Harold James Dez lições de Weimar 14:00 Harold James
Insegurança económica e dificuldades convencem as pessoas de que qualquer regime deve ser melhor do que o actual. Esta é uma lição óbvia não apenas dos anos de Weimar, mas também de um grande corpo de investigação sobre a lógica económica da democracia.
Ontem
André Veríssimo Um pai da democracia 21.05.2018 André Veríssimo
A par da tristeza, a morte de António Arnaut é um motivo de celebração de uma obra, o Serviço Nacional de Saúde. O socialista chamou-lhe “a maior realização da democracia portuguesa”. E com razão. Mesmo com todos os seus problemas e fracassos, o sistema de saúde português está entre os melhores.
Sessão de Abertura E se lhe dessem 5.000 euros para se despedir?  21.05.2018 Patrícia Abreu
Receber uma indemnização por despedimento não é propriamente motivo para festejar. Mas, e se a empresa lhe pagasse para se despedir espontaneamente?
Camilo Lourenço SNS só há um: o meu e mais nenhum 21.05.2018 Camilo Lourenço 417
Quando morre alguém ilustre, foge-nos a palavra para o endeusamento. Ontem tivemos mais um exemplo disso, com o desaparecimento de António Arnaut.
Joaquim Aguiar Revisão da matéria dada 21.05.2018 Joaquim Aguiar
Sem Aliança Atlântica e sem instituições europeias, o futuro não vai querer ouvir nada do que se sabe do passado. A matéria do próximo exame será a comparação dos autónomos competitivos com os dependentes assistidos.
Teresa Damásio As lideranças e a ética  21.05.2018 Teresa Damásio 98
O comportamento do líder e a forma como se relaciona com a sua equipa e com os "stakeholders" será seguramente replicado por todos e melhorará a imagem de marca de toda e qualquer organização.
Colunistas As perdas por imparidade em créditos de cobrança duvidosa  21.05.2018 Ana Cristina Silva
A cobrança nos créditos resultantes de transações comerciais é uma preocupação diária em muitas empresas. Com frequência, o prazo de mora estende-se muito além da data de vencimento das faturas, fazendo surgir o temido cenário do incumprimento definitivo.
Adolfo Mesquita Nunes E se revogássemos a Lei Cristas?  21.05.2018 Adolfo Mesquita Nunes 171
A maioria dos casos que vêm sendo relatados na comunicação social como exemplos de uma onda de despejos que varre as cidades de Lisboa e Porto diz respeito à não renovação de contratos de arrendamento.
José M. Brandão de Brito Tempestade perfeita em Itália 21.05.2018 José M. Brandão de Brito
Itália é um dos principais pontos de entrada dos imigrantes ilegais e refugiados do Médio Oriente. A sua economia está estagnada há duas décadas e foi a que menos cresceu na área do euro.
Fernando Sobral De 1998 a 2018 21.05.2018 Fernando Sobral
Em 1998, viveu-se um dos picos da montanha-russa onde Portugal por vezes viaja. Os portugueses conquistavam Lisboa. A capital de onde estão a ser afastados em 2018, pela pressão imobiliária.
Colunistas Mutualismo - (II) 21.05.2018 João Costa Pinto
Com as contas da caixa económica escrutinadas pela Supervisão Bancária, a avaliação da situação patrimonial e financeira do Grupo tende a recair sobretudo sobre a associação mutualista.
Economistas Dois pesos e duas medidas na política comercial EUA-China 21.05.2018 Dani Rodrik
Há boas razões para a China - e outras economias - resistirem à pressão de se conformarem com um molde imposto pelos lóbis de exportação dos EUA.
Ulisses Pereira Voando sobre o "bull market" 21.05.2018 Ulisses Pereira 78
A bolsa portuguesa teve uma excelente semana, embalada pela OPA sobre a EDP lançada pela China Three Gorges. Mesmo sabendo que o preço oferecido foi baixo, uma operação desta dimensão anima sempre o mercado e sinaliza que, apesar das subidas, ainda há espaço de valorização para muitas acções da bolsa portuguesa.
Anteontem
Celso Filipe O interior pelo interior 20.05.2018 Celso Filipe 20
Em 1998, Portugal realizou um referendo sobre a regionalização. A proposta foi chumbada por larga margem, 60,9% contra, 35% a favor.
Camilo Lourenço Como enganar um país de pategos 20.05.2018 Camilo Lourenço 424
Um grupo de notáveis, de vários quadrantes políticos, preparou um documento com soluções para a desertificação do interior e entregou-o ao governo.
Marques Mendes Bruno de Carvalho "foi o instigador moral da violência de Alcochete" e a "sua saída é uma questão de dias" 20.05.2018 Luís Marques Mendes 454
As notas da semana de Marques Mendes nos seus comentários na SIC. O comentador fala sobre a crise no Sporting, a violência no futebol, os devedores aos Bancos, o Congresso do PS, o movimento pelo interior e a Europa em turbulência.