Patrícia  Abreu
Patrícia Abreu 09 de julho de 2017 às 17:22

Super-heróis dos mercados estão a perder poderes 

Nos momentos mais difíceis da crise financeira foi a mão dos bancos centrais que evitou cenários ainda mais "negros" nos mercados.

Mario Draghi, o presidente do Banco Central Europeu (BCE), chegou mesmo a ser chamado "Super Mario" devido às medidas agressivas adoptadas pela instituição para conter os efeitos negativos da crise na Zona Euro. Mas os bancos centrais têm agora a difícil tarefa de gerir uma inversão na sua política monetária sem deitar por terra o trabalho dos últimos anos.

E Raymond Dalio alerta que os mercados e a economia estão a entrar numa nova fase, na qual não poderão contar com os apoios e a liquidez dos bancos centrais. O fundador do "hedge fund" Bridgewater argumenta, citado pelo El Economista, que a festa da liquidez ilimitada nos mercados acabou.

"Os banqueiros centrais assinalaram de maneira clara que os estímulos serão reduzidos, anunciando o fim de nove anos de juro baixos e de apoios à economia e aos mercados", explicou. Para Dalio, "entrou-se na fase final do ciclo, na qual os bancos centrais tentam manter o equilíbrio entre o crescimento e a inflação", ainda que o especialista defenda que não conseguiriam evitar uma próxima recessão. Os super-heróis das bolsas estão a ficar sem poderes?

 

Jornalista 

A sua opinião1
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
ATÉ PODEM ESTAR A PERDER PODERES 10.07.2017

MAS FIQUEI MAIS IMPRESSIONADO COM A BELEZA DA "PEQUENA" !

pub