20:00 | Lee Jong-Wha
Lee Jong-Wha : A subida irresistível do renminbi
No final deste ano, o Fundo Monetário Internacional (FMI) vai decidir se o chinês renminbi vai juntar-se ao euro, ao iene japonês, à libra britânica e ao dólar norte-americano no cesto de moedas que determinam o valor das reservas internacionais de activos, o Direito de Saque Especial (Special Drawing Right – SDR - em inglês).
Christiana Figueres e José María Figueres : Um planeta, um oceano
Como reservatório natural de carbono, o oceano absorve aproximadamente 25% de todo o dióxido de carbono produzido pela actividade humana todos os anos. Mas estamos a exigir demasiado da sua capacidade de absorção. O carbono dissolvido no oceano alterou a sua composição química, aumentando a sua acidez em 30% desde o início da Revolução Industrial.
Richard Kozul-Wright e Daniel Poon : Financiamento para o desenvolvimento com características chinesas?
Ao promover um enfoque mais pragmático do financiamento para o desenvolvimento, o modelo institucional chinês poderia ser o Fundo para a Rota da Seda, que dispõem de 40 mil milhões de dólares, que o presidente Xi Jinping anunciou em Novembro.
28 de Junho | Bjørn Lomborg
Bjørn Lomborg : Desperdiçar comida num mundo com fome
Todos os anos perde-se um quarto de toda a comida do mundo devido a colheitas ineficientes, a armazenamentos inadequados e a desperdícios na cozinha. Se reduzissemos a metade essa perda poderíamos alimentar mais mil milhões de pessoas – e tornar a fome um problema do passado.
27 de Junho | Stephen Roach
Stephen  Roach : A charada da manipulação cambial
Esta é também a mudança que ressalta da hipocrisia do Congresso. A acusação de manipulação cambial não é mais do que o escudo que faz com que os Estados Unidos evitem a responsabilidade de resolver o problema das poupanças do país.
26 de Junho | Simon Johnson
Simon Johnson  : O fracasso das boas intenções no comércio
O debate sobre o comércio nos Estados Unidos tomou um rumo infeliz. Em vez de discutir as questões com base nos seus méritos, a administração do presidente Barack Obama decidiu enfatizar a necessidade de procedimentos acelerados (também conhecidos como autoridade de promoção comercial, ou TPA) para negociar qualquer acordo comercial.
26 de Junho | Johan Rockström
Johan Rockström : O Papa do clima
Nos últimos 15 anos, as evidências científicas vieram reforçar a conclusão de que a actividade humana está a transformar o planeta. O Vaticano já o reconheceu ao referir-se ao Antropoceno numa reunião realizada em Maio de 2014.
25 de Junho | Harold James
Harold James : Movimento europeu contra a mobilidade
A integração europeia provocou o aumento da mobilidade - especialmente na sequência da crise do euro. Mas o que ainda falta fazer é criar o quadro institucional necessário para tornar a mobilidade aceitável para os residentes da UE.
Desmond Tutu e Trevor Manuel : O imperativo categórico do clima
Actualmente, as pessoas são muitas vezes forçadas a escolher entre fazer o que é moralmente correcto e o que é economicamente benéfico. De facto, as suas opções parecem, muitas vezes, ser mutualmente exclusivas, tornado a decisão de que caminho seguir extremamente desafiante.
23 de Junho | Anatole Kaletsky
Anatole Kaletsky  : Suicídio grego?
A boa notícia é que um default da Grécia, opção que se tornou mais provável depois da provocadora rejeição de Alexis Tsipras ao que classificou como a "absurda" proposta dos credores internacionais, deixou de representar uma séria ameaça ao resto da Europa. A má notícia é que Tsipras parece não ter percebido isto.
John A. Mathews e Hao Tan : A revolução da energia verde da China
A China produz grande parte da sua energia eléctrica através de combustíveis fósseis, como fizeram todas as potências económicas em ascensão desde a Revolução Industrial. Contudo, centrar-se apenas neste factor arrisca ignorar uma tendência relevante. O sistema chinês de produção de energia está a tornar-se ecológico – muito mais rapidamente do que qualquer outro sistema de dimensão comparável no planeta.
Naina Lal Kidwai e Nick Robins  : As finanças e o aquecimento global
Desde 2008, quando a crise financeira mundial quase afundou a economia mundial, a reforma financeira foi uma das grandes prioridades das autoridades políticas. Contudo, à medida que os governantes passam da resolução dos problemas do passado para a preparação do sistema financeiro para o futuro, devem também dar resposta às novas ameaças à sua estabilidade, sobretudo a relacionada com as alterações climáticas.
21 de Junho | Moza bint Nasser
Moza bint Nasser : Nenhuma criança deixada de fora
Numa viagem recente a um campo de refugiados sírios na Turquia, testemunhei algumas das manifestações mais poderosas de tolerância humana que alguém pode imaginar. E, ainda assim, no meio de todas as histórias de trauma e perda, o que mais me afectou foi o desejo insaciável de educação por parte destas famílias de refugiados.
19 de Junho | John Lee
John Lee : A boa luta do Japão
A recente visita do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, aos Estados Unidos foi, da sua perspectiva, altamente bem-sucedida. A primeira revisão em 18 anos das orientações bilaterais de defesa foi concluída, dando às Forças de Auto-Defesa do Japão um papel expansivo na concessão de apoio logístico aos Estados Unidos.
19 de Junho | Jeffrey D. Sachs
Jeffrey D. Sachs : O jogo final na Grécia
Depois de meses de disputas, o confronto entre a Grécia e os seus credores europeus ficou reduzido a um impasse sobre pensões e impostos. A Grécia recusa-se a aceitar as exigências dos seus credores que pedem cortes nas pensões e a subida do IVA sobre a electricidade e os medicamentos.  
17 de Junho | Richard Dobbs
Previsões ousadas baseadas na intuição raramente são uma boa ideia. Segundo a famosa afirmação de Margaret Thatcher quando era secretária da Educação em 1973, o Reino Unido nunca teria uma primeira-ministra durante a sua vida.
economistas Em colaboração com Project Syndicate
  • No final deste ano, o Fundo Monetário Internacional (FMI) vai decidir se o chinês renminbi vai juntar-se ao euro, ao iene japonês, à libra britânica e ao dólar norte-americano no cesto de moedas que determinam o valor das reservas internacionais de activos, o Direito de Saque Especial (Special Drawing Right – SDR - em inglês).
  • Como reservatório natural de carbono, o oceano absorve aproximadamente 25% de todo o dióxido de carbono produzido pela actividade humana todos os anos. Mas estamos a exigir demasiado da sua capacidade de absorção. O carbono dissolvido no oceano alterou a sua composição química, aumentando a sua acidez em 30% desde o início da Revolução Industrial.
  • Ao promover um enfoque mais pragmático do financiamento para o desenvolvimento, o modelo institucional chinês poderia ser o Fundo para a Rota da Seda, que dispõem de 40 mil milhões de dólares, que o presidente Xi Jinping anunciou em Novembro.
  • Todos os anos perde-se um quarto de toda a comida do mundo devido a colheitas ineficientes, a armazenamentos inadequados e a desperdícios na cozinha. Se reduzissemos a metade essa perda poderíamos alimentar mais mil milhões de pessoas – e tornar a fome um problema do passado.
  • Esta é também a mudança que ressalta da hipocrisia do Congresso. A acusação de manipulação cambial não é mais do que o escudo que faz com que os Estados Unidos evitem a responsabilidade de resolver o problema das poupanças do país.
15 de Junho | Gordon Brown
Gordon Brown : A construção da escola global
Este é um ano crítico para a educação em todo o mundo. Apesar do compromisso da comunidade internacional para garantir a escolarização primária universal, 58 milhões de crianças marginalizadas continuam fora das salas de aula. E, enquanto procuramos expandir o compromisso da comunidade internacional – para que, até 2030, todas as crianças tenham a oportunidade de frequentar a escola secundária - temos de trabalhar arduamente para garantir o financiamento necessário.
15 de Junho | Klaus Töpfer
Klaus Töpfer : A revolução do preço da energia solar
Está em curso uma revolução silenciosa. Em Novembro, o Dubai anunciou a construção de um parque de energia solar que produzirá electricidade por menos de 0,06 dólares por kilowatt-hora – um custo inferior ao de uma opção de investimento alternativa, a de uma central eléctrica movida a gás ou carvão.
14 de Junho | Brahma Chellaney
Brahma Chellaney : Modi na China
A China e a Índia têm um relacionamento carregado, caracterizado por disputas purulentas, desconfianças profundas e uma ambivalência sobre cooperação política.
pub
pub