Cronista
André Veríssimo Jornalista

André Veríssimo é director do Negócios desde Novembro de 2017, tendo iniciado funções na direcção em 2013. Antes foi editor de Mercados Financeiros durante seis anos. Licenciado em Comunicação Social pela Universidade Católica, foi jornalista de Internacional e Economia na revista Focus. Antes de se juntar à equipa do Negócios esteve três anos no Semanário Económico, onde foi editor. Recebeu por duas vezes o prémio de jornalismo económico do Santander Totta/ Universidade Nova de Lisboa na categoria de Mercados Financeiros. Nasceu em 1976 e vive em Lisboa.

André Veríssimo Política Antipopulista Comum 23.04.2018 André Veríssimo
Em Paris e Berlim, há a convicção de que se está perante a última oportunidade para combater o crescimento dos populismos extremistas, em particular em França, país sem o qual a União Europeia não existe. O próximo orçamento plurianual é uma peça-chave desse propósito.
André Veríssimo O défice de ética 18.04.2018 André Veríssimo 54
A política portuguesa tem um problema com viagens: as de secretários de Estado para ir ver o Europeu de futebol pagas por empresas; as oferecidas por tecnológicas a altos quadros do Estado que depois lhes compram serviços; e agora as pagas pelos contribuintes a deputados que já recebem um subsídio pelas mesmas.
André Veríssimo Não dá para facilitar 12.04.2018 André Veríssimo
A perspectiva de que Portugal pode pôr em pausa ou mesmo afrouxar o esforço de consolidação orçamental, defendida mais à esquerda, ignora que o país corre uma maratona pela resiliência futura que não só não terminou como nem sequer vai a meio. A forte procura e o baixo juro conseguido na emissão de dívida pública de quarta-feira são um testemunho da confiança que o país conseguiu conquistar.
André Veríssimo O futuro do Novo Banco 09.04.2018 André Veríssimo
Salvar o Novo Banco já custou mundos e fundos. E vai custar ainda mais. Daí que a pergunta seja legítima: será que vale a pena? A tarefa de provar que sim cabe à equipa liderada por António Ramalho. Assumir esse dever, como faz na entrevista publicada no Negócios, é um bom ponto de partida.
André Veríssimo A sublimação de Lula 08.04.2018 André Veríssimo
Lula quis que as últimas horas antes da prisão valessem por meses de campanha. Intermináveis directos televisivos de militantes mobilizados, um discurso marcadamente populista, no fim carregado em ombros pela multidão numa apoteose tão triunfalista quanto surreal.
André Veríssimo O “toma lá, dá cá” que nos pode tramar 04.04.2018 André Veríssimo
“Olho por olho, dente por dente.” Assim se faz uma guerra comercial. Assim vai o conflito feito de taxas e tarifas que Trump vai disseminando mundo fora, com um foco principal: a China. Quando os dois maiores blocos económicos do mundo escolhem este caminho, há bons motivos para estarmos preocupados.
André Veríssimo Baixo custo e baixo nível 02.04.2018 André Veríssimo 21
O progresso nem sempre nos leva para a frente, nem sempre representa um aperfeiçoamento. A aviação “low-cost” é disso um exemplo. A experiência média de uma viagem de avião é hoje pior do que era antes do advento daquela revolução. Cadeiras mais finas e desconfortáveis, menos espaço para as pernas, serviço em terra quase inexistente, a bagagem de porão transformada em bem de luxo.
André Veríssimo O Facebook debaixo de fogo 19.03.2018 André Veríssimo 33
O debate sobre o papel das redes sociais na sociedade, em particular o da criada por Mark Zuckerberg, ganhou nova acuidade. O último caso prende-se com a utilização de dados pessoais de 50 milhões de utilizadores do Facebook pela Cambridge Analytica, uma empresa que terá sido instrumental na eleição de Donald Trump para a presidência dos EUA.
André Veríssimo Montepio: Não é milagre, é contabilidade 13.03.2018 André Veríssimo 130
A contabilidade é considerada uma disciplina aborrecida, cinzenta, fechada entre células de Excel, sem qualquer criatividade. É uma imagem algo injusta. Há momentos em que é capaz de nos deixar de boca aberta. Veja-se as contas da Associação Mutualista Montepio Geral.
André Veríssimo A assunção do CDS 11.03.2018 André Veríssimo 23
A ambição desmedida é mobilizadora, mas também um risco. Assunção Cristas põe a cabeça no cepo. Dentro de 20 meses saberemos se foi capaz de encher "a grande casa da direita" e ser peça-chave do xadrez de 116 deputados que legitimará o próximo Governo.