Fernando  Sobral
Fernando Sobral 22 de novembro de 2017 às 09:55

Há futuro para a Europa depois de Angela Merkel?

Nunca o futuro político de Angela Merkel pareceu estar tanto em risco. Sem acordo para a formação de um governo maioritário na Alemanha, poderemos estar a caminhar para novas eleições. E depois?

Na Grã-Bretanha, olha-se com muita atenção para o que se passa. Porque a situação de Merkel pode ter implicações directas na negociação do Brexit com a UE. No Guardian, Martin Kettle escreve: "Os britânicos sempre assumiram piamente que, de alguma maneira, Merkel voaria para resgatar o Reino Unido, tal como os prussianos fizeram na batalha de Waterloo. David Cameron achou que isso aconteceria nas negociações que precederiam o referendo, em 2015-16. Agora Theresa May e, certamente, David Davis parecem ter uma esperança semelhante sobre o Brexit. É um erro idiota. (…) Como a maior parte dos políticos alemães, Merkel não é activamente antibritânica. Ela certamente acolheria uma Grã-Bretanha que fosse um aliado comprometido na Europa. (…) A verdade é que Merkel sempre teve maiores prioridades em casa do que o Brexit e mais confiáveis aliados na Europa do que a Grã-Bretanha."

O antigo embaixador da Alemanha em Londres, Thomas Matussek, aproveitou para avisar: "Eu penso que a instabilidade alemã é uma má notícia para a Grã-Bretanha, é uma má notícia para a Europa e, sobretudo, é uma má notícia para os alemães." E acrescentou: "Tínhamos uma voz forte e construtiva que foi silenciada. Estamos perante um país a olhar para dentro e autocentrado." No Independent, Sean O'Grady tem uma opinião diferente: "A partida da 'mutti', como os alemães gostam de chamar a Merkel, seria má para a Europa e para a Alemanha. (…) Mas a sua saída pode ser boa para a Grã-Bretanha, porque poderá permitir um mais generoso acordo para o Brexit, ou mesmo reformas na UE que tornariam o Brexit desnecessário (ou mesmo o não Brexit). Há também algum risco que poderia tornar o Brexit ainda pior." Nunca se falou tanto de Merkel.
Saber mais e Alertas
pub