Patrícia  Abreu
Patrícia Abreu 14 de setembro de 2017 às 19:01

Trump está a matar o dólar. Profecia ou realidade?

Marc Faber é conhecido pelas suas profecias pessimistas. Célebre por ter previsto o "crash" bolsista de 1987, o Dr. Doom está agora a direccionar o seu pessimismo para a divisa norte-americana.

Apesar de ter desvalorizado cerca de 14% face ao euro, desde o início do ano, o dólar poderá ainda não ter esgotado as quedas. Marc Faber admite que a nota verde até possa recuperar 4% a 5% no curto prazo, depois de ter tocado em mínimos de Janeiro de 2015 nos últimos dias, mas as perspectivas de longo prazo não são as melhores. E há apenas um responsável por isso: Donald Trump. "Apenas tem de olhar-se para a administração dos EUA e para as suas políticas económicas que não vão ser muito propícias para a força do dólar a longo prazo", adiantou Faber numa entrevista à CNBC. Apesar de ter anunciado um ambicioso plano económico, as políticas de Trump nunca saíram do papel, o que tirou força à divisa dos EUA. Para o Dr. Doom, é, contudo, difícil encontrar alternativas ao dólar no mercado cambial. Daí a elevada popularidade da bitcoin. "A questão é que moeda é muito melhor do que o dólar?", questiona Faber. E a resposta recai nas criptomoedas. Mas será seguro trocar a aposta em divisas reconhecidas pela bitcoin? Isso, só o tempo o dirá.

 

Jornalista

A sua opinião2
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Anónimo 14.09.2017

Acho que deviam ver isto , se o economico não apagar como costuma fazer.
A ascensão da moeda unica mundial

https://www.youtube.com/watch?v=CwAs5zeMZUM

General Ciresp 14.09.2017

Pois e Patricia,so que muita gente esquece que o dolar ja e mais chines do que americano.O Juncker quer na primeira fase esticar o euro de Espanha ate ( esqueceu-se do d.branca) a Bulgaria,de seguida vai da Bulgaria ate aos EUA.A formiga ate um elefante morto leva na frente.Chines reguila.