Camilo Lourenço
O PS e as divergências FMI/Comissão Europeia
18 Abril 2012, 23:30 por Camilo Lourenço | camilolourenco@gmail.com
Enviar por email
Reportar erro
0
Quem comparar aquilo que diz o FMI com o que diz a Comissão sobre a economia europeia perguntará se estão a falar da mesma realidade. O Fundo pede moderação nos esforços de saneamento orçamental na Europa; a Comissão (puxada pela Alemanha) diz que não.
Quem comparar aquilo que diz o FMI com o que diz a Comissão sobre a economia europeia perguntará se estão a falar da mesma realidade. O Fundo pede moderação nos esforços de saneamento orçamental na Europa; a Comissão (puxada pela Alemanha) diz que não. O Fundo está preocupado com a falta de crédito às empresas (que pode ser agravado em 500 mil milhões de euros devido à desalavancagem dos bancos), designadamente às PME; a Comissão parece que nem percebeu o problema. O FMI diz que os países intervencionados, onde se regista uma quebra profunda do Produto, devem evitar mais medidas de austeridade; a Comissão insiste na receita original. O FMI pede nova baixa das taxas de juro do BCE; o BCE (pressionado pelo Bundesbank) acha que as coisas estão bem assim.

Quem tem razão? Isso é o menos importante agora. O que realmente interessa é perceber o impacte destas divergências, que começaram ligeiras e se transformaram, entretanto, num grande fosso.

As divergências entre FMI e Comissão não auguram nada de bom. Os europeus, sobretudo os intervencionados, podem explorar as diferenças para se afastarem dos objectivos acordados. Em Portugal o PS pode sentir-se legitimado a dizer que não quer ser mais papista que o Papa… e recusar compromissos que assinou. Um discurso que já vai sendo ensaiado por alguns deputados e que pode fragilizar ainda mais a liderança de António José Seguro. E há outros riscos: o FMI pode "sugerir" à Europa que se responsabilize pelo grosso dos programas de ajustamento com o argumento de que mais austeridade agrava a queda do PIB e acentua a espiral austeridade=recessão=mais austeridade=mais recessão.



camilolourenco@gmail.com
Enviar por email
Reportar erro
0
Seguir Autor
pesquisaPor tags:
alertasPor palavra-chave: