Assinatura Digital. Negócios Primeiro Para ler tudo faça LOGIN ou ASSINE
Camilo Lourenço
Camilo Lourenço 04 de fevereiro de 2018 às 21:30

O ministro e a FENPROF promovem a mediocridade

Todos os anos é a mesma coisa. Saem os rankings das escolas e a FENPROF e o ministro repetem o cliché: não são fãs de rankings porque comparam universos diferentes.

O problema são os universos diferentes? Ou é complexo porque escolas privadas aparecem nos primeiros 30 lugares?

Assinatura Digital. Negócios Primeiro
Para ler tudo faça LOGIN ou ASSINE
Análise, informação independente e rigorosa.
Para saber o que se passa em Portugal e no mundo,
nas empresas, nos mercados e na economia.
  • Inclui acesso ao ePaper, a versão do Negócios tal como é impresso em papel. Veja aqui.
  • Acesso ilimitado a todo o site negocios.pt
  • Acesso ilimitado via apps iPad, iPhone, Android e Windows
Saiba mais
A sua opinião18
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado ''LOL'' Há 2 semanas

Boa noite;
Mais uma vez o Sr. Camilo,opina s/ nenhuma base de comprov. científica ou experimentos(evidências, demonstr).Assim sendo aquilo que aqui escreve é única e simplesmente baseado num preconceito ideológico por isso vale ZERO.Qualquer pessoa sensata sabe que comparar o ensino púb. ao priv. é obviamente ridículo porque são de fato realidades que não podem ser comparadas.Para comprovar esse fato basta saber que há colégios de tal forma elitistas neste país que têm regras tão apertadas que não são para todos.Por ex:atrás dos portões do colégio St. Julian's,Carcavelos,há um palácio do séc XVIII,com vista para o mar, estudam as crianças mais privilegiadas do País.O col. tem camp.de ténis,de futebol,jardins primorosamente cuidados.A anuidade pode chegar aos 17 mil euros.Ora comparar este ex. com uma, inserida em zona de contextos socioculturais e económicos diferentes como a Escola Sec. S.P. da Cov em Gondomar ou, J.S. Ribeiro em Idanha,mais que ridículo é um insulto aos Portugueses.

comentários mais recentes
Anónimo Há 2 semanas

E socialismo todos sao bons, todos iguais e como escolas todas sao boas

So nao sei porque menistros tem filhos nos colegios privados da estrangeirada capitalista

Na escola em Portugal, tem que haver exames, obrig Há 2 semanas

Camarada LOL que temos nós que ver com os nórdicos? Não sei se sabe, nós pertencemos a uma cultura latina muito pouco dada a regras e disciplinas. Por aqui o aceitar normas de convivência para atingir um fim, é muito raro, uma questão de ADN e portanto, impossível comparar.

Anónimo Há 2 semanas

As escolas privadas não deveriam receber um cêntimo do Estado..

Quem quer os filhos em escolas privadas que pague..

Estas escolas recebem o mesmo que as escolas públicas do orçamento e depois ainda recebem os balúrdios dos pais dos alunos. Fica o dobro de orçamento em relação às outras

''o pior cego é aquele que não quer ver" LOL Há 2 semanas

Boa tarde;
Nos cinco países nórdicos(Dinamarca,Finlândia,Islândia,Noruega,Suécia),os alunos só são sujeitos a exames no final do Secundário.O ensino é gratuito e as universidades públicas não cobram propinas.O Ensino privado é residual.Mas esses Nórdicos,são incompetentes, pois defendem o facilitismo, tal como esta coligação de Esquerda Radical.LOL
Ora em Portugal,a realidade é outra, as escolas privadas são maioritariamente para os meninos ricos e as publicas para todos os outros.Mesmo assim os alunos e profissionais mais qualificados saem das escolas e universidades publicas. Assim sendo, comparar escolas em contextos socioculturais e económicos diferentes é absurdo não passa de uma falácia e é um insulto à inteligência dos Portugueses.Eu até entendo o Sr. Camilo, porque é daqueles que nos quatro anos da governação PSD/CDS,tal como o governo''pregou''menos estado,mais privado.Educação e Saúde nas mão dos privados?Já agora porque não Segurança(policias e militares) e justiça? LOL

ver mais comentários
Notícias só para Assinantes
Exclusivos, análise, informação independente e credível. Para saber o que se passa em Portugal e no mundo, nas empresas, nos mercados e na economia. Inclui acesso à versão ePaper.
Mais uma forma de ler as histórias
da edição impressa do Negócios.
Se ainda não é Assinante Saiba mais
Saber mais e Alertas
pub