Cronista
André Veríssimo Jornalista

André Veríssimo é subdirector do Negócios desde 2013. Antes foi editor de Mercados Financeiros durante seis anos. Licenciado em Comunicação Social pela Universidade Católica, foi jornalista de Internacional e Economia na revista Focus. Antes de se juntar à equipa do Negócios esteve três anos no Semanário Económico, onde foi editor. Recebeu por duas vezes o prémio de jornalismo económico do Santander Totta/ Universidade Nova de Lisboa na categoria de Mercados Financeiros. Nasceu em 1976 e vive em Lisboa.

André Veríssimo As desculpas que António Costa não pediu 18.10.2017 André Veríssimo
O discurso de ontem foi o mais duro que se ouviu do Presidente desde que tomou posse. Um bom discurso, institucionalmente irrepreensível, certo no tom e nas prioridades. O discurso que o primeiro-ministro podia, pelo menos em parte, ter feito e não fez. Pediu as desculpas que gostaríamos de ter ouvido António Costa pedir. Teve a “humildade cívica” que o primeiro-ministro não demonstrou.
André Veríssimo Schäuble, as bolhas e o Orçamento 09.10.2017 André Veríssimo 23
O que têm Wolfgang  Schäuble, o prémio Nobel da Economia, as "bolhas especulativas" e o próximo Orçamento do Estado em comum?
André Veríssimo A imutabilidade das autárquicas 27.09.2017 André Veríssimo
A cada quatro anos, ele é praças embelezadas, acessibilidades rodoviárias renovadas, pavilhões desportivos e de outros usos com cara lavada, parques infantis arranjados, a que se juntam agora as incubadoras de start-ups. Obra, obra, obra, feita à medida do calendário da campanha, sabe Deus com que custos extraordinários. É tal o afã que este ano o investimento das autarquias já aumentou 40%, coisa inédita em, pelo menos, uma década.
André Veríssimo Supervisão ou perversão? 19.09.2017 André Veríssimo
Esta semana foram apresentadas as conclusões do grupo de trabalho criado pelo Governo e liderado pelo antigo presidente da CMVM, Carlos Tavares. A alteração mais polémica é a criação do Conselho Superior de Política Financeira, liderado pelo ministro das Finanças, e que terá de se pronunciar sobre medidas que tenham impacto nas contas públicas, como seja uma resolução bancária.
André Veríssimo O tanto que a Europa (não) mudou 13.09.2017 André Veríssimo
Juncker, que até conhece bem Portugal, enganou-se ontem na geografia da União ao dizer que ela ia de Vigo a Varna e de Espanha à Bulgária. Será que acertou no caminho que preconiza para a Europa?
André Veríssimo A sobranceria à solta 11.09.2017 André Veríssimo 20
A popularidade do Governo e a falta dela na oposição conduzem com facilidade à sobranceria. E há já sinais preocupantes desse comportamento.
André Veríssimo Vai o OE rimar com BCE? 06.09.2017 André Veríssimo
O teste à capacidade de Portugal se aguentar nos mercados sem o “doping” do BCE aproxima-se. Vem também daí a ansiedade do Governo em relação à subida do “rating”, aquilo que melhor pode isolar o país de reacções adversas dos investidores. Ora o próximo Orçamento do Estado pode ser uma cartada decisiva para convencer as agências.
Sessão de Abertura Sai Fischer, entra a desregulação financeira 06.09.2017 André Veríssimo
Stanley Fischer alegou "razões pessoais" para se demitir da vice-presidência da Reserva Federal, nove meses antes do fim do mandato. Aos 73 anos, pode até ter sido a saúde a impor-se. Mas as leituras são outras.
André Veríssimo À sombra das sondagens 31.08.2017 André Veríssimo 53
A economia cresce, não 2,8% mas já 2,9%, o maior crescimento em 17 anos e, no entanto, há um risco que paira sobre o país: o da complacência.
André Veríssimo Despacito, ma non troppo 27.08.2017 André Veríssimo 23
A divulgação mensal da execução orçamental não costuma passar de um cinzento comunicado com o saldo orçamental acumulado, a evolução da despesa e receita em algumas rubricas. Desta feita, o ministro das Finanças chamou as televisões para fazer uma "bravata" em pleno Agosto.