Cronista
Celso Filipe Jornalista

Nasceu em 1964 e é actualmente director-adjunto do Jornal de Negócios. Frequentou o 4.º ano do curso de Comunicação Social da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Começou a actividade como jornalista em 1986 na revista “África Hoje”, tendo depois transitado para a “África Confidencial”, uma publicação de circulação reservada a assinantes. Como jornalista passou depois pelos semanários “Tempo”, “Semanário” e “Expresso”. Entre 1995 e 2005 esteve no “Diário Económico” onde desempenhou as funções de editor e chefe de redacção. Entre 1998 e 1999 colaborou na Rádio Renascença com um comentário semanal sobre assuntos económicos. Em 2006 entrou no Jornal de Negócios como editor da secção de empresas.

Celso Filipe Costa e os tabus que não o são 13.02.2018 Celso Filipe
António Costa é um político astuto e seráfico. Estas são duas das características que lhe têm permitido garantir a sustentabilidade da geringonça e sonhar com a possibilidade de uma maioria absoluta nas eleições legislativas de 2019.
Celso Filipe Cripto quê? 08.02.2018 Celso Filipe 20
As criptomoedas têm um grupo de indefectíveis e uma legião de críticos. Sendo virtuais, este tipo de moedas pode ser transferido de pessoa para pessoa sem passar por bancos ou intermediários.
Celso Filipe A Alemanha e o alívio exigente 07.02.2018 Celso Filipe
O acordo de governo na Alemanha entre a CDU e o SPD não marca apenas o fim de um longo impasse interno. É também um respirar de alívio para a União Europeia e um sinal de que Alemanha e França estão em condições de criar um caminho de convergência que se poderá traduzir num aprofundamento do projecto europeu.
Celso Filipe O partido justicialista 31.01.2018 Celso Filipe
Em 1946, Juan Domingo Perón criou na Argentina o Partido Justicialista, resultante da fusão de dois partidos. Mais tarde, este movimento político ficou conhecido como peronismo, devido à importância que o seu fundador conquistou na Argentina.
Celso Filipe O outro muro de Trump 24.01.2018 Celso Filipe
Retire-se da equação as estultícias mediáticas de Donald Trump, como o muro na fronteira do México ou os laivos de infantilidade na disputa com a Coreia do Norte. Omita-se suspeitas substantivas (mas ainda por confirmar) sobre as ligações entre elementos da campanha de Donald Trump e a Rússia.
Celso Filipe O Fizz será um gelado? 22.01.2018 Celso Filipe 38
O julgamento da chamada Operação Fizz começou ontem e cumpriu-se o esperado. O tribunal resolveu separar o processo do ex-vice-presidente da República de Angola, Manuel Vicente.
Celso Filipe Sem pio 17.01.2018 Celso Filipe
Afinal quem foi o pai da ideia da entrada da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) na Caixa Económica Montepio? Na quarta-feira, o ministro do Trabalho e Segurança Social rejeitou a paternidade da sugestão. “O Governo nunca empurrou a Santa Casa para coisa nenhuma”, declarou Vieira da Silva no Parlamento.
Celso Filipe Levar a carta a Garcia 16.01.2018 Celso Filipe
Os CTT têm andado em bolandas e tudo aponta para que assim continuem. Ontem, foi a vez de o BPI colocar pressão adicional ao baixar a avaliação da empresa em 10% devido às novas metas de serviço público traçadas pelo regulador do sector, embora continue a recomendar a compra de acções, considerando que as mesmas têm um potencial de subida.
Celso Filipe O elogio a Fernando 11.01.2018 Celso Filipe 34
Ao fim de 17 anos, Fernando Pinto diz adeus à liderança da TAP. O gestor brasileiro sai pela porta grande e terá um lugar de destaque reservado na companhia aérea nacional. Pelas boas razões.
Celso Filipe Angola e o único que vale pelo todo 08.01.2018 Celso Filipe 21
Em Novembro do ano passado, António Costa garantia, após um encontro com o Presidente de Angola, em Abidjan, capital da Costa do Marfim, que o “único irritante” nas relações bilaterais era o caso Manuel Vicente, “um tema da exclusiva responsabilidade das autoridades judiciárias portuguesas”.