Cronista
Daniel Gros Director do CEPS

Daniel Gros é director do Centro de Estudos Políticos Europeus (CEPS, na sigla em inglês).

Daniel Gros Como a UE deve responder às tarifas de Trump 20.05.2018 Daniel Gros
Ao contrário dos EUA - que aparentemente abandonaram a lógica económica na sua busca por "ganhos" rápidos no comércio - a UE é uma entidade lenta que geralmente prioriza a lógica económica, e não as considerações geopolíticas, e favorece acordos de longo prazo.
Daniel Gros Um acordo de cavalheiros para o Brexit 14.03.2018 Daniel Gros
As alternativas disponíveis para a UE são ver o Reino Unido abandonar a sua união aduaneira, ou manter o Reino Unido, fazendo um compromisso político para ter em consideração os interesses britânicos. Numa perspectiva de longo prazo, é preferível esta segunda opção.
Daniel Gros Zona Euro: uma ilha de estabilidade 19.02.2018 Daniel Gros
A Zona Euro deve a sua imunidade ostensiva às oscilações dos mercados financeiros às grandes melhorias nos fundamentais das economias periféricas: o crescimento melhorou e o desemprego – ainda que continue elevado - está em rápido declínio.
Daniel Gros O regresso da Europa à crise? 12.10.2017 Daniel Gros
Se a ideia é fazer progressos em direcção a uma "união cada vez mais estreita", os líderes europeus terão de encontrar um novo modelo que possa superar a apatia crescente dos seus cidadãos.
Daniel Gros Porque é que os democratas iliberais são populares? 15.08.2017 Daniel Gros
Os homens fortes da Europa de hoje garantiram o apoio popular mantendo a relativa liberdade económica de que depende a prosperidade a longo prazo. Mas, à medida que esses regimes se tornam cada vez mais autoritários, a sua capacidade de manter os eleitores felizes é cada vez mais duvidosa.
Daniel Gros A força oculta da Zona Euro 25.06.2017 Daniel Gros
Felizmente para a Zona Euro, entrará neste período de emprego elevado e crescimento lento numa base sólida - graças, em parte, a essa austeridade polémica. Em contrapartida, os EUA e o Japão enfrentam o pleno emprego com défices orçamentais superiores a 3% do PIB.
Daniel Gros A nova esperança da Europa? 21.06.2017 Daniel Gros
Tal como agora estão as coisas, já não existe a necessidade de acções de emergência. A tensão nos mercados financeiros atenuou e a economia está a expandir-se, com o emprego a regressar ao pico pré-crise. Portanto o foco político deve incidir em reformas para o longo prazo.
Daniel Gros O bluff do proteccionismo 09.05.2017 Daniel Gros
Os políticos europeus devem ignorar os ruídos proteccionistas vindos da administração de Trump e concentrar-se na defesa do actual sistema de comércio global e da ordem internacional liberal.
Daniel Gros Sinais mistos da Zona Euro 03.04.2017 Daniel Gros
As evidências de um risco crescente de desintegração da Zona Euro vêm de três indicadores diferentes. Mas uma análise mais aprofundada desses indicadores sugere que (...) os riscos de curto prazo são bastante baixos.
Daniel Gros O Brexit num corajoso mundo novo 21.02.2017 Daniel Gros
Com o sistema de comércio mundial a tornar-se menos aberto, todos perderiam, mas não da mesma forma. Os EUA, a China e a UE (partindo do princípio de que sobrevive) ficariam muito melhor do que economias mais pequenas, como o Reino Unido.