Cronista
André Veríssimo Jornalista

André Veríssimo é director do Negócios desde Novembro de 2017, tendo iniciado funções na direcção em 2013. Antes foi editor de Mercados Financeiros durante seis anos. Licenciado em Comunicação Social pela Universidade Católica, foi jornalista de Internacional e Economia na revista Focus. Antes de se juntar à equipa do Negócios esteve três anos no Semanário Económico, onde foi editor. Recebeu por duas vezes o prémio de jornalismo económico do Santander Totta/ Universidade Nova de Lisboa na categoria de Mercados Financeiros. Nasceu em 1976 e vive em Lisboa.

André Veríssimo O regresso da má dívida 20.02.2018 André Veríssimo
O passa-culpas da falta de financiamento às empresas tornou-se um clássico. Os bancos dizem que não dão mais crédito porque faltam boas empresas e projectos que o queiram. As empresas queixam-se que há bons investimentos que ficam na gaveta por falta de crédito.
André Veríssimo O estreito caminho de Rio 15.02.2018 André Veríssimo
A primeira prova de Rui Rio será sair do Congresso que hoje começa como um líder que pretende ser mais do que uma figura de transição.
André Veríssimo E depois dos 2,7%? 14.02.2018 André Veríssimo 32
O INE confirmou ontem o número mágico de 2,7%, o maior crescimento económico do século. O primeiro-ministro exultou-o, como lhe compete, no Parlamento. Mas assentemos os pés na terra.
André Veríssimo Do susto ao alívio 06.02.2018 André Veríssimo
Paul Samuelson, prémio Nobel, disse um dia que “os mercados accionistas previram nove das últimas cinco recessões”. É um bom ponto de partida para olhar para as quedas que tingiram de vermelho as bolsas.
André Veríssimo O diabo do bloco central 01.02.2018 André Veríssimo
Se dúvidas houvesse sobre a inevitabilidade do fim do passismo, a eleição do novo líder do PSD veio confirmá-las. Antes de Rui Rio, os entendimentos entre os partidos do bloco central serviam apenas de arma de arremesso mútuo. Agora a sua possibilidade teórica tornou-se o tema político “du jour”.
André Veríssimo Deve Centeno sair? (Parte II) 30.01.2018 André Veríssimo 57
É a segunda vez em cerca de um ano que a continuidade de Mário Centeno no cargo de ministro das Finanças é questionada. Primeiro foi por causa da Caixa. Agora por um suposto favorecimento fiscal ao filho do presidente do Benfica a troco de bilhetes para ver um jogo na Luz.
André Veríssimo Imobiliário a 38º 29.01.2018 André Veríssimo
Com o dinheiro a render pouco ou nada nos bancos, o imobiliário está a transformar-se numa espécie de capitalismo popular da segunda metade do século XXI. E isso tem riscos.
André Veríssimo No desconcerto de Davos 25.01.2018 André Veríssimo
O Fórum Económico Mundial de Davos é o mais próximo que se pode conceber de uma festa da elite internacional. Na vila alpina confluem, anualmente, empresários na lista da Forbes, CEO das maiores empresas do mundo e chefes de Estado e de governo para um concerto de influência política e económica.
André Veríssimo Até onde irá a graça? 23.01.2018 André Veríssimo
Marcelo Rebelo de Sousa foi eleito Presidente faz hoje dois anos. Quem queira encontrar argumentos para um balanço negativo terá dificuldade em fazê-lo com seriedade. Há-os, e vários, a suportar o contrário.
André Veríssimo A espinhosa missão de Centeno 21.01.2018 André Veríssimo
Mário Centeno, que hoje se estreia à frente da reunião do Eurogrupo, terá como principal missão ajudar a levar a bom porto uma reforma da Zona Euro que a torne mais resistente no embate com a próxima crise, promova um crescimento mais homogéneo e melhore a imagem da moeda única aos olhos de um eleitorado cada vez mais eurocéptico.