Cronista
Robert Skidelsky Economista

Robert Skidelsky é membro da British House of Lords, é professor jubilado de Economia Política na Universidade de Warwick.

Opinião Acelerar a máquina 14.01.2018 Robert Skidelsky
Opinião A hora da Alemanha 21.09.2017 Robert Skidelsky
Opinião Uma viagem pelo país de Putin 04.09.2017 Robert Skidelsky
Opinião Os protocolos de Donald J. Trump 21.08.2017 Robert Skidelsky
Opinião A profunda confusão dos britânicos 26.06.2017 Robert Skidelsky
Opinião As variantes da experiência populista 11.06.2017 Robert Skidelsky
Robert Skidelsky Os valores familiares de Putin 03.07.2018 Robert Skidelsky
A aliança táctica entre o Kremlin e os populistas alimenta o sonho de uma união ideológica que se estende "de Lisboa a Vladivostok", baseada não nos valores ocidentais, mas nos "eurasianos". Estes projectos geopolíticos estão a ganhar terreno e isso deveria ser um motivo de reflexão.
Robert Skidelsky A próxima fase da emancipação feminina? 06.03.2018 Robert Skidelsky
Nas sociedades tradicionais, os homens é que iam para a guerra, porque eram mais fortes, mais rápidos e mais altos. Sem surpresa, um dos últimos bastiões do pagamento desigual hoje é no desporto de competição, que é uma forma de guerra ritualizada.
Robert Skidelsky Como a economia sobreviveu à crise económica 25.02.2018 Robert Skidelsky
Enquanto a Grande Depressão da década de 1930 produziu a economia keynesiana e a estagnação da década de 1970 produziu o monetarismo de Milton Friedman, a Grande Recessão não produziu nenhuma mudança intelectual semelhante.
Robert Skidelsky Verdades inconvenientes sobre a migração 19.12.2017 Robert Skidelsky
A tolerância das pessoas para com a mudança e a adaptação não deve ser forçada além dos seus limites, apesar das diferenças que possam existir entre países. A imigração não deve ser forçada em demasia, porque, caso contrário, gerará hostilidade.
Robert Skidelsky Economistas versus a economia 05.04.2017 Robert Skidelsky
Virtualmente sem mecanismos macroecnómicos à disposição, o posicionamento padrão são "reformas estruturais". Mas ninguém chega a acordo sobre o que isso acarreta. Entretanto, líderes excêntricos estão a capitalizar o voto dos descontentes.
Robert Skidelsky O papão da dívida pública 15.09.2016 Robert Skidelsky
Muitas pessoas pensam que, por mais pesados que sejam os impostos, é mais honesto para os governos aumentá-los para pagar os seus gastos do que incorrer em dívidas.
Robert Skidelsky A falsa promessa das taxas de juro negativas 23.08.2016 Robert Skidelsky
Mas se é de todo verdade que estamos a entrar num período de "estagnação secular" e de crescente desemprego, como Larry Summers e outros argumentaram, um maior papel do Estado no investimento é inevitável.
Robert Skidelsky Rendimento básico revisitado 06.07.2016 Robert Skidelsky
Um rendimento básico incondicional que crescesse em linha com a produtividade do capital garantiria que os benefícios da automação iriam para muitos e não apenas para alguns.
Robert Skidelsky Uma ponte britânica para uma Europa dividida 03.05.2016 Robert Skidelsky
Hoje o que impulsiona o debate no Reino Unido é a fraqueza e não a força da Europa. Os britânicos consideram que eles próprios se estão a sair bastante bem, enquanto a Europa se tem dado mal.
Robert Skidelsky A concubina dos economistas 25.04.2016 Robert Skidelsky
Há um forte argumento ético contra a prostituição. Mas, a menos que estejamos preparados para lidar com isso - e a nossa civilização liberal não está - o melhor que podemos fazer é regular o comércio.