Cronista
Celso Filipe Jornalista

Nasceu em 1964 e é actualmente director-adjunto do Jornal de Negócios. Frequentou o 4.º ano do curso de Comunicação Social da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Começou a actividade como jornalista em 1986 na revista “África Hoje”, tendo depois transitado para a “África Confidencial”, uma publicação de circulação reservada a assinantes. Como jornalista passou depois pelos semanários “Tempo”, “Semanário” e “Expresso”. Entre 1995 e 2005 esteve no “Diário Económico” onde desempenhou as funções de editor e chefe de redacção. Entre 1998 e 1999 colaborou na Rádio Renascença com um comentário semanal sobre assuntos económicos. Em 2006 entrou no Jornal de Negócios como editor da secção de empresas.

Celso Filipe Rio forte, Rio fraco 22.02.2018 Celso Filipe
Fernando Negrão foi eleito presidente do grupo parlamentar do PSD com 39% dos votos. Trata-se de um mau resultado comprovado por esta singela constatação: Negrão obteve quase tantos votos a favor (35) como os brancos (32).
Celso Filipe O desassossego do Montepio 21.02.2018 Celso Filipe
O Montepio, seja a associação mutualista ou a caixa económica, vive momentos inquietantes. Nas notícias que saem, relativamente a uma e outra, o subtexto é uma guerra pelo poder, na qual cabem desconfianças e estratégias de descredibilização. Os protagonistas destes tempos de facas longas escondem-se e tentam anular-se da forma mais anónima possível.
Celso Filipe O pior cego é o que só vê a bola 19.02.2018 Celso Filipe 41
A indústria do futebol é especial. Tem uma legião de adeptos incondicionais, marcas fortes, alimenta-se de emoções, é afectiva, e os resultados que importam não são os financeiros, mas sim os obtidos nos fins-de-semana de jogos. Além disso é uma indústria maniqueísta.
Celso Filipe Costa e os tabus que não o são 13.02.2018 Celso Filipe
António Costa é um político astuto e seráfico. Estas são duas das características que lhe têm permitido garantir a sustentabilidade da geringonça e sonhar com a possibilidade de uma maioria absoluta nas eleições legislativas de 2019.
Celso Filipe Cripto quê? 08.02.2018 Celso Filipe 20
As criptomoedas têm um grupo de indefectíveis e uma legião de críticos. Sendo virtuais, este tipo de moedas pode ser transferido de pessoa para pessoa sem passar por bancos ou intermediários.
Celso Filipe A Alemanha e o alívio exigente 07.02.2018 Celso Filipe
O acordo de governo na Alemanha entre a CDU e o SPD não marca apenas o fim de um longo impasse interno. É também um respirar de alívio para a União Europeia e um sinal de que Alemanha e França estão em condições de criar um caminho de convergência que se poderá traduzir num aprofundamento do projecto europeu.
Celso Filipe O partido justicialista 31.01.2018 Celso Filipe
Em 1946, Juan Domingo Perón criou na Argentina o Partido Justicialista, resultante da fusão de dois partidos. Mais tarde, este movimento político ficou conhecido como peronismo, devido à importância que o seu fundador conquistou na Argentina.
Celso Filipe O outro muro de Trump 24.01.2018 Celso Filipe
Retire-se da equação as estultícias mediáticas de Donald Trump, como o muro na fronteira do México ou os laivos de infantilidade na disputa com a Coreia do Norte. Omita-se suspeitas substantivas (mas ainda por confirmar) sobre as ligações entre elementos da campanha de Donald Trump e a Rússia.
Celso Filipe O Fizz será um gelado? 22.01.2018 Celso Filipe 38
O julgamento da chamada Operação Fizz começou ontem e cumpriu-se o esperado. O tribunal resolveu separar o processo do ex-vice-presidente da República de Angola, Manuel Vicente.
Celso Filipe Sem pio 17.01.2018 Celso Filipe
Afinal quem foi o pai da ideia da entrada da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) na Caixa Económica Montepio? Na quarta-feira, o ministro do Trabalho e Segurança Social rejeitou a paternidade da sugestão. “O Governo nunca empurrou a Santa Casa para coisa nenhuma”, declarou Vieira da Silva no Parlamento.