Cronista
André Veríssimo Jornalista

André Veríssimo é subdirector do Negócios desde 2013. Antes foi editor de Mercados Financeiros durante seis anos. Licenciado em Comunicação Social pela Universidade Católica, foi jornalista de Internacional e Economia na revista Focus. Antes de se juntar à equipa do Negócios esteve três anos no Semanário Económico, onde foi editor. Recebeu por duas vezes o prémio de jornalismo económico do Santander Totta/ Universidade Nova de Lisboa na categoria de Mercados Financeiros. Nasceu em 1976 e vive em Lisboa.

André Veríssimo Trump e Temer 19.05.2017 André Veríssimo
As dúvidas sobre a competência de Trump para exercer a presidência dos EUA, um dos cargos mais exigentes do planeta, sempre existiram. Desde que tomou posse, o Presidente dos EUA tem feito delas uma certeza.
André Veríssimo Afastar o diabo não chega 11.05.2017 André Veríssimo
Chega termos perdido uma década. O país precisa de um choque de competitividade e de consensos que o promovam. Mas a prioridade para o primeiro-ministro é ter as grandes obras públicas aprovadas por dois terços dos deputados. É pouco, poucochinho.
André Veríssimo Os trabalhos de Macron 09.05.2017 André Veríssimo
A Europa respira de alívio. Não porque Macron ganhou, mas porque o armagedão não entrou no Eliseu. O modo de vida dos europeus, as liberdades de que gozam, e as perspectivas sobre o mundo que deixaremos às próximas gerações podiam ter mudado de forma violenta.
André Veríssimo A dívida nas nossas mãos 02.05.2017 André Veríssimo 23
O relatório sobre a sustentabilidade da dívida tem valor enquanto reflexão sobre as dinâmicas que levaram ao sobreendividamento do Estado e suas consequências. Como roteiro para resolver o problema é quase irrelevante: fatalidade de se tratar de um texto político.
André Veríssimo Um anjo ainda sem asas 24.04.2017 André Veríssimo
Portugal é um "anjo caído" na gíria dos "ratings". Perdeu as asas em 2011 quando entrou no "lixo". E expia ainda os seus pecados. Até quando?
André Veríssimo A França obrigada a mudar 21.04.2017 André Veríssimo 23
Somos gatos escaldados e há razões fundadas para termos medo de no domingo apanhar outro balde de água fria, mesmo que esse seja o cenário menos provável. Desde logo porque as presidenciais francesas são muito mais determinantes para o futuro colectivo da Europa e da Zona Euro do que o Brexit ou a eleição de Donald Trump.
André Veríssimo A outra ajuda à banca 18.04.2017 André Veríssimo 113
Depois de ir em auxílio da banca nela injectando dinheiro, o Estado ajuda agora abdicando de o receber. À falta do banco mau, esta é uma forma de atenuar esse grande mal que ainda corrói o balanço dos bancos que se chama crédito malparado.
André Veríssimo Centeno, o anti-Costa 13.04.2017 André Veríssimo 24
Centeno o académico, Centeno o tímido, Centeno o dos e-mails da Caixa, Centeno o político inábil, Centeno o que se devia demitir, Centeno o do défice além de Bruxelas. E, no entanto, Centeno o ministro mais popular do Governo.
Sessão de Abertura Um problema de reputação avaliado em mil milhões 11.04.2017 André Veríssimo
Um passageiro da United Continental foi arrastado para fora de um avião num voo em "overbooking". Havia quatro passageiros a mais, ninguém se ofereceu para sair e foi feito um sorteio. Um dos azarados, David Dao, recusou levantar-se e foi retirado à força pela polícia do aeroporto, ficando com ferimentos.
André Veríssimo Lesados do Novo Banco 07.04.2017 André Veríssimo 28
Um dos aspectos polémicos da solução encontrada pelo Governo para o Novo Banco é a troca de obrigações. Depois dos lesados do BES, parece que vamos ter os lesados do Novo Banco.