João Quadros
João Quadros 20 de outubro de 2017 às 11:12

Frase Charlie

O discurso de António Costa foi como aquele indivíduo que veio cá arranjar o esquentador, mas nem lhe tocou: "vocês dão cabo destes esquentadores. Deve ser o 'chip', mas depois vem cá um colega ver".
Foi uma semana politicamente intensa, se é que alguma coisa pode ter intensidade depois de termos visto mais um incêndio gigantesco e quase meia centena de mortos.

A ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, finalmente, demitiu-se. A frase: "Para mim, pessoalmente, seria o caminho mais fácil. Eu ia-me embora, ia ter as férias que não tive" teve mais peso que todas as tragédias. Houvesse um SIRESP, a funcionar, que alertasse para frases fatais e as sirenes teriam soado bem alto. Enquanto a ministra não teve férias, muitas pessoas ficaram sem trabalho porque as fábricas, em que trabalhavam, arderam. Morreram mais de 100 pessoas, acho que, por mais férias que a ministra tire, nunca mais vai dormir em condições.

Se a ministra esteve mal, Costa esteve pior. Quando, a meio da noite, se esperava que o PM surgisse a pedir desculpa pelo que estava a acontecer e que mostrasse a sua dor e solidariedade para com os que estavam a sofrer, apareceu o António Costa em formato aparelho socialista. Arrogante, desdenhoso. Aliás, eu já estava à espera há algumas horas que o PM aparecesse, até comentei: se calhar, está na altura de aparecer alguém do Governo a dizer qualquer coisa. Se fosse o Marquês de Pombal, já tinha aparecido. Nem que fosse por razões políticas. Ainda aparece a Assunção Cristas a combater o fogo em Gouveia e está ganho.

Depois lá apareceu o PM e Costa parecia aquela boca de incêndio que não deitava água. O discurso de António Costa foi como aquele indivíduo que veio cá arranjar o esquentador, mas nem lhe tocou: "vocês dão cabo destes esquentadores. Deve ser o 'chip', mas depois vem cá um colega ver".

O PM veio dizer que era infantil pedir a demissão do MAI. A seguir ao discurso do PR, a ministra da Administração Interna abandonou o cargo, na sequência dos incêndios, segundo um comunicado do conselho de ministros. A esta hora, está o Costa a ver o Canal Panda.

Acho que as sondagens estão a fazer mal a Costa. Está demasiado relaxado. No meio de uma tragédia, vir dizer "habituem-se", passar parte da culpa para a população e falar da resiliência que é necessária, é todo um novo conceito de Estado. Ainda vão dizer que os populares têm de aprender a defender o paiol de Tancos com ancinhos, etc. A seguir, vamos às urgências com uma apendicite e dão-nos um serrote, agulha e linha. O Estado fica numa postura tipo IKEA, mas nem nos dá o material, e só nos dá as instruções se a TV não estiver a dar bola e o SIRESP funcionar. Por mim, tudo bem, mas ao fim-de-semana vamos todos para a piscina da residência oficial do PM.

top-5

Fase Delta

1. Centeno entrega OE - Em relação ao OE 2018, acho que a cada Orçamento da "Geringonça", o Zé Gomes Ferreira envelhece dez anos.

2. Cientistas de mais de 70 observatórios de todo o mundo viram a primeira colisão de duas estrelas de neutrões - Dizem que a culpa foi da que vinha da esquerda e não parou no sinal.

3. "Contra os fogos, marchar! Região Centro protesta à hora do conselho de ministros extraordinário" - Só esperam que não chova.

4. A jornalista Daphne Galizia, assassinada em Malta, andava a investigar os Panama Papers - Agora percebe-se porque é que o Expresso nunca mais falou no assunto.

5. Ministro Centeno entrega OE com horas de atraso - Achei graça a uma jornalista toda chateada a questionar o Centeno porque se tinha atrasado na entrega do OE. Fosse eu o Centeno e dizia que tinha estado em casa dela a comer bolachas de araruta no sofá e a encher aquilo de migalhas.



A sua opinião8
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado surpreso Há 4 semanas

Até,tu,Quadros! A coisa está má,aí na redação...

comentários mais recentes
Anónimo Há 3 semanas

Vizinho 1:
“Eu sou culpado”
Vizinho 2:
“Um bocadinho, por acaso”
Vizinho do vizinho:
“Culpado o c r lh , eu não percebo nada de armas”
Inimigo do vizinho:
“Mmm, eu estava na praia”

O poeta:
“Ainda Não é o Fim nem o Princípio do Mundo Calma é Apenas um Pouco Tarde”

Anónimo Há 3 semanas

Estes jornalistas são t facciosos e este n foge á regra. No tempo da PAF n morreram pessoas? Fizeram alguma coisa p floresta? Fizerem tanta porcaria incluído assinaturas p e-mail na praia s saber a q se destinava deixaram voar milhões e agora estes jornalistas esqueceram tudo isso. Grandes jornal

Antunes Há 4 semanas

"por mais férias que a ministra tire, nunca mais vai dormir em condições."
Um comentário bastante infeliz.

surpreso Há 4 semanas

Até,tu,Quadros! A coisa está má,aí na redação...

ver mais comentários
Saber mais e Alertas
pub