que os arguidos deviam ser condenados a trabalhar na padaria portuguesa durante catorze anos.

É bom ver banqueiros atrás das grades mas, desculpem-me a minha insatisfação, parece-me que nestas coisas apanham sempre a arraia miúda. Arranjam um paspalho para ser só ele e o contabilista. Ao Oliveira Costa basta ouvi-lo e vê-lo, e ver como veste, para imaginar que planeou aquilo tudo sozinho... Foi falar com o Dias Loureiro que lhe disse - "isso é demasiado complexo para a minha cabeça". Resultado final, Oliveira Costa catorze anos de prisão , Dias Loureiro quinze dias de férias. Também temos de reconhecer que o Dias Loureiro sabe bem melhor aproveitar catorze anos de vida do que o Oliveira Costa que ia fazer sudoku ver o Preço Certo e cama. Alguém acredita que o Oliveira Costa pensa: "vou dar este golpe para comprar aquela colecção rara de selos de aves da Amazónia e aquele pijama fofo com padrão escocês"?

Tenho a teoria que é sempre o que veste pior e está menos bronzeado que vai dentro ou leva a pena maior. É sempre o sucateiro. Se é o Oliveira Costa que leva a maior talhada acredito que no do BES o único condenado vai ser o senhor do bigode, o Amílcar Morais Pires e não um Espírito Santo. No caso do Sócrates, é condenado o Perna e o primo gordo do ex-PM.

É tão curioso ver um indivíduo que pede sandes de Bimbo com queijo levar catorze anos de pena e o Dias Loureiro que ao pequeno almoço faz brincos com lavagantes nem aparecer nos acusados. A esta hora está Aníbal Cavaco Silva a ligar para o Dias Loureiro a dizer: "Sempre pensei que este era um tipo honesto, as pessoas são uma surpresa!". Diz o ex-conselheiro de Estado - "É verdade, quem diria?! Que sorte que tivemos que ainda conseguimos fazer dinheiro com aquilo".

Como dizia um amigo meu - "pelo menos agora podermos parar com alegadamente e chamar-lhes mesmo ladrões" - É verdade, mas na realidade o "alegadamente" é o que lhes tirava o estilo. Ficam só ali a meio: nem eram de confiança nem tinham o charme de um bandido.

Neste momento em que o nosso dinheiro do BPN já ardeu todo, a única coisa que me preocupa é o Oliveira Costa não ter estado presente na leitura da sentença porque fez uma operação cirúrgica e estava em recuperação. O que me preocupa é se foi uma cirurgia plástica e agora chama-se Rute Oliveira e nunca mais lhe pomos a vista em cima.

top 5

Oliveira

1. Schäuble: "Centeno é o Ronaldo do Ecofin" - Mas a Maria Luís tinha melhor pernas.

2. Atentado em Manchester no concerto de Ariana Grande - Na SIC um psicólogo diz que os pais devem explicar aos filhos porque aconteceu o atentado em Manchester - Há bocado estiveram três especialistas uma hora em debate e não conseguiram.

3. Ex-Ukip Janice Atkinson pede que Inglaterra instale a pena de morte para bombistas suicidas - não vão eles falhar as 72 virgens à primeira.

4. Manuel Ferreira Leite: "sistema fiscal "beneficia os mais ricos e prejudica os pobres" - "e ando aqui desconfiada que a Terra é redonda".

5. Ministro das Finanças alemão diz que ministro das Finanças português é o CR7 do Ecofin - Passos Coelho diz que Schäuble nunca jogou futebol e ele jogou no Damaiense.

A sua opinião2
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Anónimo 27.05.2017

Já escreveste aqui coisas mais parvas ou mais estúpidas... Mas efectivamente, enquanto este gajo aqui escrever não compro assinatura deste jornal.

comentários mais recentes
antónio batista 28.05.2017

João Quadros já nos habituo, com graça, dizer as verdades, mais uma vez não desiludiu. Oito anos é muito tempo e homem já está um bocado entradote, contudo lá se vai fazendo alguma justiça, Mas senhores, cadê os outros?

Anónimo 27.05.2017

Já escreveste aqui coisas mais parvas ou mais estúpidas... Mas efectivamente, enquanto este gajo aqui escrever não compro assinatura deste jornal.

pub
Saber mais e Alertas
pub
pub