Cronista
André Veríssimo Jornalista

André Veríssimo é subdirector do Negócios desde 2013. Antes foi editor de Mercados Financeiros durante seis anos. Licenciado em Comunicação Social pela Universidade Católica, foi jornalista de Internacional e Economia na revista Focus. Antes de se juntar à equipa do Negócios esteve três anos no Semanário Económico, onde foi editor. Recebeu por duas vezes o prémio de jornalismo económico do Santander Totta/ Universidade Nova de Lisboa na categoria de Mercados Financeiros. Nasceu em 1976 e vive em Lisboa.

André Veríssimo A matemática de Mexia 29.03.2017 André Veríssimo
A bolsa não é um lugar de negócios de cavalheiros ou altruísmos. Tem uma função importante a cumprir, mas para lá estar é preciso conhecer bem as regras do jogo.
André Veríssimo Um voto de confiança na Caixa e no país 24.03.2017 André Veríssimo 21
Mais parece que a Caixa contratou um crédito ao consumo, tão alto é o juro que vai ter de pagar nos próximos anos pela dívida perpétua que colocou junto dos investidores. Não que isso diminua a relevância desta operação para o sistema financeiro português.
André Veríssimo Quem mexeu no meu balcão da Caixa 21.03.2017 André Veríssimo 27
Anunciar o encerramento de 180 balcões da Caixa já é coisa para incendiar o país. Em ano de eleições autárquicas, com vários municípios em risco de perder o seu balcão, pior ainda.
André Veríssimo A reforma que é uma crítica a Carlos Costa 13.03.2017 André Veríssimo
Carlos Costa perdeu poder com o caso BES. Não o formal - continua no cargo - mas boa parte do informal, o da influência, menos tangível, mas também relevante. Agora é o próprio Banco de Portugal, a instituição, a perder poderes, e formais.
André Veríssimo A ilusão dos lucros das SAD 07.03.2017 André Veríssimo 59
As contas dos clubes continuam a exalar um cheiro insalubre. Com uma diferença, a disposição dos bancos para lhes pôr a mão por baixo é bem menor.
André Veríssimo Beneficiar o infractor 03.03.2017 André Veríssimo 30
Depois dos e-mails e SMS da Caixa, o país político incendeia-se agora com o caso dos “offshores”. Se no primeiro já se percebeu a triste história, no segundo há dúvidas inquietantes por esclarecer.
André Veríssimo O FMI ainda é para levar a sério? 23.02.2017 André Veríssimo
Lá vêm outra vez o FMI e a Comissão com os mesmos avisos, recados e cepticismo crónico. Desta vez até acertaram no mesmo dia, a lembrar os tempos da troika. Entre 80% a 90% da receita prescrita nos relatórios já a conhecemos de outras missas. Ainda assim, devemos dar-lhe alguma atenção.
André Veríssimo O pacto de silêncio do regime 20.02.2017 André Veríssimo 59
Já não se aguenta ouvir falar da Caixa. Se calhar porque é isso que interessa aos partidos, que andam sobretudo preocupados em que nada de realmente importante saia da caixa.
André Veríssimo Deve Mário Centeno sair? 10.02.2017 André Veríssimo 60
É a questão em cima da mesa depois da revelação de cartas e emails trocados entre António Domingues e as Finanças. É o que quer a oposição. Mas será o mais responsável para o país?
André Veríssimo Boas e más notícias 07.02.2017 André Veríssimo 21
Primeiro as boas notícias. A economia da Zona Euro está melhor e recomenda-se. A actividade acelerou no último trimestre de 2016, um desempenho que permitirá completar três anos e meio sempre a crescer. Mesmo que ainda lenta, a recuperação ganha fôlego.