João Quadros
João Quadros 12 de janeiro de 2018 às 10:22

Votei, mas não inalei

"É verdade que a canábis ajuda no sofrimento de cancros terminais, mas depois essas pessoas podem ficar agarradas." Provavelmente, vão para o céu fazer filtros.
Ontem debateu-se (escrevo esta crónica na quarta-feira) na Assembleia da República as propostas do BE e do PAN sobre os projectos de lei para legalizar a canábis para fins medicinais. O CDS e o PSD estão contra. É pena. Até porque a primeira autorização para plantação de canábis para fins de medicinais em Portugal, para exportação, foi dada em 2014.

Acho que o PSD e o CDS podiam ter sido convencidos se lhes disséssemos que é tradição fumar charros em Portugal. Nas Festas de Reis, na aldeia de Vale Salgueiro, em Mirandela, as crianças são encorajadas a fumar cigarros, uma tradição que teve direito esta semana a uma reportagem da Associated Press. "Pais encorajam os seus filhos, alguns com menos de cinco anos, a fumar cigarros." A reportagem salienta que a idade legal para adquirir tabaco em Portugal é 18 anos, "mas ninguém proíbe os pais de darem cigarros às crianças e as autoridades não intervêm para parar esta prática". Os entrevistados justificam a mesma com os costumes locais. Que fixe. Se calhar, os miúdos injectam-se no Carnaval e vão às meninas na Páscoa.

Nada como imaginar um roteiro tradicional, como as crianças a arder de Vila Nova de Sardão, o "striptease" forçado de septuagenárias em Poço de Sete Mães ou a largada de cabrestos e grávidas bêbedas de Fonte de Castelo Coiso.

Os deputados do PSD, pelo menos alguns dos que conheço, votam contra a canábis para uso medicinal, mas usam para fins recreativos. O PSD e o CDS são contra a utilização em Portugal de canábis para fins medicinais, mas autorizaram plantações onde produzimos canábis para venda para fins medicinais noutros países. É espectacular, somos grandes exportadores de marijuana para uso farmacêutico, mas segundo o PSD e o CDS aquilo só faz mal. Ainda recentemente, a maior plantação de canábis em Portugal foi anunciada no Web Summit. É proibir essa malta toda de cá entrar e deitar fogo a estes projectos todos. Porque não vamos deixar produzir cá uma coisa que até é proibida para efeitos medicinais.

Recordo que, em 2012, a JSD, na altura liderada por Duarte Marques, apoiou a Marcha Global da Marijuana em Lisboa. Grande maluco. A desculpa do PSD para chumbar a legalização da canábis para uso medicinal é: "Pode causar habituação." Ou seja: "Coitados, é verdade que a canábis ajuda no sofrimento de cancros terminais, mas depois essas pessoas podem ficar agarradas." Provavelmente, vão para o céu fazer filtros.

Resumindo, no país de horas e mais horas de publicidade ao cogumelo do tempo e ao Calcitrin, que é vendido directamente ao público, sem intermediação das farmácias, nem pensar em permitir a canábis para efeitos terapêuticos. Não aguento tanta hipocrisia, preciso de fumar uma.

TOP 5

Faz-me um filtro

1. Marques Mendes diz que investimento da Santa Casa no Montepio "vai acabar num inquérito parlamentar e numa investigação judicial" - Ou seja, o negócio não passou por uma das empresas dele.

2. Há 147 mil empregos vagos nas indústrias tradicionais - Deve ser porque pagam bem.

3. Mulheres vestem-se de preto nos Globos de Ouro contra o assédio - Este ano, o Óscar de melhor actor devia ir para uma mulher.

4. Danos da fuga de touro em Arruda ultrapassam os 25 mil euros - A RTP faz uma corrida de touros para ajudar.

5. Marques Mendes: "Diziam que eu tinha talento para guarda-redes de futebol" - De matraquilhos.



A sua opinião12
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado ManZonY Há 3 dias

Será impressão minha ou só eu li uma acusação aos deputados da assembleia da republica de que fuma canabis?
Sem provas é uma afirmação muito feia, então os senhores deputados, tudo gente de bem, andam a fumar charros???
Deve ser para esquecer as asneiras que fazem no hemiciclo durante as votações dos apoios aos partidos e fabrico de leis à sua medida para quando sairem do cargo.
Aprovem logo isso e deixem-se de hipocrisias.

comentários mais recentes
Cesaltino Há 2 dias

E porque tem de ser o CDS e o PSD a votar a favor? Os geringonços são suficientes para outros disparates e não são para este? Vai-te catar ...

Alfon Há 2 dias

Estas crónicas têm cada vez menos graça.

Anónimo Há 2 dias

Os deputados do PSD , CDS gostam de ver o sofrimento alheio e insinuam viver num estado democrático, contudo eles é que decidem o que os outros podem consumir. Façam um referendo e acabem com esta palhaçada!

Ciifrão Há 3 dias

Que confusão, o mundo não é assim tão linear. Óbvio que as farmácias fornecem opiácios para tratar a dor, convém também referir que não são de venda livre, com controlo mais apertado do que os restantes medicamentos de prescrição médica obrigatória.

ver mais comentários
Saber mais e Alertas
pub