Cronista
Manuel Esteves Jornalista

Manuel Esteves nasceu em 1976, é editor da secção de Economia do Negócios desde Janeiro de 2010. Iniciou a carreira no Diário Económico, onde também foi editor de Economia em 2009. Foi igualmente jornalista e subeditor de economia do Diário de Notícias. É licenciado em economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG).

Manuel Esteves Professores: da paz podre à guerra aberta 19.06.2018 Manuel Esteves
Há sete meses, Governo e sindicatos de professores chegaram a uma declaração de compromisso faz-de-conta, em que ambos sabiam estar a acordar coisas diferentes. Agora, o verniz estalou como não podia deixar de estalar.
Manuel Esteves A kryptonite da geringonça 10.06.2018 Manuel Esteves
O novo PSD de Rui Rio está a desfazer a argamassa da geringonça. Podendo governar ao centro, António Costa vira costas à esquerda e espera que cometa erros que lhe devolvam os votos que tanto precisa para chegar à maioria absoluta.
Manuel Esteves Um código sem natalidade 07.06.2018 Manuel Esteves
O Governo prometeu reduzir a precariedade com as alterações ao Código do Trabalho. Porém, com tantas medidas de sentido contrário, o reforço da segurança laboral e estabilidade familiar será marginal e provavelmente irrelevante para a tão necessária promoção da natalidade. É uma oportunidade perdida.
Manuel Esteves O PS à beira do futuro 24.05.2018 Manuel Esteves 22
À medida que aumentam os sinais de que a maioria absoluta pode nunca chegar, cresce a angústia do PS, um partido que sabe de onde vem mas não sabe para onde vai.
Manuel Esteves Devedores públicos 17.05.2018 Manuel Esteves 23
Se os bancos têm sido demasiado grandes para falirem, então é preciso um escrutínio público maior sobre as suas decisões de crédito. Se os devedores são tão grandes que mandam mais do que os bancos, então devem ser conhecidos.
Manuel Esteves E que tal multar os municípios? 08.05.2018 Manuel Esteves 94
Regras sem sanções para os incumpridores costumam ter poucos resultados e não há nenhuma razão para achar que será diferente com os municípios. Perante o incumprimento, em alguns casos reiterado, do que está previsto na lei do Orçamento do Estado, o Governo devia aplicar a penalização devida.
Editorial O elo fraco, em casa como no trabalho 26.04.2018 Manuel Esteves
Nas suas propostas para a habitação, o Governo preferiu não mexer na relação de poder entre senhorios e inquilinos, optando antes por criar incentivos fiscais para que aqueles baixem as rendas e façam contratos mais duradouros. Será suficiente?
Manuel Esteves Austeridade, não. Contenção, sim 17.04.2018 Manuel Esteves 20
O relatório do Conselho de Finanças Públicas mostra que a política orçamental foi restritiva e contracíclica. Isso não significa que tenha havido austeridade, mas prova que houve muita contenção na despesa.
Manuel Esteves O programa de Centeno 15.04.2018 Manuel Esteves 31
A esquerda critica porque discorda. A direita discorda porque critica. E pelo meio Centeno faz o que antes parecia impossível: acelera o ritmo de consolidação ao mesmo tempo que trava a austeridade. Parece mentira? Chama-se crescimento económico.
Manuel Esteves Consolidação às escondidas 01.04.2018 Manuel Esteves 106
O contraste com o anterior Governo é impressionante. Passos Coelho chocava os portugueses com a consolidação orçamental que aí viria. António Costa faz uma consolidação chocante dizendo que não há austeridade. Pela calada.