Cronista
Jean Pisani-Ferry Director do Bruegel

Jean Pisani-Ferry é director do Bruegel, um think tank económico internacional, professor de Economia na Universidade Paris-Dauphine, e membro do Conselho de Análise Económica do primeiro-ministro francês.

Jean Pisani-Ferry A Europa pode perder a sua oportunidade de realinhamento político 05.09.2018 Jean Pisani-Ferry
Da forma como as coisas estão, o mais provável é as eleições de Maio de 2019 terminarem numa série de lutas obscuras e altamente tácticas. Isto seria mau para a democracia, porque os cidadãos merecem receber opções claras sobre questões centrais.
Jean Pisani-Ferry A Europa é amiga ou inimiga da América? 06.08.2018 Jean Pisani-Ferry
Se a UE não conseguir definir-se a si própria para um mundo que é muito diferente do que existia há dez anos, provavelmente não sobreviverá como uma instituição significativa.
Jean Pisani-Ferry Pode o multilateralismo adaptar-se? 02.08.2018 Jean Pisani-Ferry
A solução não está nem em cultivar a nostalgia da ordem de ontem nem em colocar a esperança em formas brandas e ineficazes de cooperação internacional. A acção colectiva internacional requer regras, porque a flexibilidade e a boa vontade, por si só, não conseguem resolver problemas difíceis.
Jean Pisani-Ferry A linha traçada na areia por Mattarella 05.06.2018 Jean Pisani-Ferry
A decisão de Mattarella significa que os eleitores não podem questionar a permanência no euro? Qual é a margem resultante para a escolha democrática? Estas são questões fundamentais para todos os cidadãos europeus.
Jean Pisani-Ferry O mal menor para a Zona Euro 03.04.2018 Jean Pisani-Ferry
Embora o euro tenha sobrevivido à ruptura financeira de 2010-2012, vê-se agora confrontado com uma disrupção política potencialmente mais desafiadora. Essa ameaça deve ser encarada.
Jean Pisani-Ferry As consequências económicas internacionais do Sr. Trump 20.02.2018 Jean Pisani-Ferry
Se o primeiro ano de Trump na presidência é uma indicação do que está para vir, há poucos motivos para ansiar por uma liderança económica dos Estados Unidos. Um ano após a sua tomada de posse, Davos representou um alerta poderoso de que ele está longe de estar normalizado.
Jean Pisani-Ferry O abandono do progresso 25.01.2017 Jean Pisani-Ferry
Para quem acredita que o progresso deve continuar a ser a bússola que orienta as sociedades no século XXI, a prioridade é redefini-lo no contexto actual e delinear a agenda política correspondente.
Jean Pisani-Ferry A prevenção da próxima crise da Zona Euro começa agora 18.12.2016 Jean Pisani-Ferry
Não existem soluções rápidas para os problemas da Zona Euro. Mas uma coisa é clara: a falta de uma verdadeira discussão sobre futuros possíveis é uma séria preocupação.
Jean Pisani-Ferry A nova realidade orçamental 08.11.2016 Jean Pisani-Ferry
Não devemos ser reféns de uma falsa escolha entre responsabilidade orçamental e revitalização económica. Os factos mudaram. Podemos fazer as duas coisas.
Jean Pisani-Ferry A geografia das eleições 18.10.2016 Jean Pisani-Ferry
A geografia dos votos é um indicador da profunda divisão económica, social e educacional. Cidades prósperas, onde se concentram os licenciados, tendem a votar frequentemente em candidatos do centro esquerda e com uma visão internacional.