Cronista
Celso Filipe Jornalista

Nasceu em 1964 e é actualmente director-adjunto do Jornal de Negócios. Frequentou o 4.º ano do curso de Comunicação Social da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Começou a actividade como jornalista em 1986 na revista “África Hoje”, tendo depois transitado para a “África Confidencial”, uma publicação de circulação reservada a assinantes. Como jornalista passou depois pelos semanários “Tempo”, “Semanário” e “Expresso”. Entre 1995 e 2005 esteve no “Diário Económico” onde desempenhou as funções de editor e chefe de redacção. Entre 1998 e 1999 colaborou na Rádio Renascença com um comentário semanal sobre assuntos económicos. Em 2006 entrou no Jornal de Negócios como editor da secção de empresas.

Celso Filipe A nova vida dos bancos 22.07.2018 Celso Filipe
Os bancos estão a lançar no mercado uma série de contas "light" que são versões diferentes dos pacotes que já existem e se moldam de acordo com as necessidades dos clientes. Como estas contas implicam a oferta de um conjunto de serviços, os bancos acabam por se proteger de uma possível proibição da cobrança de comissão de manutenção.
Celso Filipe A farsa orçamental 18.07.2018 Celso Filipe 36
A negociação do Orçamento do Estado para 2019 vai ser uma farsa com vários actos, característica que os factos recentes se têm encarregado de demonstrar.
Celso Filipe A cimeira no país exemplar 17.07.2018 Celso Filipe
A cimeira de chefes de Estado da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) começou ontem na ilha do Sal, em Cabo Verde. Como já se percebeu, a cimeira será marcada pelos discursos de circunstância e as conversas costumeiras.
Celso Filipe "Play it again", Donald 16.07.2018 Celso Filipe
"Play it again" é uma frase atribuída a Humphrey Bogart no filme "Casablanca".
Celso Filipe A riqueza que se está a violar 26.06.2018 Celso Filipe
O que está aqui em causa é um modelo político (a democracia) e uma fórmula económica (o liberalismo) que, até prova em contrário, são duas das maiores riquezas das nações. O que os EUA, por exemplo, deviam fazer seria ajudar à mudança de paradigma noutros países e não se transformar num deles.
Celso Filipe O jogo da imigração 24.06.2018 Celso Filipe
A questão dos imigrantes voltou à ordem do dia depois do episódio com o navio Aquarius que Itália recusou receber e acabou por ancorar em Espanha. Mas não só. Os imigrantes abriram brechas no Governo de coligação alemão, forçando Angela Merkel a prometer ao seu ministro do Interior, Horst Seehofer, que iria encontrar uma solução multilateral para o problema.
Celso Filipe A galinha dos ovos podres 20.06.2018 Celso Filipe
Os feitos de Cristiano Ronaldo no Mundial da Rússia têm um efeito anestesiante e transportam o futebol para a dimensão emocional, aquela que marca a diferença desta indústria face a todas as outras. É bom para a auto-estima colectiva e seria estulto menorizar este seu relevante papel social.
Celso Filipe A telenovela da TVI 18.06.2018 Celso Filipe
Desde 28 de Maio que já se sabia o desfecho que iria ter a compra da TVI por parte da Altice. Nesse dia, a Autoridade da Concorrência (AdC) informou o grupo francês que tinha chumbado os “remédios” apresentados por este para concretizar a operação, sustentando a decisão em dois pilares: o negócio não protegia os interesses dos consumidores nem garantia a concorrência no mercado.
Celso Filipe O ópio de (quase) todos 13.06.2018 Celso Filipe
O Mundial de futebol arranca hoje na Rússia. O ópio de (quase) todos dos tempos modernos alimentará sonhos, vai fazer parar países, encher páginas de jornal e colonizar as televisões. As vitórias irão insuflar o ego colectivo, as derrotas terão o efeito de procrastinar a glória. Como sempre sucedeu e se repetirá agora.
Celso Filipe O Governo impossível 05.06.2018 Celso Filipe
O novo Governo espanhol, liderado por Pedro Sánchez, será irremediavelmente transitório, mas é também a oportunidade para o PSOE se projectar de novo como partido no poder, depois do fraco resultado obtido nas legislativas de Junho de 2016.