Ontem
Economistas A ilusão que está a levar à alta dos preços dos activos norte-americanos 23.02.2017 Robert Shiller
Nos Estados Unidos, a combinação de Trump com uma sucessão de vários novos máximos nos preços dos activos – chamados de Trump ao quadrado – têm suportado a ilusão que tem impulsionado o optimismo actual do mercado.
Anteontem
Economistas A resiliência surpreendente da economia mundial 22.02.2017 Jim O'Neill
Tem sido interessante observar o crescimento acelerado face a choques como o referendo do Brexit no Reino Unido e a eleição de Trump. E, ainda assim, não é claro o que vai acontecer.
Daniel Gros O Brexit num corajoso mundo novo 21.02.2017 Daniel Gros
Com o sistema de comércio mundial a tornar-se menos aberto, todos perderiam, mas não da mesma forma. Os EUA, a China e a UE (partindo do princípio de que sobrevive) ficariam muito melhor do que economias mais pequenas, como o Reino Unido.
Economistas A arte da integração europeia 20.02.2017 Sergei Guriev
Para que a União Europeia continue a ser um farol de abertura e de democracia liberal, deve prosseguir com a integração.
Economistas Três surpresas em 2017 19.02.2017 Anatole Kaletsky
Se François Fillon ou Emmanuel Macron vencerem, a França vai embarcar num processo de reformas económicas comparável ao que a Alemanha fez em 2003, realizado pelo então chanceler Gerhard Schroeder.
Há 1 semana
Economistas O motivo pelo qual os millennials vão rejeitar Trump 16.02.2017 Jeffrey D. Sachs
As políticas económicas de Trump estão voltadas para esta América antiga, branca e que nasceu no país. Trump é favorável a cortes de impostos para os idosos ricos, o que coloca um fardo de dívida mais elevado nos mais jovens.
Economistas O trabalho num futuro automatizado 15.02.2017 Johan Aurik 22
As importantes mudanças – na verdade, revolucionárias – vão acontecer ao longo de muitas décadas, e não de repente, como um big bang.
Economistas Quatro certezas sobre a economia populista 14.02.2017 Michael Spence
Nos próximos meses, vamos saber mais sobre se o recente aumento do optimismo económico é robusto; se os esforços de Trump para combater a deslocalização e impulsionar o crescimento e o emprego têm um impacto a longo prazo; e se o proteccionismo prevalece.
Economistas O que se passa com a Alemanha? 13.02.2017 Federico Fubini 25
A doença de Itália é muito mais aguda do que a da Alemanha, mas ambas são potencialmente graves. Ambos os países precisam de tratamento imediato.
Economistas O fim da lua-de-mel de Trump com os mercados 12.02.2017 Nouriel Roubini
Se Trump levar o seu proteccionismo longe demais, vai sem dúvida desencadear guerras comerciais. Os parceiros comerciais dos EUA vão ter poucas opções a não ser responder às restrições às importações com a imposição das suas próprias tarifas sobre as exportações norte-americanas.
pub