Ontem
André Veríssimo O défice de ética 18.04.2018 André Veríssimo
A política portuguesa tem um problema com viagens: as de secretários de Estado para ir ver o Europeu de futebol pagas por empresas; as oferecidas por tecnológicas a altos quadros do Estado que depois lhes compram serviços; e agora as pagas pelos contribuintes a deputados que já recebem um subsídio pelas mesmas.
Anteontem
Manuel Esteves Austeridade, não. Contenção, sim 17.04.2018 Manuel Esteves
O relatório do Conselho de Finanças Públicas mostra que a política orçamental foi restritiva e contracíclica. Isso não significa que tenha havido austeridade, mas prova que houve muita contenção na despesa.
Celso Filipe As impressões e as verdades 16.04.2018 Celso Filipe
Os motores já estão a aquecer para as legislativas de 2019 e durante este processo poderão até acontecer partidas em falso que penalizem a sofreguidão dos contendores. Assim, embora sendo prematuro tirar conclusões definitivas, já é possível constatar tendências que devem provocar inquietação, tanto em São Bento como no Largo do Rato.
Manuel Esteves O programa de Centeno 15.04.2018 Manuel Esteves
A esquerda critica porque discorda. A direita discorda porque critica. E pelo meio Centeno faz o que antes parecia impossível: acelera o ritmo de consolidação ao mesmo tempo que trava a austeridade. Parece mentira? Chama-se crescimento económico.
André Veríssimo Não dá para facilitar 12.04.2018 André Veríssimo
A perspectiva de que Portugal pode pôr em pausa ou mesmo afrouxar o esforço de consolidação orçamental, defendida mais à esquerda, ignora que o país corre uma maratona pela resiliência futura que não só não terminou como nem sequer vai a meio. A forte procura e o baixo juro conseguido na emissão de dívida pública de quarta-feira são um testemunho da confiança que o país conseguiu conquistar.
Há 1 semana
Celso Filipe A Síria dos horrores 11.04.2018 Celso Filipe
A Síria nunca foi propriamente um país pacífico, como o demonstra a sua história pós-independência, obtida em 1946. Este percurso de intranquilidade cíclica atingiu o auge em Março de 2011, com a confluência de dois fenómenos: a chamada Primavera Árabe e a ocupação de territórios por parte do auto-proclamado Estado Islâmico (EI).
Editorial Sem dinheiro não há glória 10.04.2018 Celso Filipe
Nos últimos dias, o Sporting tomou de assalto o espaço mediático. Pelas piores razões, ou melhor, devido à incontinência verbal e “facebookiana” do seu presidente, Bruno de Carvalho. Tudo começou quando o líder leonino resolveu desvalorizar os activos do clube, passando-lhes um ralhete público pouco ajuizado.
André Veríssimo O futuro do Novo Banco 09.04.2018 André Veríssimo
Salvar o Novo Banco já custou mundos e fundos. E vai custar ainda mais. Daí que a pergunta seja legítima: será que vale a pena? A tarefa de provar que sim cabe à equipa liderada por António Ramalho. Assumir esse dever, como faz na entrevista publicada no Negócios, é um bom ponto de partida.
André Veríssimo A sublimação de Lula 08.04.2018 André Veríssimo
Lula quis que as últimas horas antes da prisão valessem por meses de campanha. Intermináveis directos televisivos de militantes mobilizados, um discurso marcadamente populista, no fim carregado em ombros pela multidão numa apoteose tão triunfalista quanto surreal.
Celso Filipe As rosas da Ryanair 05.04.2018 Celso Filipe
É claro que se pode esgrimir que o turismo é cada vez mais importante para equilibrar as contas nacionais e que hostilizar a Ryanair pode, nestas circunstâncias, ser uma atitude leviana e perigosa. Contudo, é precisamente fazendo-se valer desta posição dominante que a Ryanair se julga no direito de agir a seu bel-prazer, desrespeitando leis e fazendo chantagem.