André  Veríssimo
André Veríssimo 05 de setembro de 2017 às 20:09

E a maior bolha da actualidade é...

As criptomoedas, como a bitcoin, estão para ficar. E a tecnologia que lhes serve de base, o "blockchain", está já a revolucionar os serviços financeiros e o impacto vai chegar a outras indústrias.

A tecnologia permite registar operações de forma segura, inviolável e verificável por todos, eliminando intermediários e custos. Mas há quem prefira ver valor na subida da cotação das moedas virtuais. E até agora tem sido essa a grande tendência. A bitcoin começou a ser transaccionada em 2010 por cêntimos de dólar e atingiu no sábado um novo recorde de 5.013,91 dólares. Uma valorização assente na perspectiva de uma maior abrangência e viabilidade da criptomoeda e, mais recentemente, no seu potencial como refúgio face a tempestades noutros activos.

 

Mas a descrença na sustentabilidade daqueles preços tem vindo também a crescer. Robert Shiller, o economista e académico mais famoso em termos de bolhas especulativas, prémio Nobel da economia, não tem dúvidas de que é isso que se passa com a bitcoin. Questionado pela Quartz sobre exemplos actuais de exuberância irracional, o professor da Universidade de Yale foi peremptório: "O melhor exemplo actual é a bitcoin. E acho que tem que ver com a motivação da história da bitcoin. Vejo-o nos meus alunos. Começa-se a falar em bitcoin e há grande entusiasmo." E os dissabores no investimento acontecem quando o sentimento - e a exuberância - tomam conta da racionalidade.

Subdirector

 

A sua opinião2
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Johnny Há 2 semanas

Está tudo louco
mas essa bacorada serve para mais alguma coisas do que comprar armas, droga ou pornografia infantil ?
tenham juizo

daniel ferreira Há 3 semanas

Sendo honesto acho que esse senhor tem o direito à sua opinião, mas o motivo de a bitcoin usar o blockchain, é para países como os states que querem controlar todo o mercado financeiro, não poderem adulterar o produto final , que é um produto que não tem mão por parte do governo. E vem para ficar.

pub