Ontem
Jean Pisani-Ferry As consequências económicas internacionais do Sr. Trump 20.02.2018 Jean Pisani-Ferry
Se o primeiro ano de Trump na presidência é uma indicação do que está para vir, há poucos motivos para ansiar por uma liderança económica dos Estados Unidos. Um ano após a sua tomada de posse, Davos representou um alerta poderoso de que ele está longe de estar normalizado.
Anteontem
Daniel Gros Zona Euro: uma ilha de estabilidade 19.02.2018 Daniel Gros
A Zona Euro deve a sua imunidade ostensiva às oscilações dos mercados financeiros às grandes melhorias nos fundamentais das economias periféricas: o crescimento melhorou e o desemprego – ainda que continue elevado - está em rápido declínio.
Economistas Estarão os preços do petróleo a caminho de outro pico? 18.02.2018 Carmen Reinhart
O aumento das receitas petrolíferas melhora a situação orçamental da maioria das economias produtoras desta matéria-prima e há países que aproveitaram o maior apetite por parte dos investidores internacionais para emitirem dívida soberana.
Economistas A irresistível ascensão da China 15.02.2018 Jim O'Neill
2018 mal começou, e já a economia da China é duas vezes e meia maior do que a japonesa, cinco vezes maior do que a da Índia, seis vezes maior do que a do Brasil e oito vezes maior do que a da Rússia. Também é maior do que toda a Zona Euro.
Economistas Pode o populismo económico prevenir o populismo político? 14.02.2018 Dani Rodrik
Os bancos centrais independentes desempenharam um papel muito importante no controlo da inflação nas décadas de 1980 e 1990. No entanto, no actual contexto de baixa inflação, o seu foco exclusivo na estabilidade dos preços incute uma tendência deflacionista à política económica e entra em conflito com a criação de emprego e crescimento.
Há 1 semana
Economistas Como é que os EUA podem mudar o comportamento do Paquistão? 13.02.2018 Brahma Chellaney
Os decisores políticos dos EUA devem agir em breve, ou um Paquistão cada vez mais frágil, pode passar de Estado patrocinador de terrorismo a Estado patrocinado por terroristas.
Nouriel Roubini As promessas falhadas da blockchain 12.02.2018 Nouriel Roubini 151
A suposta vantagem da bitcoin é também o seu calcanhar de Aquiles, porque mesmo que tivesse uma oferta estável de 21 milhões de unidades, isso iria desqualificá-la como uma moeda viável. A menos que a oferta de uma moeda esteja alinhada com o potencial PIB nominal, os preços sofrerão uma deflação.
Economistas Como perder uma guerra comercial 11.02.2018 Stephen Roach
As guerras comerciais são para perdedores. Talvez essa seja a derradeira ironia para um presidente que prometeu que a América devia começar a "ganhar" novamente.
Economistas É tempo de deixar as mulheres prosperarem 08.02.2018 Erna Solberg
Com a economia global a recuperar, os governos têm agora de criar as bases para um crescimento de longo prazo, criando condições para as mulheres, em todos os locais, tomarem consciência de todo o seu potencial. A discriminação e os abusos contra as mulheres não podem continuar a ser tolerados.
Simon Johnson O Trumponomics está a falhar no crescimento 07.02.2018 Simon Johnson
Longe de um milagre, Trump não conseguiu qualquer tipo de melhoria no crescimento económico. Para entender porquê, ajuda lembrar que Trump não fez muita coisa desde que assumiu o cargo.