Rui Barroso
Rui Barroso 10 de maio de 2017 às 20:36

O quinteto fantástico que vale mais que muitas bolsas

Os recordes são o prato do dia no sector das tecnológicas americanas. Esta semana, a Apple foi a primeira cotada dos EUA a ultrapassar a fasquia de 800 mil milhões de dólares de capitalização bolsista.

Há mesmo analistas a prever que a fabricante do iPhone supere a fasquia do bilião de dólares. Mas outras cotadas como a Alphabet (dona da Google), a Amazon, o Facebook e a Microsoft também têm aumentado o peso em bolsa. O valor de mercado destas cinco empresas está muito próximo de ultrapassar a fasquia dos três biliões de dólares, segundo uma análise da Bloomberg. É um valor bem superior à capitalização bolsista do PSI-20, que é de menos de 60 mil milhões de euros (65 mil milhões de dólares). Mas o mercado português não é o único a ser superado pelo quinteto fantástico da bolsa americana. Segundo a análise da Bloomberg, apenas quatro bolsas, além da americana, têm uma capitalização bolsista acumulada das suas cotadas superior: China, Japão, Hong Kong e Reino Unido. Estas cinco empresas têm ainda um valor superior à esmagadora maioria das economias do mundo, superando o PIB de países como França ou Reino Unido, por exemplo. Isto depois de aquelas cinco cotadas terem engordado em 24% o seu valor de mercado desde o início do ano.   

 

Jornalista

A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar