João Quadros
João Quadros 18 de Novembro de 2016 às 10:09

Geringonça Maybach S650 Cabriolet

É a notícia da semana. Portugal foi o país que mais cresceu na Zona Euro no terceiro trimestre do ano! Pronto, está decido, vou dedicar-me ao Satanismo.
Foi a surpresa geral. O PIB cresceu 1,6% no terceiro trimestre, em termos homólogos e a economia cresceu 0,8% no terceiro trimestre em cadeia. Centeno marcou um golo à Ederzito. A poderosa Alemanha apresentou 0,2% de crescimento no trimestre em cadeia e 1,7% de crescimento homólogo. A "geringonça" venceu a corrida com um Mercedes. Estes alemães são uns calões. Já não bastava termos sido campeões europeus de futebol, agora somos o motor da Europa.

Às 7h21 da manhã de terça-feira, os jornais anunciavam - a economia deverá ter crescido 0,3% no terceiro trimestre e 1,1% em termos homólogos, segundo a média de previsões de analistas. Às 9h32 saíam os números oficiais do INE - "PIB cresceu 1,6% em termos homólogos e a economia cresceu 0,8% no terceiro trimestre em cadeia", ou seja, fazendo fé na média das previsões dos analistas, em duas horas crescemos uma brutalidade!!! Passámos de 0,3% e 1,1% para 0,8% e 1,6% entre as sete e meia da manhã e as nove e meia. Só pode ter sido milagre. Ou então, isto só se justifica porque às sete da manhã estamos todos muito maldispostos e somos muito pessimistas.

É curioso ver que a Universidade Católica tinha previsto um crescimento económico de 0,2% em cadeia e de 1% em termos homólogos. Não adianta vir com a desculpa de que Jesus Cristo não sabia nada de finanças. De 0,2% para 0,8% vai uma margem de erro que queima a reputação de qualquer analista e pode trazer problemas com a GNR e o balão. Fica mal à Universidade Católica prever números tão distantes da realidade. É mau exemplo para os alunos. Com que autoridade vão poder chumbar um aluno que diz que os apóstolos eram três. Na verdade, ficamos com a sensação de que se fartaram de rezar para que os números fossem estes. Foi uma questão de fé. Os economistas da Católica não são Velhos do Restelo, são os avós dos Velhos do Restelo. Os trisavôs do Restelo.

Não sendo analista, não prevejo que Teodora Cardoso vá aparecer com trancinhas, numa atitude positiva e um sorriso que anuncia - "Olha, de repente, estamos na média de crescimento da UE!" - não espero isso. Teodora Cardoso é daquelas pessoas que acha que a ida do homem à Lua é mentira.

Perante estes números, juntamente com notícias sobre a luz verde de Bruxelas ao Orçamento do Estado para 2017, sem medidas adicionais, e a decisão de não suspender os fundos comunitários, e revendo a sua entrevista à SIC em Março, Passos Coelho irá cumprir a promessa de votar PS, BE ou PCP se a estratégia da "geringonça" funcionar. Ou seja, se a estratégia da "geringonça" continuar a funcionar, Passos vota em todos menos no Rui Rio.


top 5

Motor da Europa

1. Obama apertou a mão a Trump na Casa Branca - Que horror! Isto é como ver o Jerónimo de Sousa a curtir com a Maria Luís.

2. Web Summit foi "um sucesso espectacular", diz Marcelo - Verdade, eu fui com a minha Bimby à Web Summit Night.

3. Maria Luís: "Para o Governo boa notícia é não acontecer uma desgraça" - Para o PSD é exactamente o oposto.

4. "Suécia vai reabrir a investigação ao assassinato de Olof Palme" - Vai ser orientada pela comissão do caso Camarate.

5. Trump não quer abdicar da sua penthouse para morar na Casa Branca - E não insistam ou manda bombardear a Casa Branca.



A sua opinião7
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado semcrer Há 2 semanas

Caro Beruno:

Será que a venda de 12 F16 por cerca de 160 milhões de euros justificam uma diferença de previsão de 0,2% para 0,8% no crescimento em cadeia ou de 1,6% em termos homólogos ???

A Univ. Católica dos neo conservadores opus dei, César das Neves à cabeça, já há muito que nos 'entretém' com a sua desinformação e projecções totalmente parciais!

comentários mais recentes
nb Há 1 semana

Para um Anónimo: Não são só as contas do 4º trimestre, são as do ano inteiro(posso não me ter feito entender). Aí, sim, vamos ver...

VJRS Há 1 semana

Artigo de opinião bem disposto e com graça.

Anónimo Há 2 semanas

Oh NB
As contas do 4.º trimestre é que vão valer, é isso??
Olha que, de acordo com o Miguel Frasquilho, atual presidente do AICEP e ex-secretário de estado do governo anterior, provavelmente vão ser idênticas às do 3.º.
Nessa altura virás aqui dizer que o que interessa são as contas de 2017

nb Há 2 semanas

Nas contas do 4º trimestre, vamos ver quem tem razão. Até lá, é falar para não estar calado.

ver mais comentários