Paulo Querido
Economia americana anda a passo de caracol e Bernanke repete-se
07 Junho 2012, 23:30 por Paulo Querido | paulo@querido.pt
Enviar por email
Reportar erro
0
Tópicos - as palavras que fazem as notícias do mundo
1. Economia americana anda a passo de caracol e Bernanke repete-se
Mais uma vez Ben Bernanke repete-se: a Reserva Federal está atenta e "pronta para tomar a medidas necessárias" para proteger o sistema financeiro e a economia americana. Os cuidados são os mesmos: o Fed não tem planos para estimular a economia no curto prazo.

As previsões do Fed também mudam pouco ou nada: a economia cresce a ritmo "moderado". E as preocupações mantêm-se: o presidente do Fed mostrou-se apreensivo com o recente abrandamento do mercado laboral. A política não mudará tão cedo: as taxas de juro continuarão excecionalmente baixas até final de 2014.

O seu depoimento perante o Congresso não passaria de uma repetição dos anteriores não tivessem surgido dois novos elementos: o desemprego e a crise europeia, que perturbam o andamento previsível dos gráficos da economia americana, lançando incerteza. O relaxamento monetário já não é o botão onde se carregava para estimular o crescimento e criar emprego.



2. Angela Merkel
A chanceler alemã afirmou-se ontem pronta para usar os instrumentos existentes na zona euro para combater a crise da dívida "quando for necessário". Em conferência de imprensa conjunta com David Cameron, Merkel frisou ser essa a via alemã para manter a zona estável - desejo professado, no momento, pelo primeiro-ministro britânico, para cuja economia as incertezas sobre o futuro do euro são tão vitais quanto para os países diretamente envolvidos.



3. VODAFONE
A Vodafone vai emparceirar com a O2 (detida pela Telefónica) na rede de quarta geração. O plano inclui a construção de uma nova rede super-rápida, para acompanhar o ritmo imposto pelo líder de mercado, a Everything Everywhere, também ela uma joint-venture da T-Mobile com a France Télécom. Garantindo poupanças no investimento na rede, o acordo não impedirá contudo a Vodafone e a Telefónica de concorrerem uma contra a outra no leilão do espectro 4G.



"Tópicos" é uma ferramenta do Negócios que faz pesquisa inteligente das notícias de economia mundiais. Consulte e saiba mais em www.negocios.pt

Enviar por email
Reportar erro
0
Seguir Autor
pesquisaPor tags:
alertasPor palavra-chave: