Cronista
Celso Filipe Jornalista

Nasceu em 1964 e é actualmente subdirector do Jornal de Negócios. Frequentou o 4º ano do curso de Comunicação Social da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Começou a actividade como jornalista em 1986 na revista “África Hoje”, tendo depois transitado para a “África Confidencial”, uma publicação de circulação reservada a assinantes. Como jornalista passou depois pelos semanários “Tempo”, “Semanário” e “Expresso”. Entre 1995 e 2005 esteve no “Diário Económico” onde desempenhou as funções de editor e chefe de redacção. Entre 1998 e 1999 colaborou na Rádio Renascença com um comentário semanal sobre assuntos económicos. Em 2006 entrou no Jornal de Negócios como editor da secção de empresas.

Celso Filipe Afinal, em que país vivemos?   26.02.2017 Celso Filipe
Perante este elencar de maleitas de Ferraz da Costa baixa-se os olhos em sinal de vergonha e faz-se uma generosa provisão de anti-depressivos, não vá o Diabo tecê-las.
Celso Filipe Angola, os factos e as coincidências 24.02.2017 Celso Filipe
O Governo angolano reagiu ao facto do seu vice-presidente, Manuel Vicente, ter sido constituído arguido em Portugal no âmbito da Operação Fizz. Um desafio para dois poderes, o judicial e o político.
Celso Filipe Vamos reflectir sobre a reflexão 22.02.2017 Celso Filipe 35
Três economistas, João Salgueiro, José António Girão e Manuel Pinto Barbosa, assinaram ontem no Diário de Notícias um artigo de opinião no qual defendem que deve haver um "escrutínio público e a análise criteriosa das propostas vinculativas a serem apresentadas" para o Novo Banco, de forma que este não se venha a transformar "em mais um pesadelo para o erário público e para os contribuintes nacionais".
Celso Filipe Construam-me, porra! 16.02.2017 Celso Filipe 37
Corria o ano de 1994 quando um grupo de militantes da Juventude Socialista de Beja resolveu escrever na parede de um pontão feito para suportar as obras do Alqueva a frase, simultaneamente provocatória e irónica: "Construam-me, porra!"
Celso Filipe A política em 140 caracteres 12.02.2017 Celso Filipe
Nos dias que correm, os políticos não precisam de ideias e dispensam os pensamentos elaborados. A política transformou-se, decididamente, no território dos "sound bites".
Celso Filipe O BPI já não é o BPI 09.02.2017 Celso Filipe 63
8 de Fevereiro de 2017 ficará para a história da banca nacional como o dia em que o BPI deixou de ser o BPI.
Celso Filipe Angola e o logro das vacas 05.02.2017 Celso Filipe 98
Na sexta-feira, chegou a confirmação oficial. José Eduardo dos Santos vai deixar a presidência de Angola, lugar que ocupa desde 1979, após as eleições de Agosto deste ano. O seu sucessor, caso o MPLA vença as eleições, será o actual ministro da Defesa, João Lourenço.
Celso Filipe O desafio total da Caixa 02.02.2017 Celso Filipe 41
Depois do erro de "casting" que deu pelo nome de António Domingues (com responsabilidades atribuíveis a todas as partes envolvidas, incluindo a oposição política), eis que Paulo Macedo chega à liderança da Caixa Geral de Depósitos, com a missão de arrumar a casa.
Celso Filipe Não nos tomem por tolos 25.01.2017 Celso Filipe 117
A realidade é que ninguém quer contribuir para dissipar o nevoeiro cerrado que se criou em torno da Caixa.
Celso Filipe O ego de Trump ajuda a Europa 19.01.2017 Celso Filipe 48
Donald Trump, no meio de toda a sua comunicação desenfreada, que passa por disparar comentários avulsos sobre os mais diversos temas, pode involuntariamente ter dado uma grande ajuda à União Europeia.