Cronista
Celso Filipe Jornalista

Nasceu em 1964 e é actualmente subdirector do Jornal de Negócios. Frequentou o 4º ano do curso de Comunicação Social da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Começou a actividade como jornalista em 1986 na revista “África Hoje”, tendo depois transitado para a “África Confidencial”, uma publicação de circulação reservada a assinantes. Como jornalista passou depois pelos semanários “Tempo”, “Semanário” e “Expresso”. Entre 1995 e 2005 esteve no “Diário Económico” onde desempenhou as funções de editor e chefe de redacção. Entre 1998 e 1999 colaborou na Rádio Renascença com um comentário semanal sobre assuntos económicos. Em 2006 entrou no Jornal de Negócios como editor da secção de empresas.

Celso Filipe Código bruxelês 29.03.2017 Celso Filipe
A Comissão Europeia tem um código bruxelês com um grau de encriptação tão sofisticado que se torna completamente indecifrável, até para os próprios. Esta semana, Portugal foi brindado com dois exemplos da excelência deste código. O primeiro tem a ver com o Novo Banco, o segundo está relacionado com a TAP.
Celso Filipe Revolução na EDP 28.03.2017 Celso Filipe
Num curto espaço de cinco minutos, após o fecho do mercado, a EDP comunicou através da CMVM dois factos relevantes que constituem uma autêntica revolução na eléctrica nacional.
Celso Filipe O auto-retrato de Erdogan 14.03.2017 Celso Filipe 22
O que se está a passar com a Turquia é surreal. Ouvir o Presidente do país, Recep Erdogan, acusar a Alemanha de ter um comportamento nazi e a Holanda de ser fascista, pelo facto de ambos terem impedido a participação de ministros turcos em comícios naqueles países destinados a apoiar o referendo sobre a revisão constitucional que lhe dá mais poderes, pertence à esfera do absurdo, mas é um poderoso alerta para a Europa.
Celso Filipe O grande muro das aflições 10.03.2017 Celso Filipe
O ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Jean-Marc Ayrault, avisou a empresa LafargeHolcim dos riscos que corre se fornecer cimento para o muro que Donald Trump está a construir na fronteira entre os EUA e o México.
Celso Filipe Carlos Costa já perdeu 06.03.2017 Celso Filipe 44
Carlos Costa está sob pressão e são patentes os sinais de que o Governo preferia que a liderança do Banco de Portugal estivesse noutras mãos.
Celso Filipe As bazófias bilaterais 01.03.2017 Celso Filipe
Criou-se o mito de que Portugal e Angola estão condenados a entenderem-se por causa da interdependência económica e dos laços culturais. E dá-se também como boa a tese de que as relações entre os dois Estados vão resistir às intempéries, como esta que agora assolou a actualidade, a de o vice-presidente angolano, Manuel Vicente, ser acusado de corrupção pelo Ministério Público.
Celso Filipe Afinal, em que país vivemos?   27.02.2017 Celso Filipe 32
Perante este elencar de maleitas de Ferraz da Costa baixa-se os olhos em sinal de vergonha e faz-se uma generosa provisão de anti-depressivos, não vá o Diabo tecê-las.
Celso Filipe Angola, os factos e as coincidências 24.02.2017 Celso Filipe 33
O Governo angolano reagiu ao facto do seu vice-presidente, Manuel Vicente, ter sido constituído arguido em Portugal no âmbito da Operação Fizz. Um desafio para dois poderes, o judicial e o político.
Celso Filipe Vamos reflectir sobre a reflexão 22.02.2017 Celso Filipe 38
Três economistas, João Salgueiro, José António Girão e Manuel Pinto Barbosa, assinaram ontem no Diário de Notícias um artigo de opinião no qual defendem que deve haver um "escrutínio público e a análise criteriosa das propostas vinculativas a serem apresentadas" para o Novo Banco, de forma que este não se venha a transformar "em mais um pesadelo para o erário público e para os contribuintes nacionais".
Celso Filipe Construam-me, porra! 16.02.2017 Celso Filipe 37
Corria o ano de 1994 quando um grupo de militantes da Juventude Socialista de Beja resolveu escrever na parede de um pontão feito para suportar as obras do Alqueva a frase, simultaneamente provocatória e irónica: "Construam-me, porra!"