Ulisses Pereira
Ulisses Pereira 17 de outubro de 2017 às 10:13

E depois da notícia?

Um mercado que ignora as más notícias e valoriza as boas é um "Bull Market".
O "Bull Market" continua. Passo a passo, sem euforia, sem ondas de choque, sem que muitos apercebam que a Bolsa portuguesa vai subindo. É quase uma monótona sucessão de dias em que o PSI sobe pouco e em que parece que nada há para dizer. São assim a maior parte dos dias dos "Bull Markets".

Mas aquilo que, ao longo deste ano, mais me tem feito reforçar a convicção da força deste "Bull Market" é a forma como o mercado reage às notícias. A maior parte dos investidores habituou-se a viver em "Bear Market". Nos últimos 10 anos, 8 foram vividos sob domínio dos ursos e qualquer notícia negativa fazia afundar as cotações. Até as notícias neutras levavam as acções a caírem, debaixo de raciocínios que terminavam sempre com os investidores a venderem com medo das consequências negativas. No último ano, a situação é exactamente a inversa.

A situação na Catalunha ou a escalada da tensão na Coreia são apenas dois exemplos que praticamente não beliscaram o mercado português. Vivêssemos nós em "Bear Markets" e o PSI teria sofrido muito. Por isso, mais importante do que as notícias em si, o importante é a forma como os mercados reagem a essas notícias.

Um mercado que ignora as más notícias e valoriza as boas é um "Bull Market". É este o caso da Bolsa portuguesa no último ano e tem sido um dos factores que me tem feito defender a praça nacional ao longo deste tempo. Além disso, um mercado que tecnicamente não dá sinais de fraqueza, que não mostra euforia e em que o cepticismo está presente ao virar de cada esquina é um mercado dominado pelos touros.

Da próxima vez que ficar assustado ou eufórico com uma notícia, espere mais um pouco. É a reacção a essas notícias que o deve deixar nervoso ou entusiasmado.



Nem Ulisses Pereira, nem os seus clientes, nem a DIF Brokers detêm posição sobre os activos analisados. Deve ser consultado o disclaimer integral aqui


Analista Dif Brokers
ulisses.pereira@difbroker.com


Saber mais e Alertas
pub