Cronista
Daniel Gros Director do CEPS

Daniel Gros é director do Centro de Estudos Políticos Europeus (CEPS, na sigla em inglês).

Opinião
A força oculta da Zona Euro 25.06.2017 Daniel Gros
Daniel Gros A nova esperança da Europa? 21.06.2017 Daniel Gros
Opinião O bluff do proteccionismo 09.05.2017 Daniel Gros
Opinião Sinais mistos da Zona Euro 03.04.2017 Daniel Gros
Daniel Gros Poderá Trump salvar o euro? 13.12.2016 Daniel Gros
Opinião FMI, vai embora 23.06.2016 Daniel Gros
Daniel Gros Porque é que os democratas iliberais são populares? 15.08.2017 Daniel Gros
Os homens fortes da Europa de hoje garantiram o apoio popular mantendo a relativa liberdade económica de que depende a prosperidade a longo prazo. Mas, à medida que esses regimes se tornam cada vez mais autoritários, a sua capacidade de manter os eleitores felizes é cada vez mais duvidosa.
Daniel Gros A força oculta da Zona Euro 25.06.2017 Daniel Gros
Felizmente para a Zona Euro, entrará neste período de emprego elevado e crescimento lento numa base sólida - graças, em parte, a essa austeridade polémica. Em contrapartida, os EUA e o Japão enfrentam o pleno emprego com défices orçamentais superiores a 3% do PIB.
Daniel Gros A nova esperança da Europa? 21.06.2017 Daniel Gros
Tal como agora estão as coisas, já não existe a necessidade de acções de emergência. A tensão nos mercados financeiros atenuou e a economia está a expandir-se, com o emprego a regressar ao pico pré-crise. Portanto o foco político deve incidir em reformas para o longo prazo.
Daniel Gros O bluff do proteccionismo 09.05.2017 Daniel Gros
Os políticos europeus devem ignorar os ruídos proteccionistas vindos da administração de Trump e concentrar-se na defesa do actual sistema de comércio global e da ordem internacional liberal.
Daniel Gros Sinais mistos da Zona Euro 03.04.2017 Daniel Gros
As evidências de um risco crescente de desintegração da Zona Euro vêm de três indicadores diferentes. Mas uma análise mais aprofundada desses indicadores sugere que (...) os riscos de curto prazo são bastante baixos.
Daniel Gros O Brexit num corajoso mundo novo 21.02.2017 Daniel Gros
Com o sistema de comércio mundial a tornar-se menos aberto, todos perderiam, mas não da mesma forma. Os EUA, a China e a UE (partindo do princípio de que sobrevive) ficariam muito melhor do que economias mais pequenas, como o Reino Unido.
Daniel Gros Conseguirá a UE sobreviver ao populismo? 23.01.2017 Daniel Gros
Quando os populistas não conseguirem cumprir, é de volta à UE que as pessoas vão correr. Esperamos é que ainda exista uma UE à espera delas.
Daniel Gros Poderá Trump salvar o euro? 13.12.2016 Daniel Gros
Quaisquer que sejam as desvantagens potenciais das políticas de Trump, há uma clara vantagem: impulsionarão o crescimento e o emprego numa Zona Euro onde a insatisfação económica está a gerar turbulência política.
Daniel Gros A morte silenciosa da governança da Zona Euro 04.09.2016 Daniel Gros
Segundo as regras do PEC, a Comissão deveria ter proposto uma coima a aplicar a Espanha e Portugal por terem ultrapassado as metas de défice orçamental por larga margem. A coima teria sido amplamente simbólica, mas a Comissão parece ter decidido que o simbolismo não valia a pena.
Daniel Gros O momento da verdade no Reino Unido 25.07.2016 Daniel Gros
Tendo abandonado o seu papel histórico na construção do futuro da Europa, será que o Reino Unido se vai contentar em ficar à margem?
pub