Ulisses Pereira
Ulisses Pereira 08 de janeiro de 2018 às 10:06

Um arranque de ano de sonho

O ano não poderia ter começado melhor para a bolsa nacional. Subidas fortes e com bons volumes.
Comente aqui o artigo de Ulisses Pereira

O ano não poderia ter começado melhor para a bolsa portuguesa. Subidas fortes, com a participação de quase todas as acções, com bons volumes - foi uma semana praticamente perfeita no mercado nacional. No último artigo, referi que era importante que algumas acções que têm passado ao lado do "bull market" português dessem a sua contribuição e isso aconteceu neste arranque de 2018.

Num e-mail recebido na semana passada, um leitor questionava-me se não era difícil defender o "bull market" como o tenho feito, quando ele não tem sido explosivo e tem passado à margem de tantos investidores. A resposta foi simples - apesar de ser um "bull market" discreto e onde o cepticismo impera, é fácil defendê-lo porque as condições fundamentais da economia portuguesa estão do seu lado.

Com a economia a crescer, o desemprego a diminuir, os juros da dívida muito baixos, um défice recorde e indicadores de confiança dos consumidores em máximos históricos, é fácil defender as subidas. Bem mais difícil foi quando vesti a pele de touro em condições macroeconómicas bem mais frágeis.

A forte semana inaugural do ano levou o PSI a um estado de "sobrecompra". Aumentam as probabilidades de uma retracção ou consolidação de curto prazo, pelo que quem está de fora e quer entrar no mercado deve esperar para que tal aconteça, uma vez que os riscos de apanhar agora um movimento contrário de curto prazo são bastante elevados.

Apesar desses meus cuidados em relação ao curto prazo, em termos de médio e longo prazo continuo a defender com unhas e dentes este "bull market", em que poucos acreditavam, mas em que as subidas como estas evangelizam muitos. Até ao dia em que poucos ursos restarão e aí sim será a altura de eu despir o meu fato. Seja bem-vindo, 2018!


Nem Ulisses Pereira, nem os seus clientes, nem a DIF Brokers detêm posição sobre os activos analisados. Deve ser consultado o disclaimer integral aqui


Analista Dif Brokers
ulisses.pereira@difbroker.com



Saber mais e Alertas
pub