Rui Barroso
Rui Barroso 29 de janeiro de 2017 às 19:00

A varinha mágica dos juros negativos na Dinamarca

No país dos contos de fadas de Hans Christian Andersen há uma nova varinha mágica. Lars Rohde, o presidente do banco central do país, não teve receios em fazer uso dos juros negativos para puxar pela economia do país. Tem a taxa de referência mais baixa do mundo, em -0,65%.

E apesar de alguns economistas considerarem as taxas abaixo de zero como uma espécie de patinho feio, dados os riscos que podem acarretar no médio e no longo prazo na estabilidade financeira e na inflação, o efeito na Dinamarca aparenta ser milagroso. Cinco anos depois do banco central ter iniciado essa política, as famílias dinamarquesas nunca estiveram tão ricas, segundo dados citados pela Bloomberg.


O emprego cresceu e os salários também. Isso permitiu reanimar o imobiliário e motivar os dinamarqueses a amortizarem dívidas. O dinheiro nos bolsos aparenta ser tanto que nem têm problemas em colocá-lo nos bancos com rendimento de zero ou, em alguns casos, abaixo disso.


Os depósitos bateram um máximo histórico em Dezembro, segundo a Bloomberg. E a aposta em fundos de investimento também bate recordes. Uma prova de que as taxas negativas podem ser milagrosas? Ou apenas um feitiço que mais cedo ou mais tarde será desfeito? 

A sua opinião2
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Anónimo Há 4 semanas

Muito interessante. Juros reais negativos. Aqui no Brasil, Pelo contrário temos os juros mais altos do planeta.
Muito bom o texto.
Gostaria de indicar uma ferramenta interessante para calcular juros compostos online:
http://calculadorajuroscompostos.com.br

investidor1 29.01.2017

https://goo.gl/forms/5NG11J4NNSpEtum92

Obrigado!