Economistas Combater o crescimento não inclusivo 14:00 Michael Spence
Reunir pessoas que discordam ou até que desconfiam umas das outras é o primeiro passo para a construção de uma base para a acção colectiva no futuro.
Anteontem
Rui Peres Jorge Longa vida ao Pedro Romano 20.10.2017 Rui Peres Jorge 48
O que mais apreciava no Pedro era a sua capacidade de desenvolver um quadro de análise e de pensamento autónomo, partilhando textos e ideias como desafios honestos às suas ideias e às dos outros. Perdemo-lo e ficámos-lhe em dívida. Talvez a possamos ir pagando exercitando a curiosidade, o pensamento livre e a exigência na promoção dos melhores.
João Quadros Frase Charlie 20.10.2017 João Quadros 47
O discurso de António Costa foi como aquele indivíduo que veio cá arranjar o esquentador, mas nem lhe tocou: "vocês dão cabo destes esquentadores. Deve ser o 'chip', mas depois vem cá um colega ver".
Manuel Falcão A esquina do Rio 20.10.2017 Manuel Falcão
É uma terrível coincidência que, dias depois de o Governo tentar fazer esquecer e subalternizar o relatório sobre o incêndio de Pedrógão Grande, uma nova catástrofe tenha colocado ainda mais a nu o que então tinha corrido mal, e que agora se repetiu.
Linhas Cruzadas Os lucros do BCE com a Grécia. E a novela catalã 20.10.2017 Fernando Sobral
Agora que a crise das dívidas soberanas está um pouco mais calma, é tempo de fazer contas. É isso que faz Éric Toussaint no "Público.es": "Mario Draghi acaba de reconhecer que os bancos centrais dos países membros da zona euro obtiveram 7800 milhões de euros de benefícios graças aos títulos gregos.
Raul Vaz Costa, o jogador 19.10.2017 Raul Vaz 27
Os últimos dias do primeiro-ministro surpreendem. Ou não. Talvez António Costa seja um jogador. Com o efeito hipnótico do "Jogador" de Dostoiévski - e se assim for é absolutamente precioso. A criatura encarna-se próximo da perfeição.
Camilo Lourenço Quando os primeiros-ministros se fecham no seu círculo próximo...  19.10.2017 Camilo Lourenço 492
A crise política espoletada pelo "double whammy" dos incêndios trouxe uma realidade nova: a perceção de que o Governo é vulnerável e que António Costa tem limitações. Uma delas, que pode ser fatal num político, é não conhecer meio-termo entre teimosia e sensibilidade.
Fernando Sobral Uma nova cultura política 19.10.2017 Fernando Sobral
Da mesma forma que o polícia de "Casablanca" descobre, horrorizado, que se jogava no "Rick's Café", muita da classe política (nacional, distrital e local) ficou agora escandalizada pelo que tornou cinzento o Portugal ao norte do Tejo.
Armando Esteves Pereira O apocalipse que estraga a narrativa rosa 19.10.2017 Armando Esteves Pereira
Havia uma narrativa cor de rosa de um país de sucesso. A tragédia de Pedrógão criou a primeira contrariedade nesta história, mas o apocalipse que aconteceu nas beiras prova as inacreditáveis deficiências de um Estado frágil e mal gerido.
Bruno Faria Lopes Marcelo chega atrasado, mas ainda vai a tempo  19.10.2017 Bruno Faria Lopes 29
Depois de duas tragédias, o Presidente entra no debate importante no pós-crise: como anda a ser usada a margem orçamental e qual o impacto das escolhas governativas nos serviços públicos prestados por um Estado que arrecada uma colecta recorde de impostos.
Francisco Seixas da Costa Olhar para o lado 19.10.2017 Francisco Seixas da Costa
A nossa relação bilateral com Espanha é hoje, contudo, francamente saudável e, felizmente, não depende de qualquer sintonia ou cumplicidade político-ideológica entre os dois lados da fronteira.
Economistas Desconstruindo a globalização 19.10.2017 Harold James
Poderá a globalização digital criar novas fontes de significado? Artistas experimentais e especialistas em redes sociais diriam que pode.
Opinião As alterações ao Código dos Contratos Públicos 19.10.2017 Jane Kirkby
Não pode deixar de se evidenciar que todas as medidas de simplificação dos procedimentos pré-contratuais beneficiam em particular as PME.
Linhas Cruzadas O sonho chinês de Xi Jinping no centro do congresso do PCC 19.10.2017 Fernando Sobral
O 19.º Congresso do Partido Comunista da China, que está a decorrer em Pequim, marca o início de uma nova era no Império do Meio. E é também a consagração do poder de Xi Jinping, talvez o mais influente dirigente chinês desde Mao Tsé-tung e Deng Xiaoping.
Tiago Freire O novo Novo Banco 18.10.2017 Tiago Freire
Finalmente, já está. O Novo Banco tem oficialmente um novo dono, o fundo norte-americano Lone Star, e pode encerrar-se assim pelo menos esta parte do processo de resolução iniciado há mais de três anos.
Pedro Santana Lopes Tão simples quanto isto 18.10.2017 Pedro Santana Lopes 256
Portugal precisa muito que o Orçamento do Estado para 2018 consagre medidas e dê sinais que contribuam para manter a rota ascendente do crescimento da economia.
pub