Fernando  Sobral
Fernando Sobral 03 de Janeiro de 2017 às 09:28

Brrr!!! Vladimir Putin vem aí! Será uma nova Guerra Fria?

Os jornais estão cheios de mensagens aterradoras. Depois da expulsão de diplomatas russos pela administração Obama, os jornais (sobretudo os mais liberais) escrevem sobre a "ameaça russa", como se estivéssemos perante uma nova Guerra Fria.

Será Putin um novo Gengis Khan? Ou a fúria é exagerada? Ver-se-á. Para já fica o que se lê. Molly McKew (que foi conselheira do presidente da Geórgia, Saakashvili, entre 2009 e 2013), no "Politico/Europe", escreve: "O que ambas as administrações (Obama e Trump) não percebem é que o Ocidente já está em guerra, quer queira ou não. Não é uma guerra que reconheçamos, mas é uma guerra. Essa guerra, em nossa casa e fora dela, procura erodir os nossos valores, a nossa democracia e a nossa força institucional; para diluir a nossa capacidade de separar os factos da ficção, o que é moralmente certo do que é errado; e para nos convencer a tomar decisões contra os nossos melhores interesses". No "Guardian", Matthew d'Ancona acrescenta: "Isto é uma segunda guerra fria? Não: é a primeira guerra quente sentada. Os seus soldados podem trabalhar em qualquer lugar, em teclados, nos cafés com internet, ou no coração do departamento de inteligência russa. As suas armas são bytes e não balas. A sua nuvem de cogumelo é o caos digital. (…) A primeira-ministra Theresa May deve agora decidir como se posiciona neste 'western spaghett' em que a luta é entre o Bom, o Mau e o Extremamente Feio. E, claro, pode não fazer nada".

No "Washington Post", Josh Rogin alinha pelo mesmo diapasão: "Para muitos americanos o anúncio do presidente Obama de sanções contra a Rússia trouxe a revelação chocante de que a Rússia está a usar uma guerra híbrida numa tentativa agressiva para minar a nossa democracia. Por toda a Europa, a Rússia apoiou políticos de extrema-direita e partidos políticos, incluindo na Alemanha e na França, que vão ter eleições em breve."



A sua opinião6
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
LOL Há 2 semanas

ARTIGO FRACO

Anónimo Há 2 semanas

PUTIN A MIM NUNCA ME ENGANOU FOI ELE QUE MANDOU MATAR TODOS OS OPOSITORES RUSSOS DE CERTEZA ABSOLUTA. ESTE HOMEM É UM PERIGO PARA O MUNDO E TEM DE DESAPARECER.

Bruno Há 2 semanas

Que raio de artigo. Até parece que a NSA e cyber guerra feita pelos USA ao longo de mais de uma década foi inventada pelos Russos. Esta histeria é muito perigosa...

45352 Há 2 semanas

Realmente tens cara de burro

ver mais comentários