Ontem
Celso Filipe Passado. Para sempre 25.04.2018 Celso Filipe
Antes do 25 de Abril de 1974...
André Veríssimo Política Antipopulista Comum 23.04.2018 André Veríssimo
Em Paris e Berlim, há a convicção de que se está perante a última oportunidade para combater o crescimento dos populismos extremistas, em particular em França, país sem o qual a União Europeia não existe. O próximo orçamento plurianual é uma peça-chave desse propósito.
Celso Filipe As três leis do imobiliário 22.04.2018 Celso Filipe 159
Neste momento, há três leis a funcionar no mercado nacional do imobiliário, a da procura, a da oferta e a da ganância. O fenómeno não é novo (lembra-se da bolha tecnológica?), mas adquire outros contornos devido ao activo em questão, as casas. E também não é um fenómeno à escala nacional.
Celso Filipe Os acordos de qual regime? 19.04.2018 Celso Filipe
Os acordos entre o Governo e o PSD em duas matérias, a descentralização (eufemismo para regionalização) e os fundos comunitários, têm sido vistos como uma ressuscitação do bloco central. Em termos teóricos, essa é uma evidência. Os dois partidos, do chamado arco do poder, chegam a acordo em assuntos estruturantes, uma novidade dos últimos tempos.
Há 1 semana
André Veríssimo O défice de ética 18.04.2018 André Veríssimo 54
A política portuguesa tem um problema com viagens: as de secretários de Estado para ir ver o Europeu de futebol pagas por empresas; as oferecidas por tecnológicas a altos quadros do Estado que depois lhes compram serviços; e agora as pagas pelos contribuintes a deputados que já recebem um subsídio pelas mesmas.
Manuel Esteves Austeridade, não. Contenção, sim 17.04.2018 Manuel Esteves 20
O relatório do Conselho de Finanças Públicas mostra que a política orçamental foi restritiva e contracíclica. Isso não significa que tenha havido austeridade, mas prova que houve muita contenção na despesa.
Celso Filipe As impressões e as verdades 16.04.2018 Celso Filipe
Os motores já estão a aquecer para as legislativas de 2019 e durante este processo poderão até acontecer partidas em falso que penalizem a sofreguidão dos contendores. Assim, embora sendo prematuro tirar conclusões definitivas, já é possível constatar tendências que devem provocar inquietação, tanto em São Bento como no Largo do Rato.
Manuel Esteves O programa de Centeno 15.04.2018 Manuel Esteves 21
A esquerda critica porque discorda. A direita discorda porque critica. E pelo meio Centeno faz o que antes parecia impossível: acelera o ritmo de consolidação ao mesmo tempo que trava a austeridade. Parece mentira? Chama-se crescimento económico.
André Veríssimo Não dá para facilitar 12.04.2018 André Veríssimo
A perspectiva de que Portugal pode pôr em pausa ou mesmo afrouxar o esforço de consolidação orçamental, defendida mais à esquerda, ignora que o país corre uma maratona pela resiliência futura que não só não terminou como nem sequer vai a meio. A forte procura e o baixo juro conseguido na emissão de dívida pública de quarta-feira são um testemunho da confiança que o país conseguiu conquistar.
Há 2 semanas
Celso Filipe A Síria dos horrores 11.04.2018 Celso Filipe
A Síria nunca foi propriamente um país pacífico, como o demonstra a sua história pós-independência, obtida em 1946. Este percurso de intranquilidade cíclica atingiu o auge em Março de 2011, com a confluência de dois fenómenos: a chamada Primavera Árabe e a ocupação de territórios por parte do auto-proclamado Estado Islâmico (EI).