Cronista
Celso Filipe Jornalista

Nasceu em 1964 e é actualmente director-adjunto do Jornal de Negócios. Frequentou o 4.º ano do curso de Comunicação Social da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Começou a actividade como jornalista em 1986 na revista “África Hoje”, tendo depois transitado para a “África Confidencial”, uma publicação de circulação reservada a assinantes. Como jornalista passou depois pelos semanários “Tempo”, “Semanário” e “Expresso”. Entre 1995 e 2005 esteve no “Diário Económico” onde desempenhou as funções de editor e chefe de redacção. Entre 1998 e 1999 colaborou na Rádio Renascença com um comentário semanal sobre assuntos económicos. Em 2006 entrou no Jornal de Negócios como editor da secção de empresas.

Celso Filipe O país depende de uma pessoa? 24.09.2018 Celso Filipe
A escolha do novo procurador-geral da República (PGR) foi o tema que comoveu o Portugal político durante os últimos meses. Os protagonistas encarregaram-se de dar uma natureza competitiva ao processo, comportando-se como claques.
Celso Filipe Começar de novo 18.09.2018 Celso Filipe
A visita de António Costa a Angola iniciou o processo de degelo nas relações bilaterais. E não voltou tudo ao que era antes, porque antes existiam coisas que agora não se devem repetir. Este degelo será faseado e exige comprometimento de ambas as partes.
Celso Filipe Os valores que contam 12.09.2018 Celso Filipe
Nos idos do chamado Bloco de Leste, expressão que vigorou entre 1945 e 1991, existiam dois países que destoavam por transmitirem sinais de maior brandura no seu relacionamento com o Ocidente, a Jugoslávia e a Hungria, por contraposição a outros países da linha dura, casos da Alemanha Oriental e Roménia.
Celso Filipe Rio seco 10.09.2018 Celso Filipe
Todos os partidos ganham com a estratégia de “malhar” em Rui Rio, embora o façam movidos por diferentes razões. O CDS ganha porque sonha em ultrapassar o PSD. O PS porque retira vantagem de tudo o que fragilize o principal partido da oposição.
Celso Filipe A aparência de normalidade 02.09.2018 Celso Filipe
O “bull market” nas bolsas americanas dura há quase 10 anos, a economia europeia, embora de forma pouco expressiva, está a crescer, os conflitos armados no mundo parecem inexistentes e paira um confortável optimismo em relação ao futuro.
Celso Filipe Pouca terra, pouca terra 29.08.2018 Celso Filipe
A onomatopeia pouca terra, pouca terra, normalmente associada a uma viagem pachorrenta de comboio, é a ideal para caracterizar o estado precário do sector ferroviário em Portugal. Que não é de agora, mas se tornou mediático ao ser usado para fins políticos.
Celso Filipe O IRS de dois gumes 27.08.2018 Celso Filipe 20
Faz sentido o Governo oferecer um desconto de 50% de IRS aos portugueses que emigraram durante a crise e queiram regressar ao país? A pergunta não tem uma resposta linear. Antes pelo contrário. Trata-se de uma medida questionável, uma vez que beneficia uma classe de cidadãos em detrimento de outra. Ou seja, irá premiar quem partiu e, por essa via, penalizará quem ficou, seja por vontade própria ou por falta de opções.
Celso Filipe Uma questão de memória 21.08.2018 Celso Filipe
O Aliança, o novo partido que Pedro Santana Lopes promete criar, está a causar incómodo, sobretudo ao centro-direita e à direita._Percebe-se. É neste mar eleitoral que o Aliança irá pescar os seus votos, embora também possa capturar, por arrasto, simpatizantes do PS.
Celso Filipe O empresário sem palácios 19.08.2018 Celso Filipe 45
A morte de Pedro Queiroz Pereira fecha mais um capítulo da história contemporânea da indústria portuguesa, na qual decididamente ocupa um lugar de destaque, a par de outros empresários também já falecidos, casos de Belmiro de Azevedo e Américo Amorim.
Celso Filipe E nós a ver os comboios passar 16.08.2018 Celso Filipe
A Liga de Futebol espanhola vai começar a disputar jogos nos Estados Unidos. A notícia foi ontem dada com destaque pelo El País, o qual acrescenta que ainda este ano, presumivelmente, os norte-americanos terão a oportunidade de assistir ao vivo ao jogo entre o Real Madrid e o Barcelona.