15:22 | Carlo Ratti
Carlo Ratti  : A vida na cidade de Uber
Mais oui! Como qualquer estudante francês do quinto ano sabe, a internet foi inventada em Paris. Era chamada de minitel, uma abreviação para Médium interactif par numérisation d’information téléphonique, e era uma rede de quase nove milhões de terminais que permitia às pessoas e organizações conectarem-se entre si e trocar informações em tempo real.
15:04 | Minghao Zhao
Minghao Zhao : A marcha árabe da China
O crescente derramamento de sangue no Iraque e na Síria está a ser acompanhado tão de perto na China como em qualquer outra parte do mundo. De facto, o Médio Oriente está a tornar-se cada vez mais um foco da política externa chinesa.
13:55 | Adair Turner
Adair Turner : O grande erro sobre o crédito
Antes da erupção da crise financeira em 2008, o crédito privado na maioria das economias desenvolvidas cresceu mais rapidamente do que o produto interno bruto (PIB). Depois o crescimento do crédito colapsou.
18 de Agosto | He Jiankun
He Jiankun  : O compromisso climático da China
Alguns podem considerá-lo um desenvolvimento inesperado, mas a China – actualmente o maior emissor mundial de dióxido de carbono – está a emergir como um líder mundial em matéria de política climática na sua tentativa de criar uma economia mais limpa e mais eficiente.
18 de Agosto | Anders Levermann
Anders Levermann  : O ponto sem retorno da Antártida
As observações por satélite realizadas recentemente confirmaram a precisão de duas simulações de computador independentes que demonstram que a camada de gelo da Antártida ocidental entrou num estado de colapso imparável. O planeta começou uma nova era de consequências irreversíveis relacionadas com as alterações climáticas. O que nos resta saber é se ainda poderemos fazer o suficiente para evitar que aconteça noutros locais.
18 de Agosto | Stephen Roach
Stephen  Roach : Repensar o relacionamento sino-americano
Em inícios de Julho, dirigentes norte-americanos e chineses reuniram-se em Pequim para o sexto Diáologo Estratégico e Económico. Com as fricções bilaterais a intensificarem-se em inúmeras frentes – incluindo a cibersegurança, as disputas territoriais nos Mares do Oriente e do Sul da China, e a política cambial – esta cimeira constituiu uma oportunidade para uma séria reconsideração do relacionamento entre as duas mais poderosas potências do mundo.
18 de Agosto | Andrew Sheng
Andrew Sheng  : Explorar o filão competitivo da China
O Conselho de Estado da China divulgou recentemente um plano exaustivo para a reforma do mercado de capitais até 2020, no qual identifica dois objectivos-chave: "apoiar os processos de mercado justos, abertos e integrais, e proteger os investidores, particularmente os direitos jurídicos dos pequenos investidores".
12 de Agosto | Jeffrey D. Sachs
Jeffrey D. Sachs : O desperdício da guerra
Karl Marx disse, certa vez, numa frase que se tornou famosa, que a História se repete, "a primeira vez como tragédia, a segunda como farsa". No entanto, quando olhamos actualmente à nossa volta, não conseguimos deixar de nos perguntar se depois de uma tragédia não nos aguardará uma outra.
12 de Agosto | Ashoka Mody
Ashoka Mody  : O dia sem fim da economia mundial
No filme "Groundhog Day" [traduzido em Portugal como "Feitiço do Tempo"], um repórter televisivo que faz a previsão do tempo, personagem desempenhada pelo actor Bill Murray, acorda todas as manhãs às 6h da manhã para voltar a viver o mesmo dia. Uma semelhante sensação de "déjà vu" invadiu as projecções económicas desde que a crise económica mundial começou, há meia década.
12 de Agosto | Dale Jamieson
Dale Jamieson : Energia verde e política limpa
Há poucas áreas do discurso público em que o antigo adágio "quem tem telhados de vidro, não atira pedras ao do vizinho" seja mais aplicável do que na das alterações climáticas.
12 de Agosto | Prabhjot Singh
Prabhjot Singh : Um novo mundo dos serviços de saúde
Os sistemas tradicionais de cuidados de saúde estão em apuros. Na Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), os hospitais e clínicas dispendiosos dominam os serviços de saúde e representam 97% dos gastos em cuidados de saúde nos Estados Unidos. Estes sistemas enfrentam problemas constantes, devido às condicionantes dos custos, à exigência de maior qualidade por parte do público e às expectativas exageradas.
09 de Agosto | Kenneth Rogoff
Kenneth Rogoff : Uma lágrima pela Argentina
A Argentina talvez seja tão conhecida pelos seus "defaults" como pelas suas equipas de futebol, mas de modo algum está sozinha neste cenário. Praticamente todos os países dos mercados emergentes registaram problemas recorrentes com a dívida soberana.
08 de Agosto | Nouriel Roubini
Nouriel Roubini : A visão eurasiática da Rússia
A escalada do conflito na Ucrânia entre o governo apoiado pelo Ocidente e os separatistas apoiados pelos russos focalizou as atenções numa questão fundamental: quais são os objectivos de longo prazo do Kremlin? Apesar de o objectivo imediato do presidente russo, Vladimir Putin, se ter cingido a reconquistar o controlo da Crimeia e a reter alguma influência nos assuntos ucranianos, a sua ambição de longo prazo é bem mais arrojada.
08 de Agosto | Daniel Gros
Daniel Gros : Sanções e solidariedade
A União Europeia concordou finalmente em aplicar "sanções de terceiro nível" contra a Rússia devido às suas acções na Ucrânia. Tal como é costume na UE, chegar a este ponto foi um processo demorado e difícil.
08 de Agosto | Michael Spence
Michael Spence : O défice global de segurança
Normalmente, o verão é a altura ideal para fazer uma pausa dos riscos e preocupações da vida quotidiana, e, talvez, para fazer um balanço de onde estamos e para onde estamos a ir. Mas isso é cada vez mais difícil, porque as nossas vidas quotidianas estão a tornar-se muito mais arriscadas e preocupantes.
07 de Agosto | Harold James
Harold James : Lições de futebol para a economia da Europa
Ainda que os líderes europeus continuem sem encontrar uma solução para a crise do euro, os seus alicerces não são difíceis de discernir. Na verdade, a recente experiência da Europa com o futebol - mais especificamente no Euro 2012 e no Mundial deste ano – dá ideias sobre como revitalizar a economia europeia e abordar o seu profundo problema de identidade.
economistas Em colaboração com Project Syndicate
  • Mais oui! Como qualquer estudante francês do quinto ano sabe, a internet foi inventada em Paris. Era chamada de minitel, uma abreviação para Médium interactif par numérisation d’information téléphonique, e era uma rede de quase nove milhões de terminais que permitia às pessoas e organizações conectarem-se entre si e trocar informações em tempo real.
  • O crescente derramamento de sangue no Iraque e na Síria está a ser acompanhado tão de perto na China como em qualquer outra parte do mundo. De facto, o Médio Oriente está a tornar-se cada vez mais um foco da política externa chinesa.
  • Antes da erupção da crise financeira em 2008, o crédito privado na maioria das economias desenvolvidas cresceu mais rapidamente do que o produto interno bruto (PIB). Depois o crescimento do crédito colapsou.
  • Alguns podem considerá-lo um desenvolvimento inesperado, mas a China – actualmente o maior emissor mundial de dióxido de carbono – está a emergir como um líder mundial em matéria de política climática na sua tentativa de criar uma economia mais limpa e mais eficiente.
  • As observações por satélite realizadas recentemente confirmaram a precisão de duas simulações de computador independentes que demonstram que a camada de gelo da Antártida ocidental entrou num estado de colapso imparável. O planeta começou uma nova era de consequências irreversíveis relacionadas com as alterações climáticas. O que nos resta saber é se ainda poderemos fazer o suficiente para evitar que aconteça noutros locais.
07 de Agosto | Michael Boskin
Michael Boskin : As opções da Europa
Muitos europeus acreditam que a tempestade económica e financeira já foi ultrapassada. Nos últimos dois anos, os défices e a dívida estabilizaram. Os juros da dívida soberana das economias mais debilitadas da periferia da Zona Euro caíram acentuadamente. Portugal e a Irlanda saíram dos seus programas de resgate. E deixou de se falar sobre a saída da Grécia do euro.
06 de Agosto | Robert Skidelsky
Robert Skidelsky : O excedente da estagnação da Europa
Enquanto o resto do mundo recupera da Grande Recessão de 2008-2009, a Europa está a estagnar. As previsões de crescimento na Zona Euro apontam para um crescimento de 1,7% no próximo ano. O que é que pode ser feito em relação a isto?
06 de Agosto | Stephen Roach
Stephen  Roach : A China é reveladora da armadilha do pensamento linear dos EUA
É difícil resistir às tentações da extrapolação. Essa tendência exerce uma poderosa influência nos mercados, decisores políticos, agregados familiares e empresas. Mas os observadores mais entendidos compreendem os limites do pensamento linear, porque sabem que esses limites podem ser discutidos e até, por vezes, quebrados.
pub
pub