Cronista
André Veríssimo Jornalista

André Veríssimo é director do Negócios desde Novembro de 2017, tendo iniciado funções na direcção em 2013. Antes foi editor de Mercados Financeiros durante seis anos. Licenciado em Comunicação Social pela Universidade Católica, foi jornalista de Internacional e Economia na revista Focus. Antes de se juntar à equipa do Negócios esteve três anos no Semanário Económico, onde foi editor. Recebeu por duas vezes o prémio de jornalismo económico do Santander Totta/ Universidade Nova de Lisboa na categoria de Mercados Financeiros. Nasceu em 1976 e vive em Lisboa.

André Veríssimo Um pai da democracia 21.05.2018 André Veríssimo
A par da tristeza, a morte de António Arnaut é um motivo de celebração de uma obra, o Serviço Nacional de Saúde. O socialista chamou-lhe “a maior realização da democracia portuguesa”. E com razão. Mesmo com todos os seus problemas e fracassos, o sistema de saúde português está entre os melhores.
André Veríssimo Mãos limpas no futebol 16.05.2018 André Veríssimo
Há uma cultura de violência no futebol em Portugal que vai da Liga dos Últimos aos maiores da Primeira Liga. Uma cultura que se vem agravando e grassa na impunidade de quem a instiga e na indiferença das entidades públicas. É toda uma pobreza de espírito que empobrece o desporto.
André Veríssimo Uma OPA política 13.05.2018 André Veríssimo
Seria estranho que a administração considerasse hostil uma oferta de um accionista que é parceiro há seis anos, mas seria incompreensível que não dissesse que ela avalia mal o valor da empresa e o seu potencial, cumprindo o seu dever de representar todos os accionistas.
André Veríssimo E o valor da sua pensão será... 10.05.2018 André Veríssimo 23
Não é uma reforma da Segurança Social, mas é uma pequena revolução. O simulador de pensões estreado esta semana pode ser um simulacro, mas dá aos cidadãos um conhecimento e um poder sobre o pé-de-meia do Estado que não estava disponível até aqui.
André Veríssimo Sobre os grandes devedores 07.05.2018 André Veríssimo
A divulgação dos grandes devedores e seus calotes é a grande prioridade dos partidos em relação à banca. Mas a possibilidade de pendurar num pelourinho as figuras em causa, ainda que tentadora, pouco resolve e acrescenta riscos.
André Veríssimo O mau exemplo do Estado 03.05.2018 André Veríssimo 21
RGPD. A sigla do Regulamento Geral de Protecção de Dados é, por estes dias, a grande dor de cabeça nas empresas. Excepto para consultoras e tecnológicas que desenvolvem software, para quem tem sido uma mina. A boa notícia para as PME, mas pior para os cidadãos, é que, como de costume, o Governo está atrasado na legislação.
André Veríssimo O mecanismo à portuguesa 01.05.2018 André Veríssimo
O desconforto do silêncio tornou-se maior do que o desconforto de atacar um ex-ministro envolvido num caso de justiça e os partidos lá se convenceram que estava na hora de pedir explicações a Manuel Pinho. Da surdina, passámos directamente para a comisão de inquérito.
André Veríssimo Política Antipopulista Comum 23.04.2018 André Veríssimo
Em Paris e Berlim, há a convicção de que se está perante a última oportunidade para combater o crescimento dos populismos extremistas, em particular em França, país sem o qual a União Europeia não existe. O próximo orçamento plurianual é uma peça-chave desse propósito.
André Veríssimo O défice de ética 18.04.2018 André Veríssimo 54
A política portuguesa tem um problema com viagens: as de secretários de Estado para ir ver o Europeu de futebol pagas por empresas; as oferecidas por tecnológicas a altos quadros do Estado que depois lhes compram serviços; e agora as pagas pelos contribuintes a deputados que já recebem um subsídio pelas mesmas.
André Veríssimo Não dá para facilitar 12.04.2018 André Veríssimo
A perspectiva de que Portugal pode pôr em pausa ou mesmo afrouxar o esforço de consolidação orçamental, defendida mais à esquerda, ignora que o país corre uma maratona pela resiliência futura que não só não terminou como nem sequer vai a meio. A forte procura e o baixo juro conseguido na emissão de dívida pública de quarta-feira são um testemunho da confiança que o país conseguiu conquistar.