Ulisses Pereira
Ulisses Pereira 29 de maio de 2017 às 11:22

Os touros dominam a maioria

Enquanto os sinais de fraqueza não sucederem, os touros continuam a dominar o mercado e a fazer sorrir os investidores.
Comente aqui o artigo de Ulisses Pereira

Depois de algumas sessões de quedas nas semanas anteriores, a Bolsa portuguesa voltou a subir num padrão que tem caracterizado os últimos meses no nosso mercado. Às subidas fortes sucedem-se alguns dias de correcções, antes das subidas voltarem em força, criando novos máximos relativos. Como tenho vindo a referir, os momentos de queda são importantes para arrefecer os ânimos, abanar algumas "mãos fracas" e permitir a quem está de fora ter oportunidades para entrar. A Bolsa portuguesa está sob domínio dos touros e é interessante perceber a situação técnica das 19 acções que compõem o PSI20 (recuso-me a fazer mais piadas sobre esta diferença de números). Dessas 19 acções, 4 estão em "Bear Market", 2 estão num território neutro e 13 estão em "Bull Market". Creio que estes números são elucidativos do domínio dos touros e de como seria inevitável que o PSI vivesse este momento tão positivo.

O que me faria deixar de lado este optimismo que venho manifestando nos últimos meses? Sinais de fraqueza. Até agora, eles não apareceram e as retracções são movimentos normais em qualquer tendência ascendente. Uma quebra consistente da zona de suporte entre os 4750 e os 4850 pontos do PSI seria o primeiro grande sinal de fraqueza e deveria fazer soar o sinal de alarme entre os touros.

Portugal está na moda. E, pelos vistos, a Bolsa portuguesa também. Muitos temem por uma constipação dos mercados internacionais e pelo seu reflexo no nosso mercado mas sofrer por antecipação dos nossos males é inútil e dos males dos outros faz ainda menos sentido. Enquanto os sinais de fraqueza não sucederem, os touros continuam a dominar o mercado e a fazer sorrir os investidores. Que a Primavera da Bolsa portuguesa se transforme em Verão.




Nem Ulisses Pereira, nem os seus clientes, nem a DIF Brokers detêm posição sobre os activos analisados. Deve ser consultado o disclaimer integral aqui


Analista Dif Brokers
ulisses.pereira@difbroker.com



pub
Saber mais e Alertas
pub
pub