03 de Setembro | Robert Skidelsky
Robert Skidelsky : Deve levar-se a sério a economia de Corbyn
A austeridade orçamental, no Reino Unido, tornou-se de tal forma num instrumento de sabedoria convencional, que quem, na opinião pública, ousar desafia-la é imediatamente classificado de perigoso esquerdista.
03 de Setembro | Michael Boskin
Michael Boskin : O que é que a China deve fazer?
Os esforços do governo chinês para conter a recente volatilidade do mercado de acções – as mais recentes medidas proíbem vendas a descoberto e vendas pelos principais accionistas – prejudicaram gravemente a sua credibilidade. Mas os fracassos da política da China não são uma surpresa. Os responsáveis políticos chineses não são os primeiros a gerir mal os mercados financeiros, a moeda e o comércio.
02 de Setembro | Yuriko Koike
Yuriko Koike  : O perigoso crescimento do chauvinismo budista
O Buda, Sidarta Gautama, não representou nenhum elo ao ódio religioso ou animosidade racial. E ainda assim o chauvinismo budista ameaça agora o processo democrático, tanto em Myanmar (Birmânia) como no Sri Lanka.
01 de Setembro | Minxin Pei
Minxin Pei : As lições soviéticas para os expurgadores chineses
A 1 de Agosto, o Exército Popular de Libertação da China (EPL) celebrou o seu 88.º aniversário. Mas os 2,3 milhões de soldados do país têm pouco de comemorar. Na véspera do aniversário, o ex-general superior do EPL, Guo Boxiong, foi expulso do Partido Comunista sem cerimónias e entregue aos procuradores militares para enfrentar acusações de corrupção, incluindo alegações de que terá aceite elevados subornos de colegas oficiais do EPL em troca de promoções. E Guo não será o último oficial do EPL a enfrentar tais acusações.
31 de Agosto | Brahma Chellaney
Brahma Chellaney : As eleições chinesas do Sri Lanka
As eleições parlamentares do Sri Lanka este mês prometem moldar não só o futuro político do país, mas também a situação geopolítica na região do Oceano Índico, um centro global de fluxos de comércio e de energia, que é responsável por metade do tráfego mundial de contentores e 70% dos embarques de petróleo.
30 de Agosto | Yuriko Koike
Yuriko Koike  : Aceitar as palavras do Japão
Nos últimos anos, o número de turistas que visitam o Japão tem vindo a aumentar rapidamente, atingindo um recorde de 13,4 milhões no ano passado, uma subida de 29% face a 2013.
27 de Agosto | Klaus Schwab
Klaus Schwab : Talento versus Capital no século XXI
Quando os responsáveis pelas políticas financeiras tentam promover o crescimento económico, quase invariavelmente centram-se na busca de novas formas de libertar capital. Mas apesar de esta abordagem poder ter resultado no passado, existe o risco de que não se preste a devida atenção ao papel desempenhado pelo talento na altura de gerar e concretizar ideias que tornam possível o crescimento.
Asit K. Biswas e Julian Kirchherr : O apocalipse do ar na Europa
Os responsáveis políticos europeus gostam de dar lições ao resto do mundo sobre a poluição atmosférica. A Ásia, e a China em particular, é o alvo preferido para as críticas.
25 de Agosto | Harold James
Harold James : A obsessão da Alemanha
Um tema persistente – na verdade, o fio condutor – da forma como os líderes alemães discutem a Zona Euro é a sua insistência na importância de seguir as regras.
25 de Agosto | Zhang Lei
Zhang Lei : Os investidores pacientes da China
Um sentimento comum entre os investidores na China é que a melhor maneira de ganhar dinheiro é negociando com frequência, para que não acabem com a batata quente na mão. Contudo, pela minha experiência, comprar e manter boas empresas é a única maneira de alcançar excelentes retornos.
24 de Agosto | Nouriel Roubini
Nouriel Roubini : A bomba-relógio da liquidez
Desde a crise financeira global de 2008 surgiu um paradoxo nos mercados financeiros das economias avançadas. As políticas monetárias não convencionais geraram um excesso gigantesco de liquidez. No entanto, uma série de choques recentes sugere que a liquidez macroeconómica está agora associada a uma severa iliquidez do mercado.
23 de Agosto | Yannos Papantoniou
Yannos  Papantoniou : O governo que a Zona Euro merece
Será que os problemas da Grécia vão destruir a união monetária da Europa, ou revelar a forma como ela deve ser salva? O controverso acordo de resgate - comparado por alguns com o Tratado de Versalhes de 1919, com a Grécia no papel da Alemanha - representa a mais recente reviravolta na saga existencial da Zona Euro.
19 de Agosto | Kenneth Rogoff
Kenneth Rogoff : Um novo tratado para a dívida pública elevada?
A noção do Fundo Monetário Internacional (FMI) de que a dívida da Grécia é insustentável pode afirmar-se um ponto de viragem para o sistema financeiro global. Claramente, é necessário adoptar sérias políticas heterodoxas para lidar com a elevada dívida, mesmo em alguns países mais avançados.
18 de Agosto | Robert Shiller
Robert Shiller : A miragem da singularidade financeira
No seu novo livro "The Incredible Shrinking Alpha", Larry E. Swedroe e Andrew L. Berkin descrevem um ambiente de investimento povoado por analistas cada vez mais sofisticados, que trabalham com grandes dados, poderosos computadores e investigação académica. Com toda esta competição, "os obstáculos para alcançar um alpha [retornos acima de um valor de referência ajustado ao risco - e, portanto, uma medida de sucesso na escolha de investimentos individuais] são cada vez maiores".
17 de Agosto | Daniel Gros
Daniel Gros : Porque é que a Grécia recusou umas férias do euro
Durante o primeiro semestre deste ano, desde que o partido de extrema-esquerda e anti-austeridade Syriza chegou ao poder, em Janeiro, a saga grega praticamente monopolizou a atenção dos responsáveis políticos europeus.
14 de Agosto | Robert Skidelsky
Robert Skidelsky : Sem dor, não há ganho para o Reino Unido?
O historiador económico Niall Ferguson faz-me recordar o falecido historiador de Oxford, A.J.P. Taylor. Apesar de Taylor ter garantido que disse a verdade nos seus escritos, mostrou-se disposto a adulterar os factos por uma boa causa. Ferguson também é um grande historiador – mas igualmente preparado para fazer "spin" quando se trata do campo político.
economistas Em colaboração com Project Syndicate
  • A austeridade orçamental, no Reino Unido, tornou-se de tal forma num instrumento de sabedoria convencional, que quem, na opinião pública, ousar desafia-la é imediatamente classificado de perigoso esquerdista.
  • Os esforços do governo chinês para conter a recente volatilidade do mercado de acções – as mais recentes medidas proíbem vendas a descoberto e vendas pelos principais accionistas – prejudicaram gravemente a sua credibilidade. Mas os fracassos da política da China não são uma surpresa. Os responsáveis políticos chineses não são os primeiros a gerir mal os mercados financeiros, a moeda e o comércio.
  • O Buda, Sidarta Gautama, não representou nenhum elo ao ódio religioso ou animosidade racial. E ainda assim o chauvinismo budista ameaça agora o processo democrático, tanto em Myanmar (Birmânia) como no Sri Lanka.
  • A 1 de Agosto, o Exército Popular de Libertação da China (EPL) celebrou o seu 88.º aniversário. Mas os 2,3 milhões de soldados do país têm pouco de comemorar. Na véspera do aniversário, o ex-general superior do EPL, Guo Boxiong, foi expulso do Partido Comunista sem cerimónias e entregue aos procuradores militares para enfrentar acusações de corrupção, incluindo alegações de que terá aceite elevados subornos de colegas oficiais do EPL em troca de promoções. E Guo não será o último oficial do EPL a enfrentar tais acusações.
  • As eleições parlamentares do Sri Lanka este mês prometem moldar não só o futuro político do país, mas também a situação geopolítica na região do Oceano Índico, um centro global de fluxos de comércio e de energia, que é responsável por metade do tráfego mundial de contentores e 70% dos embarques de petróleo.
14 de Agosto | Robert Skidelsky
Robert Skidelsky : Sem dor, não há ganho para o Reino Unido?
O historiador económico Niall Ferguson faz-me recordar o falecido historiador de Oxford, A.J.P. Taylor. Apesar de Taylor ter garantido que disse a verdade nos seus escritos, mostrou-se disposto a adulterar os factos por uma boa causa. Ferguson também é um grande historiador – mas igualmente preparado para fazer "spin" quando se trata do campo político.
13 de Agosto | Thitinan Pongsudhirak
Thitinan Pongsudhirak : A transição atrofiada da Tailândia
Um ano depois do 12º golpe militar na Tailândia em 83 anos de ordem constitucional, e numa altura em que avança o controverso julgamento da ex-primeira-ministra, Yingluck Shinawatra, por negligência criminal, o futuro do país é perigosamente incerto.
12 de Agosto | Hans-Werner Sinn
Hans-Werner Sinn : Não emprestes aos teus amigos do euro
Depois de meses de jogos e provocações, e apenas uma semana depois de os eleitores gregos terem rejeitado as condições para um empréstimo de 7,5 mil milhões de euros, o fim chegou rapidamente.
pub
pub