Camilo Lourenço
Camilo Lourenço 06 de maio de 2012 às 23:30

Boaventura e a "Opus Dei" da finança

Boaventura Sousa Santos deu uma notável entrevista ao jornal "i". Notável pelas teorias da conspiração que fabrica e pelas tolices que diz.
Boaventura Sousa Santos deu uma notável entrevista ao jornal "i". Notável pelas teorias da conspiração que fabrica e pelas tolices que diz.

Ora veja: sobre Vítor Gaspar, avança que "tem passaporte português mas é alemão. Foi criado pelos alemães, foi educado por eles no BCE. Este homem vê o mundo pelos olhos da Alemanha". Sobre o Euro, "descobriu" que foi "desenhado por um alemão, funcionário da Goldman Sachs" (coitado de Jacques Delors…).

Mas os momentos mais interessantes da entrevista são os que dedica à Goldman Sachs: "A capacidade de entidades como a Goldman vê-se aqui: os seus quadros têm passaportes diferentes mas pensam exactamente da mesma maneira". Logo aqui começamos a suspeitar que o dedo da Goldman, uma espécie de organização secreta que controla a finança internacional, está por todo o lado…

A confirmação vem depois, quando o sociólogo diz que "não precisamos de políticos para a receita que está a ser seguida, porque os homens da Goldman fazem o trabalho por eles". E quando, ao falar de Mario Draghi, sentencia: "O que se pode esperar de um homem da Goldman Sachs? É uma espécie de companhia majestática das Índias. A Europa tem a democracia suspensa. Nós estamos num sistema colonial em que os grandes líderes não foram eleitos: Papademos, Mario Monti, Draghi. Esses homens pertenceram todos à mesma empresa".

Mas a quintessência do pensamento de Sousa Santos revela-se noutro passo da entrevista: "Caminhamos para um sistema em que as sociedades são politicamente democráticas e socialmente fascistas". Já percebi onde é que Otelo e Vasco Lourenço foram buscar o substrato ideológico das suas intervenções…



camilolourenco@gmail.com
A sua opinião106
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
desanimado 15.05.2012


O sr Camilo ainda acredita no pai natal e no capuchinho vermelho?Creio que não.

Sabe senhor Camilo, antigamente um investidor era uma pessoa de bem que emprestava dinheiro ou fazia investimentos para lucrar legitimamente com as suas operações e simultâneamente criar riqueza e bem estar.

Hoje em dia quando mencionamos a palavra "investidores"e nos referimos a estas agências e mercados, não passa de um eufemismo, pois estamos a falar apenas de bandos de criminosos com cobertura legal que se limitam a apostar na queda e/ou subida de preços de bens ou dividas lucrando indevidamente sem criar qualquer tipo de riqueza.

Portanto das duas uma, ou o senhor é ingénuo e a acredita na bondade das decisões desta gente ou deixe-se de frescuras!

Zé dos Bois 11.05.2012

Bem, básicamente fiquei a saber de que lado sopra o vento que empurra "Camilo, o Iluminado". Será que este senhor tambem já paricipou nos "Encontros Bilderberg" e ninguem sabia ainda? Estará "avençado" pela seita ou alguem da seita? È que o tipo de comentários e a critica foleira que fez ao Prof. Boaventura é tão reles que tudo aponta para isso.

ABRAM OS OLHOS !!!!
abraço
Zé dos Bois

A.P. 09.05.2012

SR.. Camilo:
Só digo "duas" coisas:
1 - Para chegar à craveira intelectual do sociólogo Boaventura S. Santos, ainda tem de comer muita broa, até porque, desde logo, o senhor renega a sua própria ciência social - a Economia - ao não demonstrar qualquer preocupação no que se refere aos princípios do pensamento económico, por isso mesmo proferindo, as mais das vezes, meras alarvidades.
2 - Também ficámos a saber onde vais buscar o seu substrato ideológico...Lindo!!!
Para bom entendedor.... ( se o for) meia palavra basta.

Democracia! 09.05.2012

"Europa tem a democracia suspensa", pois tem só não vÊ quem não quer!Já se decide governos pelo povo, quando o resultado de um referendo não dá jeito faz se mais outro e outro e outro até aceitarem o que a UE e FMI quer!Existem duvidas...

ver mais comentários