Cronista
Manuel Esteves Jornalista

Manuel Esteves nasceu em 1976, é editor da secção de Economia do Negócios desde Janeiro de 2010. Iniciou a carreira no Diário Económico, onde também foi editor de Economia em 2009. Foi igualmente jornalista e subeditor de economia do Diário de Notícias. É licenciado em economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG).

Manuel Esteves Devedores públicos 17.05.2018 Manuel Esteves
Se os bancos têm sido demasiado grandes para falirem, então é preciso um escrutínio público maior sobre as suas decisões de crédito. Se os devedores são tão grandes que mandam mais do que os bancos, então devem ser conhecidos.
Manuel Esteves E que tal multar os municípios? 08.05.2018 Manuel Esteves 62
Regras sem sanções para os incumpridores costumam ter poucos resultados e não há nenhuma razão para achar que será diferente com os municípios. Perante o incumprimento, em alguns casos reiterado, do que está previsto na lei do Orçamento do Estado, o Governo devia aplicar a penalização devida.
Editorial O elo fraco, em casa como no trabalho 26.04.2018 Manuel Esteves
Nas suas propostas para a habitação, o Governo preferiu não mexer na relação de poder entre senhorios e inquilinos, optando antes por criar incentivos fiscais para que aqueles baixem as rendas e façam contratos mais duradouros. Será suficiente?
Manuel Esteves Austeridade, não. Contenção, sim 17.04.2018 Manuel Esteves 20
O relatório do Conselho de Finanças Públicas mostra que a política orçamental foi restritiva e contracíclica. Isso não significa que tenha havido austeridade, mas prova que houve muita contenção na despesa.
Manuel Esteves O programa de Centeno 15.04.2018 Manuel Esteves 31
A esquerda critica porque discorda. A direita discorda porque critica. E pelo meio Centeno faz o que antes parecia impossível: acelera o ritmo de consolidação ao mesmo tempo que trava a austeridade. Parece mentira? Chama-se crescimento económico.
Manuel Esteves Consolidação às escondidas 01.04.2018 Manuel Esteves 106
O contraste com o anterior Governo é impressionante. Passos Coelho chocava os portugueses com a consolidação orçamental que aí viria. António Costa faz uma consolidação chocante dizendo que não há austeridade. Pela calada.
Manuel Esteves Crescer acima das suas possibilidades 28.03.2018 Manuel Esteves
A economia está a crescer acima do seu potencial e a taxa de desemprego prepara-se para descer abaixo do nível "natural". É o que nos dizem os modelos mas as economias teimam em mover-se e em pregar partidas aos economistas.
Manuel Esteves Reforma laboral: mudar tudo mas pouco 22.03.2018 Manuel Esteves
Esta é uma reforma ao jeito da geringonça: muda pouco muita coisa para que algo mude. Satisfaz as exigências mínimas do Bloco e PCP; preserva as conquistas mais importantes do patronato nos últimos anos; e contorna as linhas vermelhas da Comissão Europeia.
Manuel Esteves Professores: os Ronaldos da Função Pública? 15.03.2018 Manuel Esteves 138
Os professores queixam-se de ser discriminados em relação aos restantes funcionários públicos, mas a primeira discriminação foram eles que a exigiram em seu proveito: não ser avaliados como o funcionário público comum.
Manuel Esteves Estado deve financiar partidos políticos 01.03.2018 Manuel Esteves 42
Numa altura em que o financiamento partidário voltou à ribalta, vale a pena reafirmar a importância do dinheiro público para garantir o bom funcionamento da democracia. Em nome da igualdade e da transparência.