Fernando  Sobral
Fernando Sobral 22 de Dezembro de 2016 às 09:50

O atentado de Berlim e os fantasmas de Angela Merkel

O atentado de Berlim, numa das zonas mais cosmopolitas daquilo que foi uma cidade dividida depois do horror da II Guerra Mundial, está repleto de simbolismo.

Mas representa também um severo golpe para as ambições políticas de Angela Merkel. O "Der Spiegel" já escreve que foi: "o pesadelo da Alemanha, o pesadelo de Merkel". A extrema-direita já a apontou como culpada, tendo como pano de fundo a chegada de refugiados e emigrantes. Angela Merkel pediu, no entanto: "Não queremos viver paralisados pelo medo do mal". O atentado (ligado ao assassinato do embaixador russo em Ancara) levanta questões. Owen Jones, no "Guardian" é peremptório: "Os terroristas estão a ganhar. Porque fingir outra coisa?". E acrescenta: "Os fanáticos terroristas islâmicos e os ascendentes populistas de direita do Ocidente estão a trabalhar em conjunto. Alimentam-se uns aos outros. São interdependentes. (…) Mas, a menos que a razão e o bom senso batam o ódio, 2016 marcará o início de uma nova e negra era".

No "Daily Telegraph", Daniel Johnson diz que o ataque pode significar o fim da carreira de Merkel. "Em Berlim o jogo das culpas já começou. (…) Mas a convicção geral de que o perpetrador foi um emigrante muçulmano significa que a chanceler Merkel está a ser responsabilizada pessoalmente como um ataque à tradição cristã alemã". No "New York Times", Michael Kimmelman recorda o simbolismo de Gedachtniskirche (preservada na parte ocidental como uma ruína para que os alemães se lembrassem da guerra). E recupera um ensaio de 1928 onde se criticava o local por ser demasiado cosmopolita, onde se encontravam demasiadas pessoas diferentes onde as pessoas "falavam todas as línguas do mundo". Dizia que simbolizava a "democracia do asfalto" e que haveria "um dia do julgamento". O autor era Joseph Goebbels.



A sua opinião2
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Anónimo Há 16 horas


Comemorações Oficiais

Ladrões PS- PCP- BE- FP- CGA - 40 ANOS A ROUBAR OS TRABALHADORES E PENSIONISTAS DO PRIVADO


MAIS UM ORÇAMENTO CRIMINOSO DA GERINGONÇA E DOS SEUS APOIANTES.

Mais despesa

Mais dívida

Mais juros

Mais impostos

MAIS DESIGUALDADE SOCIAL


comentários mais recentes
Anónimo Há 16 horas


Comemorações Oficiais

Ladrões PS- PCP- BE- FP- CGA - 40 ANOS A ROUBAR OS TRABALHADORES E PENSIONISTAS DO PRIVADO


MAIS UM ORÇAMENTO CRIMINOSO DA GERINGONÇA E DOS SEUS APOIANTES.

Mais despesa

Mais dívida

Mais juros

Mais impostos

MAIS DESIGUALDADE SOCIAL


Viajante Há 17 horas

Ela própria é um fantasma do mal na europa!Tudo o que tem feito está a destruir a europa e isso é inegável!

pub
pub
pub