Cronista
André Veríssimo Jornalista

André Veríssimo é director do Negócios desde Novembro de 2017, tendo iniciado funções na direcção em 2013. Antes foi editor de Mercados Financeiros durante seis anos. Licenciado em Comunicação Social pela Universidade Católica, foi jornalista de Internacional e Economia na revista Focus. Antes de se juntar à equipa do Negócios esteve três anos no Semanário Económico, onde foi editor. Recebeu por duas vezes o prémio de jornalismo económico do Santander Totta/ Universidade Nova de Lisboa na categoria de Mercados Financeiros. Nasceu em 1976 e vive em Lisboa.

André Veríssimo O fim da clandestinidade 11.07.2018 André Veríssimo
Trabalhar para a Uber ou um serviço similar era como consumir drogas leves – ilegal, mas ninguém ia preso. Havia, no entanto, uma insegurança, que se estendia aos clientes. Esse tempo está, felizmente, a chegar ao fim. Foi um processo longo e difícil. A primeira proposta legislativa do Governo data do final de 2016.
André Veríssimo Diz que é uma espécie de Brexit 10.07.2018 André Veríssimo
A demissão de David Davis, o ministro do Brexit, e de Boris Johnson, ministro dos Negócios Estrangeiros, significa que muito provavelmente vingará uma solução em que o Reino Unido fica com um pé fora e outro dentro da União Europeia. Como projecto político, a saída do Reino Unido pode seduzir uma parte importante do eleitorado, mas do ponto de vista económico tem custos muito elevados.
André Veríssimo Verborreia orçamental 09.07.2018 André Veríssimo 29
O Orçamento do Estado para 2019 é por estes dias o prato “du jour” da política à portuguesa, servido este ano com doses generosas de crispação. Tanta agitação seria compreensível, e salutar, se fosse motivada pelo debate incisivo de medidas e opções concretas para o futuro do país. Nada. Até agora, é só espuma.
André Veríssimo Um número que envergonha 04.07.2018 André Veríssimo 93
A fraude é um comportamento ainda enraizado na sociedade portuguesa. Veja-se o alojamento local. Há um negócio emergente e logo a fuga fiscal emerge com ele, obrigando à atenção especial dos inspectores.
André Veríssimo Uma Europa sem Merkel 02.07.2018 André Veríssimo 34
Quando a Alemanha foi eliminada do Mundial da Rússia pela Coreia do Sul, a maioria dos portugueses e muitos outros europeus rejubilaram. É futebol, a Alemanha é uma potência do desporto, campeã em título, e há um prazer em ver os favoritos caírem. Não é tão inocente assim...
André Veríssimo Bons ventos da banca 01.07.2018 André Veríssimo 21
O fim do financiamento do BCE à Caixa e a emissão do Novo Banco são passos recentes de um processo longo que já passou por aumentos de capital feitos no mercado - caso do BCP - recomposições accionistas - como no BPI - reembolso das injecções do Estado - como fizeram ambos - e regresso aos lucros, como já conseguiram quase todos.
André Veríssimo Uma Europa de serviços mínimos 27.06.2018 André Veríssimo
A reunião do Conselho Europeu de quinta e sexta-feira era suposto produzir um consenso dos Estados-membros em torno de mecanismos capazes de criar um projecto económico, e logo político, mais robusto. Infelizmente, os sinais apontam para que seja exactamente o que a União não precisa: mais uma exibição de divisionismo.
André Veríssimo Trump contra Merkel 25.06.2018 André Veríssimo
2018, o ano do regresso da incerteza. Ainda vamos a meio e já há um traço que parece indelével. E antes de melhorar, se chegar a melhorar, é provável que piore. A complexidade é crescente, porque as incógnitas também o são.
André Veríssimo Uma má imagem de Portugal 17.06.2018 André Veríssimo 123
O aeroporto de Lisboa atingiu uma saturação insustentável. Ficar sentado à espera do Montijo e de 2022, como propõe o Governo, não é opção.
André Veríssimo O fim de um tempo 14.06.2018 André Veríssimo
O programa de compra de activos foi uma política monetária sem precedentes para responder a uma crise do euro também ela de profundidade inédita. O seu fim anunciado é um poderoso sinal de confiança num tempo de crescente incerteza.