Cronista
Manuel Esteves Jornalista

Manuel Esteves nasceu em 1976, é editor da secção de Economia do Negócios desde Janeiro de 2010. Iniciou a carreira no Diário Económico, onde também foi editor de Economia em 2009. Foi igualmente jornalista e subeditor de economia do Diário de Notícias. É licenciado em economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG).

Manuel Esteves Austeridade, não. Contenção, sim 17.04.2018 Manuel Esteves
O relatório do Conselho de Finanças Públicas mostra que a política orçamental foi restritiva e contracíclica. Isso não significa que tenha havido austeridade, mas prova que houve muita contenção na despesa.
Manuel Esteves O programa de Centeno 15.04.2018 Manuel Esteves
A esquerda critica porque discorda. A direita discorda porque critica. E pelo meio Centeno faz o que antes parecia impossível: acelera o ritmo de consolidação ao mesmo tempo que trava a austeridade. Parece mentira? Chama-se crescimento económico.
Manuel Esteves Consolidação às escondidas 01.04.2018 Manuel Esteves 106
O contraste com o anterior Governo é impressionante. Passos Coelho chocava os portugueses com a consolidação orçamental que aí viria. António Costa faz uma consolidação chocante dizendo que não há austeridade. Pela calada.
Manuel Esteves Crescer acima das suas possibilidades 28.03.2018 Manuel Esteves
A economia está a crescer acima do seu potencial e a taxa de desemprego prepara-se para descer abaixo do nível "natural". É o que nos dizem os modelos mas as economias teimam em mover-se e em pregar partidas aos economistas.
Manuel Esteves Reforma laboral: mudar tudo mas pouco 22.03.2018 Manuel Esteves
Esta é uma reforma ao jeito da geringonça: muda pouco muita coisa para que algo mude. Satisfaz as exigências mínimas do Bloco e PCP; preserva as conquistas mais importantes do patronato nos últimos anos; e contorna as linhas vermelhas da Comissão Europeia.
Manuel Esteves Professores: os Ronaldos da Função Pública? 15.03.2018 Manuel Esteves 138
Os professores queixam-se de ser discriminados em relação aos restantes funcionários públicos, mas a primeira discriminação foram eles que a exigiram em seu proveito: não ser avaliados como o funcionário público comum.
Manuel Esteves Estado deve financiar partidos políticos 01.03.2018 Manuel Esteves 42
Numa altura em que o financiamento partidário voltou à ribalta, vale a pena reafirmar a importância do dinheiro público para garantir o bom funcionamento da democracia. Em nome da igualdade e da transparência.
Manuel Esteves Lei laboral ou código de boas práticas 11.02.2018 Manuel Esteves 43
Para a esquerda, a lei laboral é um instrumento de defesa dos trabalhadores; para a direita, é um instrumento ao serviço da economia do país. Mas, na realidade, o código laboral é mais visto como um manual de boas prática do que como uma lei.
Manuel Esteves Representantes sem representados 28.01.2018 Manuel Esteves 21
Os portugueses não se representam nem se deixam representar. E o problema é maior do que pode parecer à primeira vista: ficamos com representantes piores e menos escrutinados.
Manuel Esteves Função pública, informação privada 18.01.2018 Manuel Esteves 56
O descongelamento foi uma das grandes promessas do Governo, do Bloco de Esquerda e do PCP para 2018 e no primeiro mês do ano não deverá passar disso mesmo: uma promessa. Compreensivelmente, a expectativa é enorme. Há mais de uma década que os funcionários públicos estão impedidos de progredir na carreira.