Rui Barroso
Rui Barroso 14 de fevereiro de 2017 às 21:23

Alemães querem ouro de volta a casa. E rápido

A Alemanha tem as segundas maiores reservas de ouro do mundo. Durante a Guerra Fria, para proteger esse tesouro de uma possível invasão soviética, teve de diversificar os locais de armazenamento.

Chegou a ter 98% das reservas guardadas fora do país, confiando o ouro às autoridades americanas, britânicas e francesas. No entanto, após a pressão da opinião pública que pedia uma auditoria ao ouro, com algumas vozes a defenderem que poderia já não existir, Berlim acedeu em repatriar uma parte significativa do ouro. A ideia era trazer 674 toneladas de ouro dos cofres da Fed de Nova Iorque e de França para o país até 2020. Mas o Bundesbank anunciou que essa tarefa estava a ser executada mais rápido do que o previsto e que até ao final deste ano será concretizada. Mais de metade do ouro alemão ficará guardado em Frankfurt. Esse factor já levou a algumas teorias. A Reuters revelava até que há quem queira o ouro de volta para ser usado no lançamento do novo marco caso o projecto da Zona Euro falhe. Teorias à parte, as autoridades alemãs defendem que foi uma questão de transparência, que até levou à elaboração de um relatório detalhado. Mas será também um sinal de que os Estados confiam cada vez menos uns nos outros?

 

Jornalista

A sua opinião3
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Ze Moca Há 4 dias

A Alemanha tem cerca de 8000 toneladas de ouro, e Portugal tambem tinha perto de 1000 toneladas, mas o Mario Soares vendeu-o para comprar o socialismo para Portugal ; BOM NEGOCIO!!!!

comentários mais recentes
Ze Moca Há 4 dias

A Alemanha tem cerca de 8000 toneladas de ouro, e Portugal tambem tinha perto de 1000 toneladas, mas o Mario Soares vendeu-o para comprar o socialismo para Portugal ; BOM NEGOCIO!!!!

j Há 4 dias

O nosso transformou-se em arco da governação democrática!!!

joao merce Há 4 dias

E O NOSSO ONDE ESTÁ ARMAZENADO ?