Vikas Shah
Vikas Shah 02 de julho de 2017 às 18:17

Tecnologia, inovação e empreendedorismo

Há cinquenta anos atrás, mal conseguíamos voar, no entanto, agora acabo de escrever este artigo numa companhia aérea confortável a voar sobre o atlântico e com um excelente expresso.

Pense em todas as grandes inovações da nossa espécie e encontrará um elemento comum. Qualquer grande desenvolvimento quer seja social, cultural e económico é proveniente de três grupos de pessoas: empreendedores, artistas e cientistas; e, com certeza, isto resulta da intuição! A inovação requer, por isto, que todos os pontos fundamentais do conhecimento (a ciência) se liguem de uma maneira incomum criando a "serendipity" (fazer descobertas de forma acidental) envolvendo todos aqueles que mudam a sociedade (os empreendedores).

 

A escala dos nossos problemas (e oportunidades)

 

A inovação raramente acontece no vazio. Os seres humanos primitivos criaram ferramentas para melhorar a habilidade para caçar e construir abrigos - e, desta forma, a nossa espécie cresceu. O básico instinto de inovar mudou alterando a escala dos problemas e das oportunidades.

 

Há cinquenta anos atrás, mal conseguíamos voar, no entanto, agora acabo de escrever este artigo numa companhia aérea confortável a voar sobre o atlântico e com um excelente expresso. Há, no entanto, milhares de milhões de pessoas que não têm acesso aos bens essenciais: comida e água pelo que não termos a capacidade de mudarmos esta situação é imperdoável. Este nível de desigualdade, que nasceu do capitalismo, e que também desenvolveu a inovação não passou despercebido.

 

Eu sou humilde e inspirado pelo imenso número de talentos graduados em programas MBA que em todo o mundo estão a fazer este tipo de programas não para seguir a sua carreira em bancos ou consultoras mas, sim, para mudar o mundo. É minha convicção que estes serão a próxima geração de milionários que criarão a sua riqueza através da resolução muitas das crises mundiais desde a fome, pobreza, saneamento básico, saúde e educação, entre outros.

 

Assim que melhorarmos as condições de vida do resto da humanidade estaremos, sem dúvida, a contribuir para uma melhoria da riqueza, segurança e bem-estar de todos nós.

 

A grande convergência

 

Vivemos num tempo único em que a tecnologia está a convergir com as nossas ambições de uma forma que o "outcome" seja não apenas incremental das nossas capacidades mas, sim, uma revolução. Relembro a conversa com John Sculley (CEO da Apple entre 1983 e 1993) que me falou sobre o tempo em que esteve no laboratório da Apple onde Steve Jobs e Bill Gates estavam a falar sobre as suas ambições, "…Somos dois jovens, abaixo dos 30, a falar sobre a causa nobre de dar o poder aos colaboradores através de ferramentas que os ajudem a tornarem-se incrivelmente produtivos e ajudá-los a mudar a forma como as coisas são feitas no mundo; isto criando novas indústrias, entretanto."

 

Apple e Microsoft nasceram da convergência de um conjunto de tecnologias mas atualmente esse número é exponencialmente maior e as novas indústrias criadas estão a crescer e a mudar o nosso planeta. Quais são os exemplos mais clássicos disto? A maior cadeia de hotéis não tem as suas próprias unidades, a maior empresa de transporte não tem carros e um dos maiores países é, atualmente, uma rede social…

 

Nunca foi tão empolgante ser empreendedor apesar de, por vezes, o ritmo da inovação poder parar de nos fazer ver isto. Olharei sempre para trás pelo simples facto de que quando o meu avô nasceu mal conseguíamos voar - e agora, fruto do empreendedorismo, tecnologia e inovação, ainda na nossa geração estou certo que veremos o primeiro homem a andar em Marte.

 

Professor do The Lisbon MBA

 

Artigo em conformidade com o novo Acordo Ortográfico

A sua opinião1
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
1636636070 10.07.2017

Olá, boa tarde, tudo bem? Gostaria de falar com o responsável pelo site... Nós criamos Aplicativos de Guia Comercial (nosso site: https://goo.gl/ge3tWY ) - A nossa intenção é sortear alguns guias para sites que aceitarem fazer parte de um WEBINAR GRÁTIS onde iremos falar sobre um método grátis para conseguir ganhar dinheiro com um Aplicativo de Guia Comercial. No Webinar vamos falar dos sites parceiros que aceitaram estar presente como forma de divulgar seu trabalho. Se tiver interesse em saber mais, me chame no WhatsApp (16) 99209.1604 ou via Facebook.Olá tudo bem? Estamos a procura de sites parceiros para fazermos anúncios da nossa empresa. Nosso mercado é de criação de site, de aplicativo, de loja virtual, de logomarca e de classificados. Caso queira conhecer nosso site acesse: http://www.OficinaDinheiro.com.br e http://blog.andersonferro.com.br - Caso queira, nos passe valores pelo Facebook ou via Whatsapp: (16) 99209.1604. Estamos no aguardo.

AbS!
Anderson Ferro

pub