Cronista
André Veríssimo Jornalista

André Veríssimo é subdirector do Negócios desde 2013. Antes foi editor de Mercados Financeiros durante seis anos. Licenciado em Comunicação Social pela Universidade Católica, foi jornalista de Internacional e Economia na revista Focus. Antes de se juntar à equipa do Negócios esteve três anos no Semanário Económico, onde foi editor. Recebeu por duas vezes o prémio de jornalismo económico do Santander Totta/ Universidade Nova de Lisboa na categoria de Mercados Financeiros. Nasceu em 1976 e vive em Lisboa.

André Veríssimo Subir o “outlook” já seria Fitch 16.06.2017 André Veríssimo 29
O défice desce, a economia acelera, os juros baixam e o risco do país melhora. Já o "rating" não mexe. Não é só teimosia, há razões de fundo para que assim seja. Mas, convenhamos, pelo menos uma melhoria do "outlook" Portugal já justifica.
André Veríssimo Os campeões europeus da banca 09.06.2017 André Veríssimo
O resgate do Popular pelo Santander com o alto patrocínio de Bruxelas e Frankfurt veio reacender o debate sobre a legitimidade e as virtudes do plano para a criação de campeões europeus na banca.
André Veríssimo A economia da casa própria 07.06.2017 André Veríssimo
Quando a troika por cá aterrou quis acabar com essa bizarria da casa própria, causa-mestra do elevadíssimo endividamento das famílias. Hoje é seguro dizer que o plano falhou.
André Veríssimo O caso dos CMEC 05.06.2017 André Veríssimo 46
Os CMEC são pagos todos os meses pelas famílias e empresas na factura da electricidade. São uma parte importante do que a EDP ganha e têm a sua razão de ser. Mas, sabemos agora, existem suspeitas de que a razão para estes custos serem o que são pode ter a ver com corrupção. Depois dos espoliados da banca, teremos agora os da conta da luz?
André Veríssimo Alojamento local e pioneirismo 30.05.2017 André Veríssimo 34
Pioneirismo na regulamentação do alojamento local fez de Portugal um caso de estudo e é inegável o contributo que este deu para o sucesso do turismo. Como em qualquer fenómeno de crescimento rápido e desordenado, surgiram distorções. Mas convinha que isso não servisse de pretexto para matar a galinha dos ovos de ouro.
André Veríssimo Trump e Temer 19.05.2017 André Veríssimo 25
As dúvidas sobre a competência de Trump para exercer a presidência dos EUA, um dos cargos mais exigentes do planeta, sempre existiram. Desde que tomou posse, o Presidente dos EUA tem feito delas uma certeza.
André Veríssimo Afastar o diabo não chega 11.05.2017 André Veríssimo
Chega termos perdido uma década. O país precisa de um choque de competitividade e de consensos que o promovam. Mas a prioridade para o primeiro-ministro é ter as grandes obras públicas aprovadas por dois terços dos deputados. É pouco, poucochinho.
André Veríssimo Os trabalhos de Macron 09.05.2017 André Veríssimo
A Europa respira de alívio. Não porque Macron ganhou, mas porque o armagedão não entrou no Eliseu. O modo de vida dos europeus, as liberdades de que gozam, e as perspectivas sobre o mundo que deixaremos às próximas gerações podiam ter mudado de forma violenta.
André Veríssimo A dívida nas nossas mãos 02.05.2017 André Veríssimo 23
O relatório sobre a sustentabilidade da dívida tem valor enquanto reflexão sobre as dinâmicas que levaram ao sobreendividamento do Estado e suas consequências. Como roteiro para resolver o problema é quase irrelevante: fatalidade de se tratar de um texto político.
André Veríssimo Um anjo ainda sem asas 24.04.2017 André Veríssimo
Portugal é um "anjo caído" na gíria dos "ratings". Perdeu as asas em 2011 quando entrou no "lixo". E expia ainda os seus pecados. Até quando?