Ontem
Opinião Não se é produtivo ao volante de um tuk-tuk 10.12.2017 Manuel Esteves
O turismo transformou-se no principal sector dinamizador da economia. (...) Por mais que acelere e se esforce, um condutor de um tuk-tuk nunca será muito produtivo.
Camilo Lourenço O Montepio está a pedi-las 10.12.2017 Camilo Lourenço 67
Há dias o presidente da Associação Mutualista comunicou no almoço de Natal que a Santa Casa vai ficar com 8,3% do capital do banco e que entrarão dois novos administradores para o banco. Félix Morgado (...) não gostou e anunciou a saída.
Marques Mendes Centeno no Eurogrupo com consequências no Governo, oposição e geringonça 10.12.2017 Luís Marques Mendes 57
As notas da semana de Marques Mendes nos seus comentários na SIC. As implicações políticas de Centeno no Eurogrupo, a agressividade do Bloco em relação ao Governo por causa da taxa das renováveis e a decisão de Trump sobre Jerusalém.
Tudo é economia O algoritmo de Bruxelas 10.12.2017 André Macedo
O acesso que Centeno terá aos burocratas de Bruxelas para calibrar as reuniões e etc. torna inevitável um certo grau de conhecimento e, quem sabe, até de alguma cumplicidade. (...) Portugal ficará a conhecer o algoritmo da Zona Euro e isso é uma vantagem importante.
Sessão de Abertura Freddie e Fannie, um caso difícil de resolver 10.12.2017 Patrícia Abreu
O resgate da Fannie Mae e da Freddie Mac, em Setembro de 2008, uma semana antes de o Tesouro dos EUA ter deixado cair o Lehman Brothers, marcou o início de um período negro nos mercados financeiros mundiais.
António Moita Centenofagia 10.12.2017 António Moita
Mário Centeno foi eleito presidente do Eurogrupo. A não existência de pesos pesados na corrida e a lógica da repartição de cadeiras entre populares europeus e socialistas criou a oportunidade.
Harold James A tragicomédia do Brexit 08.12.2017 Harold James
O mal-estar britânico vai muito além da política partidária. O Brexit desencadeou uma revolução num país sem tradição revolucionária. Sair da União Europeia irá requerer o desenraizamento de um emaranhado de complexas molduras jurídicas e institucionais em torno das quais gravita a maioria das normas e convenções internacionais.
Opinião Indústria 4.0 - a nova revolução industrial 07.12.2017 Isália Barata 53
As empresas que conseguirem aliar tecnologia e processos para personalizar produtos estarão um passo à frente. no seu sector.
Economistas Transformar a conversa em torno da Resistência Antimicrobiana em acções 07.12.2017 Jim O'Neill
O prémio de 20 mil milhões de dólares poderia ser dividido entre as empresas que primeiro produzam tecnologias de diagnóstico novas e apropriadas, vacinas ou antibióticos, para abordar as 12 "prioridades patogénicas" da Organização Mundial de Saúde.
Opinião Folha de assentos 07.12.2017 António José Teixeira
Não aqueça ou não arrefeça, chamem-lhe patinho feio ou cisne resplandecente, a verdade é que Mário Centeno ganhou galões europeus. Que fará o Governo com a conquista? Talvez pouco. Ainda assim um ganho de credibilidade externa, mesmo que gerador de entropias internas.
Opinião A liberdade de circulação de empresas na União Europeia 07.12.2017 Luís Miguel Romão
Num domínio em que, apesar de diversas iniciativas por parte das entidades europeias, continua a haver pouca harmonização
João Quadros O cisne feio 07.12.2017 João Quadros 255
O ministro das Finanças mais perigoso da Europa do euro (...), temido pela sua loucura, no que diz respeito à austeridade, fica a mandar no Eurogrupo. O Eurogrupo, finalmente, rendeu-se aos copos e às mulheres.
Manuel Falcão A esquina do Rio 07.12.2017 Manuel Falcão
Na vida, muito pouca coisa é a preto e branco e cada vez há menos certezas e mais dúvidas e questões.
André Veríssimo Trump, o incendiário 06.12.2017 André Veríssimo 22
Donald Trump tem feito um esforço assinalável para instigar um clima global de conflito, desde a península da Coreia ao Médio Oriente. Ontem deu mais um passo significativo nesse desiderato ao reconhecer Jerusalém como a capital de Israel.
Colunistas Criptomoedas – bolha especulativa ou intrépido novo mundo? 06.12.2017 Martin Hochstein
As criptomoedas, em contraste, devem ser encaradas como instrumentos altamente especulativos com correntes tendências para criar bolhas especulativas.
Pedro Santana Lopes A maior vitória 06.12.2017 Pedro Santana Lopes
Um conhecido jornal espanhol pergunta, novamente esta semana, sobre o que tem a diplomacia portuguesa que as outras não têm. Com efeito, a eleição de Mário Centeno para a presidência do Eurogrupo, para além dos méritos do próprio, constitui mais uma vitória para a nossa estrutura diplomática.
Camilo Lourenço Os Torquemadas do Governo 06.12.2017 Camilo Lourenço 616
Nos últimos três dias, só deu Eurogrupo. Ele foi Costa a negociar apoios de última hora, na Costa do Marfim. Ele foi o imenso circo de comentários e análises emotivas sobre a eleição de Mário Centeno.