Joaquim Aguiar
Joaquim Aguiar 11 de outubro de 2017 às 20:30

Do local ao nacional

As eleições locais têm a sua legitimidade limitada a essa circunscrição eleitoral. Mas a análise dos resultados locais tem frequentemente leituras nacionais e com implicações estruturais, tanto na interpretação do passado como na identificação das possibilidades para o futuro.

A FRASE...

 

"Os três partidos de esquerda perceberam exactamente o que os espera: o êxito de um será o fracasso dos outros."

 

António Barreto, Diário de Notícias, 8 de Outubro de 2017

 

A ANÁLISE...

 

Uma análise clínica, se não houver erro do laboratório, é um indicador relevante das patologias para as quais se deve procurar as terapêuticas adequadas para que elas não evoluam para doenças fatais. Nas democracias, as eleições são os equivalentes das análises clínicas na medicina: ao revelarem o que desejam, os eleitores condicionam a formação da vontade política que resultará dessa pluralidade de desejos, mas também revelam as incompatibilidades que existam, por um lado, entre o que querem os diferentes grupos de eleitores e, por outro lado, entre o que quer a maioria do eleitorado e o que pode ser realizado no campo das possibilidades concretas do período que se segue a essas eleições.

 

A patologia democrática aparece quando o poder político derivado das eleições tem uma configuração que é internamente incongruente (as partes que formam a plataforma do poder têm objectivos diferentes) e que não respeita (nem algumas das suas partes estão dispostas a respeitar) os constrangimentos impostos pelo campo das possibilidades concretas. A terapêutica mais comum para esta patologia é a correcção das escolhas dos eleitores: a democracia tem a propriedade de permitir afastar os que falham sem ter de recorrer à violência. Mas esta terapêutica só será eficaz se os eleitores tiverem interpretado o erro ou se tiverem compreendido o que permitiram que fosse feito com os seus votos para definir a configuração do poder. 

 

As eleições locais têm a sua legitimidade limitada a essa circunscrição eleitoral. Mas a análise dos resultados locais tem frequentemente leituras nacionais e com implicações estruturais, tanto na interpretação do passado como na identificação das possibilidades para o futuro.

 

Este artigo de opinião integra A Mão Visível - Observações sobre as consequências directas e indirectas das políticas para todos os sectores da sociedade e dos efeitos a médio e longo prazo por oposição às realizadas sobre os efeitos imediatos e dirigidas apenas para certos grupos da sociedade.

maovisivel@gmail.com

A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar