Cronista
Kenneth Rogoff Antigo economista-chefe do FMI

Kenneth Rogoff, antigo economista-chefe do FMI, é professor de Economia e Política Pública na Universidade de Harvard.

Opinião
A Fed normal de Trump 16.05.2018 Kenneth Rogoff
Opinião Os EUA estão a exportar obesidade 12.12.2017 Kenneth Rogoff
Opinião A Reserva Federal de Donald Trump 09.11.2017 Kenneth Rogoff
Opinião Ouro falso encriptado? 18.10.2017 Kenneth Rogoff
Opinião A Zona Euro ou reforma-se ou morre 06.07.2017 Kenneth Rogoff
Kenneth Rogoff As grandes tecnológicas são um grande problema 17.07.2018 Kenneth Rogoff
As grandes tecnológicas poderão dizer que todo o capital que aplicam em novos produtos e serviços se destina a impulsionar a inovação, mas, muitas vezes, a intenção é cortar pela raiz a potencial concorrência.
Kenneth Rogoff Serão os mercados emergentes o canário na mina das finanças? 13.06.2018 Kenneth Rogoff
Como vimos há uma década, e inevitavelmente veremos novamente, não estamos no "Fim da História" quando se trata de dívida global e crises financeiras.
Kenneth Rogoff A Fed normal de Trump 16.05.2018 Kenneth Rogoff
É verdade que, com o crescimento dos défices e a aproximação da campanha eleitoral de 2020, os testes ainda estão para chegar. Mas por agora, vamos reconhecer que esta é uma área onde a presidência de Trump tem sido quase normal - até ver.
Kenneth Rogoff Irá a China suplantar a hegemonia económica dos EUA? 11.04.2018 Kenneth Rogoff
A China pode liderar o futuro digital se os EUA largarem a bola, mas não se tornará a potência global dominante só porque tem uma população maior. Pelo contrário, a era da máquina que aí vem poderá ser um divisor de águas na batalha pela hegemonia.
Kenneth Rogoff Crescimento a longo prazo: a posição dos economistas e dos cientistas 09.04.2018 Kenneth Rogoff
Hoje em dia, os receios suscitados pela inteligência artificial dizem sobretudo respeito às desigualdades e ao futuro do trabalho. No entanto, tal como os escritores de ficção científica nos têm vindo a advertir, as ameaças que poderão advir do nascimento de formas de "vida" baseadas no silício são verdadeiramente aterradoras.
Kenneth Rogoff Quando é que a tecnologia vai disromper o ensino superior? 28.02.2018 Kenneth Rogoff
As universidades e as faculdades são cruciais para o futuro das nossas sociedades. Mas, dado os avanços impressionantes que estão a ser realizados em tecnologia e em inteligência artificial, é difícil ver como é que eles podem continuar a desempenhar este papel sem se reinventarem durante as próximas duas décadas.
Kenneth Rogoff Mercados inebriados e políticas sombrias 15.01.2018 Kenneth Rogoff
As manchetes que pareciam pressagiar o caos e a instabilidade política não evitaram que os mercados accionistas disparassem. Analisemos o porquê.
Kenneth Rogoff Os EUA estão a exportar obesidade 12.12.2017 Kenneth Rogoff
Se bem que seja difícil avaliar as consequências na saúde a longo prazo, há muitas provas de que a obesidade contribui significativamente para taxas mais elevadas da diabetes de tipo II, ataques cardíacos e determinados tipos de cancro.
Kenneth Rogoff A Reserva Federal de Donald Trump 09.11.2017 Kenneth Rogoff
Dado que a política monetária é a primeira e melhor linha de defesa contra uma recessão, uma tarefa urgente para o novo presidente é desenvolver uma melhor abordagem.
Kenneth Rogoff Deixar crescer o populismo? 04.05.2017 Kenneth Rogoff
A perspectiva para o crescimento global está a melhorar e, com políticas sensatas, os próximos anos podem ser bem melhores do que foram os últimos – certamente para as economias avançadas e talvez para a restante maioria também.