Cronista
André Veríssimo Jornalista

André Veríssimo é subdirector do Negócios desde 2013. Antes foi editor de Mercados Financeiros durante seis anos. Licenciado em Comunicação Social pela Universidade Católica, foi jornalista de Internacional e Economia na revista Focus. Antes de se juntar à equipa do Negócios esteve três anos no Semanário Económico, onde foi editor. Recebeu por duas vezes o prémio de jornalismo económico do Santander Totta/ Universidade Nova de Lisboa na categoria de Mercados Financeiros. Nasceu em 1976 e vive em Lisboa.

André Veríssimo Um anjo ainda sem asas 24.04.2017 André Veríssimo
Portugal é um "anjo caído" na gíria dos "ratings". Perdeu as asas em 2011 quando entrou no "lixo". E expia ainda os seus pecados. Até quando?
André Veríssimo A França obrigada a mudar 21.04.2017 André Veríssimo 23
Somos gatos escaldados e há razões fundadas para termos medo de no domingo apanhar outro balde de água fria, mesmo que esse seja o cenário menos provável. Desde logo porque as presidenciais francesas são muito mais determinantes para o futuro colectivo da Europa e da Zona Euro do que o Brexit ou a eleição de Donald Trump.
André Veríssimo A outra ajuda à banca 18.04.2017 André Veríssimo 108
Depois de ir em auxílio da banca nela injectando dinheiro, o Estado ajuda agora abdicando de o receber. À falta do banco mau, esta é uma forma de atenuar esse grande mal que ainda corrói o balanço dos bancos que se chama crédito malparado.
André Veríssimo Centeno, o anti-Costa 13.04.2017 André Veríssimo 24
Centeno o académico, Centeno o tímido, Centeno o dos e-mails da Caixa, Centeno o político inábil, Centeno o que se devia demitir, Centeno o do défice além de Bruxelas. E, no entanto, Centeno o ministro mais popular do Governo.
Sessão de Abertura Um problema de reputação avaliado em mil milhões 11.04.2017 André Veríssimo
Um passageiro da United Continental foi arrastado para fora de um avião num voo em "overbooking". Havia quatro passageiros a mais, ninguém se ofereceu para sair e foi feito um sorteio. Um dos azarados, David Dao, recusou levantar-se e foi retirado à força pela polícia do aeroporto, ficando com ferimentos.
André Veríssimo Lesados do Novo Banco 07.04.2017 André Veríssimo 28
Um dos aspectos polémicos da solução encontrada pelo Governo para o Novo Banco é a troca de obrigações. Depois dos lesados do BES, parece que vamos ter os lesados do Novo Banco.
André Veríssimo A confiança chegou à bolsa 03.04.2017 André Veríssimo 24
Não há razões para exultação quando um dos maiores bancos do sistema financeiro português é vendido por zero e com um ónus sobre os restantes bancos do sistema. Mas é mais uma gaveta de incerteza que se fecha, mais um problema que sai da frente. É mais uma razão para haver confiança. E ela está aí. Até na maldita bolsa.
André Veríssimo A matemática de Mexia 30.03.2017 André Veríssimo 46
A bolsa não é um lugar de negócios de cavalheiros ou altruísmos. Tem uma função importante a cumprir, mas para lá estar é preciso conhecer bem as regras do jogo.
André Veríssimo Um voto de confiança na Caixa e no país 24.03.2017 André Veríssimo 21
Mais parece que a Caixa contratou um crédito ao consumo, tão alto é o juro que vai ter de pagar nos próximos anos pela dívida perpétua que colocou junto dos investidores. Não que isso diminua a relevância desta operação para o sistema financeiro português.
André Veríssimo Quem mexeu no meu balcão da Caixa 21.03.2017 André Veríssimo 27
Anunciar o encerramento de 180 balcões da Caixa já é coisa para incendiar o país. Em ano de eleições autárquicas, com vários municípios em risco de perder o seu balcão, pior ainda.
pub