Ontem
Tiago Freire Calamidade com hora marcada 17.08.2017 Tiago Freire
Nos próximos dias, em Portugal, vai dar-se uma calamidade. Mais concretamente nos distritos do interior das regiões do Centro e Norte e nalguns concelhos do distrito de Beja e sotavento algarvio, segundo informação governamental.
Camilo Lourenço E se fosse um sismo grave? Constança diria que não se demite... 17.08.2017 Camilo Lourenço 179
Se o sismo em Lisboa tivesse tido uma dimensão suficiente para provocar estragos, como funcionariam o Governo, a Proteção Civil e as forças de segurança?
Bruno Faria Lopes A maior sombra da crise, dez anos depois 17.08.2017 Bruno Faria Lopes
Para Portugal, que fez do projecto europeu o elemento mobilizador do país em democracia, a sombra da crise financeira paira sobre uma frente por agora pacificada: o euro.
Cristina Casalinho No bom caminho 17.08.2017 Cristina Casalinho
A presente composição do PIB compara favoravelmente com 2007 ou 2004. As exportações assumem um papel mais destacado do que no passado recente, sendo igualmente a relevância do investimento acrescida.
Fernando Ilharco Foi por isso que venci 17.08.2017 Fernando Ilharco
"Nunca fui um talento. Fui sempre muito trabalhadora", comentou Inês Henriques ao sagrar-se campeã do mundo dos 50 quilómetros marcha, no domingo em Londres. Mas Inês Henriques não está só.
Sessão de Abertura A pescadinha de rabo na boca da bitcoin   17.08.2017 Patrícia Abreu
A bitcoin continua a fazer furor com valorizações surpreendentes. A moeda virtual é um dos activos que mais sobem em 2017, mais que triplicando de valor desde o início do ano.
Fernando Sobral Nero e os tambores da guerra 17.08.2017 Fernando Sobral
Donald Trump começa a parecer-se demasiado com o Nero dos tempos modernos. Tornou a Casa Branca a sede do seu império empresarial, mas o caos da sua administração ameaça fazer implodir as bases do sistema democrático americano.
Economistas Devemos estar preocupados com as tendências da produtividade? 17.08.2017 Michael Spence
Uma parte substancial do declínio no crescimento da produtividade pode não ser o resultado de um problema profundo com a alocação de recursos ou uma consequência de ciclos exógenos de inovação tecnológica sobre os quais temos pouco controlo.
Linhas Cruzadas Os CEO americanos e Trump. E Jon Snow torna-se político 17.08.2017 Fernando Sobral
A correcção durou 24 horas. Donald Trump falou à imprensa e voltou a colocar-se entre os movimentos supremacistas brancos e os militantes anti-racistas. Nada de novo.
Anteontem
Celso Filipe A história tem um lado certo 16.08.2017 Celso Filipe 42
Charlottesville "é uma história com dois lados", declarou o Presidente dos Estados Unidos referindo-se aos confrontos entre supremacistas brancos e nazis e defensores dos direitos humanos, alegadamente conotados com a extrema-esquerda. Primeiro, Trump desvalorizou os acontecimentos, num segundo momento, condenou os supremacistas brancos e, por fim, partilhou as responsabilidades.
Colunistas Um país onde o acesso à fibra ótica se alastra "despacito" 16.08.2017 José Figueiredo
Em Portugal, coexistem disparidades assinaláveis no que toca ao acesso a serviços de telecomunicações e que se prendem, em grande parte, com o facto de a fibra ótica (ainda) não chegar a todas as regiões.
Camilo Lourenço Como criar um exército de dependentes 16.08.2017 Camilo Lourenço 811
Aos poucos o país vai desfazendo o que de bom a troika impôs no plano laboral. Primeiro, foram os aumentos do salário mínimo sem aumento de produtividade. Depois, foi o travão ao corte no subsídio de desemprego se colocasse a prestação abaixo de 421,3 euros.
Pedro Santana Lopes Ameaça à soberania 16.08.2017 Pedro Santana Lopes 82
Durante estes dias tem-se falado, a propósito das manifestações da extrema-direita em Charlottesville nos EUA, na questão de se saber se as ações lá praticadas integravam ou não o conceito de terrorismo doméstico.
Sessão de Abertura Quem tem medo da baixa volatilidade nas bolsas?  16.08.2017 Patrícia Abreu
A volatilidade é uma espécie de termómetro do nervosismo dos investidores. Quando os mercados vivem momentos de maior tensão, os índices tendem a registar maiores oscilações, com compras e vendas ao sabor do menor rumor.
Economia Social As coletividades de cultura, recreio e desporto - cigarras ou formigas? 16.08.2017 Sérgio Pratas 225
A economia social integra um conjunto muito diversificado de entidades, referenciadas pela Lei de Bases. Algumas que todos identificam com a economia social. Outras que, sendo menos conhecidas, são por vezes associadas a ideias difusas, pouco fundamentadas e até preconceituosas.
Eduardo Cintra Torres [722.] Toyota, Jaguar, BMW, Smart 16.08.2017 Eduardo Cintra Torres
Pensa o publicitário: o que hei-de fazer para chamar a atenção? O slogan "Dê um SUV à sua vida" não é lá grande coisa… Tenho de dar a volta a isto… Já sei!, dou a volta à fotografia. Ponho-a de lado.
Colunistas Desigualdades e a "riqueza virtuosa" 16.08.2017 António Amaro de Matos
As guerras, pela destruição do capital, revertem a vantagem dos ricos. Uma revolução também serviria. Mas não são grandes ideias…
pub