Camilo Lourenço
Don’t worry, this is not Greece
24 Junho 2012, 23:30 por Camilo Lourenço | camilolourenco@gmail.com
Enviar por email
Reportar erro
0
Sábado, 19.45h. Um grupo de turistas acotovelava-se num restaurante do Algarve para ver o França-Espanha do Euro 2012. Mesmo à minha frente dois deles comentavam a grande defesa de Casillas quando se aproxima uma inglesa, com ar de quem já vem a Portugal há vários anos.
Sábado, 19.45h. Um grupo de turistas acotovelava-se num restaurante do Algarve para ver o França-Espanha do Euro 2012. Mesmo à minha frente dois deles comentavam a grande defesa de Casillas quando se aproxima uma inglesa, com ar de quem já vem a Portugal há vários anos. No meio da conversa que se estabeleceu (sim, admito que fui "cusco"), percebia-se alguma preocupação com a situação política e social no sul da Europa. Às tantas a senhora interrompe a conversa e solta um convincente: "Don't worry, this is not Greece".

Por momentos tirei os olhos da televisão, onde o meio-campo espanhol já tinha colocado a França de cabeça perdida, para pensar no assunto. Aquela senhora estava a prestar um inestimável serviço a Portugal: estava a explicar aos seus conterrâneos que Portugal não tem a agitação social grega nem espanhola. Dias antes, um repórter da televisão oficial eslovena, que me entrevistara em Lisboa há um ano, ligou de Ljubliana para fazer o balanço do programa de ajustamento português. No meio da conversa confessou que o que mais o surpreendia é a paz social em Portugal... apesar da austeridade.

Regressando ao jantar de Sábado, naquele momento percebi por que a Grécia regista uma quebra de 20% nas visitas de turistas do resto da Europa, enquanto Portugal acusa uma subida de 3% (em Espanha a quebra é ligeira). É esta paz e tranquilidade social que não podemos perder. Custe o que custar o programa de ajustamento. É uma característica que, nos últimos meses, algumas forças sindicais e políticas se têm esforçado por estragar. Mas até agora sem sucesso. Para nosso bem. É que além de turistas precisamos de investimento estrangeiro...


camilolourenco@gmail.com
Enviar por email
Reportar erro
0
Seguir Autor